Home / Natureza / Quais São As Partes do Corpo de Um Fungo?

Quais São As Partes do Corpo de Um Fungo?

Os fungos são componentes essenciais da nossa vida, e é exatamente por isso que é tão importante aprendermos um pouco mais sobre eles; principalmente porque eles são tão pequenos que muitas pessoas acabam esquecendo sobre esses seres.

Por isso, é extremamente importante pesquisarmos um pouco mais de informações sobre os fungos para entendermos por completo como o nosso planeta funciona e como outros seres interagem com a gente.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre as partes do fungo. Continue lendo o artigo para saber mais informações sobre todas as partes que constituem esse ser vivo!

Micélio

Essa é uma parte do fungo que muitas pessoas conhecem, já que a fins didáticos os livros escolares tendem sempre a apresentar essa parte antes de todas as outras.

Um micélio fúngico é uma rede de filamentos semelhantes a fios chamados hifas. O micélio obtém nutrientes (geralmente a partir de matéria orgânica em decomposição) e produz o corpo frutífero. Muitas vezes, a maior parte do micélio estará subterrânea. De acordo com o texto de 2009 “Biologia: Conceitos e Conexões”, o micélio de um fungo gigante que cresce no Oregon cobre mais de 2.200 acres de floresta.

Micélio
Micélio

O micélio fúngico é oculto principalmente da visão humana, não apenas por seu tamanho pequeno, mas também como resultado de sua localização. A massa micelial emaranhada é geralmente escondida no fundo de suas fontes alimentares, como matéria podre no solo, lixo de folhas, madeira podre ou animais mortos. O micélio permanece sem ser detectado até desenvolver um ou mais corpos frutíferos, contendo os esporos reprodutivos

Portanto, agora você já sabe um pouco mais sobre essa parte tão importante do fungo!

Corpo Frutífero

O corpo frutífero de um fungo é uma estrutura reprodutiva. Um cogumelo é um corpo típico de frutificação por fungos, ligado a um micélio subterrâneo. Um corpo frutífero produz esporos.

Eles geralmente são produzidos na superfície da fonte de alimento, em vez de escondidos dentro dela, para permitir que os esporos sejam eliminados e levados pelo vento, pela água ou por animais. Os corpos de frutificação são geralmente a única indicação que temos de que um fungo está presente. Como os icebergs, eles representam uma fração minúscula de todo o fungo, com a maior parte oculta.

Como identificamos os corpos frutíferos? Não é necessário conhecer os nomes dos fungos ou mesmo se o estágio é imperfeito ou perfeito. O primeiro passo para a identificação de doenças e corpos frutíferos é usar livros de referência que descrevam a doença em sua planta hospedeira. Quando o corpo de frutificação é listado (como exemplo) como um picnídeo ou um acérvulo, os patologistas sabem o que procurar na planta.

Esporos

Esporos
Esporos

Os fungos devem deixar sua comida para encontrar mais, e fazem isso não como hifas, mas como esporos. Os esporos são células minúsculas que se formam em hifas especiais e são tão pequenas que mais de 1.000 cabem facilmente em uma cabeça de alfinete. Por serem tão pequenos e leves, os esporos podem facilmente se mover invisíveis nas correntes de ar, e a maioria dos esporos de fungos é espalhada pelo vento. Você está respirando (e expirando) sem perceber, e os esporos não causam problemas.

Alguns esporos também são espalhados por gotículas de água da chuva ou em córregos, e outros precisam de ajuda de animais como moscas. Moscas voam como coisas fedorentas, de modo que os fungos stinkhorn desenvolveram seus esporos em um lodo com cheiro muito ruim. As moscas comem isso e depois carregam os esporos até que depois os depositem no cocô.

Curiosidades sobre Fungos

Aprender por meio de curiosidades é uma das melhores coisas que você pode fazer! Isso porque é mais fácil gravar as informações por meio de curiosidades do que por meio de textos corridos.

Portanto, vamos ver agora algumas curiosidades com relação aos fungos para que você entenda tudo sobre eles!

  • Muitos podem estar familiarizados com o antibiótico conhecido como penicilina. Você sabia que foi produzido a partir de um molde que é um fungo? Por volta de 1929, um médico em Londres, Inglaterra, escreveu um artigo sobre o que ele chamou de ‘penicilina’, derivado do molde Penicillium notatum (agora conhecido como Penicillium chrysogenum). Ele tinha a capacidade de matar bactérias. Sua descoberta e pesquisa iniciaram uma cadeia de eventos que levariam ao desenvolvimento de muitos antibióticos que salvariam inúmeras vidas;
  • Os fungos também podem causar doenças. Muitas doenças também podem ser causadas por fungos. Por exemplo, enquanto muitos associam a micose à causa de um verme, ela é causada por um fungo. Ele recebe o nome da forma circular da erupção cutânea produzida;
  • Os fungos são vitais para o meio ambiente. Os fungos desempenham um papel fundamental no ciclo de nutrientes no meio ambiente. Eles são um dos principais decompositores de matéria orgânica morta. Sem eles, as folhas, as árvores mortas e outras matérias orgânicas que se acumulam nas florestas não teriam seus nutrientes disponíveis para outras plantas usarem;

  • Os fungos podem durar muito tempo. Dependendo das condições, muitos fungos, como cogumelos, podem ficar inativos por longos períodos de tempo. Alguns podem permanecer inativos por anos e até décadas e ainda podem crescer sob as condições certas;
  • Os fungos podem ser mortais. Alguns fungos são tóxicos. Alguns são tão tóxicos que podem causar morte instantânea em animais e humanos. Os fungos mortais geralmente contêm uma substância conhecida como amatoxinas. As amatoxinas são tipicamente muito boas na inibição da RNA polimerase II. A RNA polimerase II é uma enzima necessária envolvida na produção de um tipo de RNA chamado RNA mensageiro (mRNA). O RNA mensageiro desempenha um papel importante na transcrição de DNA e síntese de proteínas. Sem a RNA polimerase II, o metabolismo celular para e a lise celular ocorre;
  • Os fungos podem ser usados ​​para controlar pragas. Algumas espécies de fungos são capazes de suprimir o crescimento de insetos e nematóides que podem causar danos às culturas agrícolas. Normalmente, os fungos que podem ter tais impactos fazem parte do grupo chamado hifomicetos.

Quer saber ainda mais informações sobre biologia? Leia também em nosso site: Mosquinhas ou mosca da banana – Características, habitat e fotos

Veja também

Komondor Visto de Perto

Komondor: Características e Temperamento

Se você está interessado em cães de grande porte e personalidade única, o Komondor pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *