No mundo da Astrologia e das coisas Exotéricas, as pessoas creem que diversos materiais naturais emanam energias benéficas, seja para a saúde física, quanto para saúde mental e espiritual. Dentre estes materiais, uma das pedras mais utilizadas pelos seguidores do exoterismo, são as pedras Turmalinas. Mas afinal, qual são os efeitos de seu uso? Quais são as suas cores e, porque variam? Saiba o porquê dessas questões, no artigo a seguir.
Características Gerais Da Pedra Turmalina
Etimologia
A nomenclatura desse mineral tem origem de uma palavra do dialeto cingalês, o “thoramalli”, que quer dizer “a pedra que atrai o cinza ou “pedra de várias cores”. Ela foi encontrada pela primeira vez na região do Sri Lanka, no continente asiático.
Físicas
A Turmalina, é um mineral que faz parte do grupo dos Silicatos, constituído principalmente de quantidades variáveis de Alumínio e Boro, que podem ser combinadas com elementos minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Lítio e Sódio; tendo como resultado propriedades e cores distintas.
Podem ser encontradas em diferente espécies de solo: desde rochas metamórficas como mármore e xisto; e em rochas ígneas como pegmatitos e granito. Por ser um mineral, tem sua forma prismática, por isso, se apresentam como um cristal. Tem característica piroelétricas e piezoelétrica e, quando aquecido, têm carga positiva em uma extremidade e negativa, na outra; podendo funcionar como uma espécie de bateria. Sua dureza pode ser medida em Mohs e está classificada em uma intensidade que varia entre 6 a 7,5.
Cores E Tipos De Pedra Turmalina
Além de suas características interiores, a Turmalina é conhecida por apresentar uma extensa variedade de cores. Como dito anteriormente, por algumas gemas terem em sua constituição diferentes combinações de minerais, acabam se colorindo de formas diferentes. Dentre os tipos de pedras de turmalina temos subgrupos, as elbaítas as dravitas e as schrols. Elas podem ser listadas da seguinte maneira:
Elbaítas
Acroítas: São transparentes ou Incolores.
Azul da Luz, são as Safiras do Brasil.
Indicolita: são azuis escuras
Rubelitas: são rosas ou vermelhas-clara
Verdelite: são verdes, conhecidas como as Esmeraldas do Brasil
Dravita
Dravita: são castanhas
Schrol
Schrols: são de coloração preta
É válido lembrar, que as turmalinas do tipo Elbaíte podem ser bicolores ou multicolores. Dentre as turmalinas desse tipo, podemos encontrar a Turmalina Melancia, que é a mistura de substâncias da verdelite nas extremidades e da rubelita no interior, o que nos remete a fruta Melancia cortada ao meio.
Dentre os compostos de cada pedra de turmalina, as que têm ferro, são voltadas para o uma coloração escura, como o preto, o azul ou o vermelho, como as Rubelitas e as Dravitas; as que têm vanádio ou cromo, têm tons esverdeados; as possuem muito magnésio tem o tom vermelho ou amarelado; as que têm lítio, podem ser de todas as cores. O que controla a intensidade da cor e a quantidade de substâncias, é o tempo em que foram expostas à luz, a qualidade do solo e a densidade do cristal.
Uso e Significados da Pedra Turmalina
Esse mineral é muito utilizado como peças de joalheria e como ferramenta para rituais místicos.
Joalheria
No quesito joia, a Turmalina é considera uma joia “semipreciosa”. Ela costuma ser inserida como complemento em anéis, brincos e colares. Por serem coloridas, alguns estilistas recomendam que sejam utilizadas para looks diurnos. Caso queria usar uma turmalina de coloração mais escura, como a Turmalina Paraíba, a Schrol ou a Dravita, use roupas mais claras, como branca, creme ou pérola.
Caso queira utilizar a turmalina Indicolita (que como já mencionamos, é a gema de coloração azul), você pode combiná-las com peças prateadas; são super elegantes e combinam com o look de festas mais formais, como formaturas e casamentos.
Exoterismo
No exoterismo, a turmalina tem propriedades místicas que curam e energizam de acordo com a personalidade/problemas do portador. Ela também pode ser usada, de maneira pura (sem o acompanhamento de metais como ouro ou prata) em ambiente, para que sejam um purificador natural, eliminando energias negativas. Elas também têm influência na zona espiritual, sendo utilizadas como guias para o esclarecimento. Para um melhor entendimento do que cada cor provoca, entenda:
Turmalinas Vermelhas (Rosa e Rubelite): influenciam na aceitação de um relacionamento amoroso benéfico; evita que nos estejamos propensos a relacionamentos tóxicos; provoca sentimentos aconchegantes em momentos tristes.
Turmalinas Azuis (Indicolite): a turmalina azul é para provocar momentos de tranquilidade e paz. É perfeita para sessões de ioga, terapia ou meditação. Mantém a união da família.
Turmalinas Incolores (Acroíte): é um forte canalizador de sabedoria, intuição e espiritualidade. Fomenta e protege nossa sabedoria.
Turmalinas Amarelas (Dravite): essa pedra é usada para limpar a aura. Por isso, é indicada para momentos de dificuldade e ajuda a evitar que coisas ruins nos aconteçam.
Turmalina Multicolorida (Turmalina Melancia): promove o equilíbrio, a saúde e a compaixão. Por isso nos livra de excessos e realinha os nossos chakras.
Turmalina Preta (Schrol): essa turmalina tem como função, a energização (sendo a mais famosa e utilizada para esse fim). Também protege de energias negativas, por sua alta capacidade de absorção.
Turmalina Verde (Verdelite): voltada para tratamentos fisiológicos, a verdelite ajuda no bom funcionamento do sistema circulatório e linfático, no fortalecimento do coração e na retirada de toxinas. É o ponto de conexão entre a alma e pachamama (mãe terra)
Curiosidades da Pedra Turmalina
Turmalina na História
Segundo pesquisadores, os egípcios utilizavam a turmalina, por acreditarem que enquanto estivam dentro da terra, eram responsáveis pela criação dos arco-íris. Por isso, tinha toda a força do sol dentro de si.
Já os povos romanos e gregos, a utilizavam para afugentar espíritos malígnos e, assim, os protegerem. Também tinham o costume de distribuir algumas gemas para promover a fertilização da terra e gerar boas colheitas.
Turmalina no Brasil
Existe no Brasil, um tipo muito raro de Turmalina, nomeada Turmalina Paraíba. Sua tonalidade chamativa e bonita, varia entre o esverdeado e o azul; e é conhecida por ter um teor de brilho muito forte. Devido à sua raridade e beleza, a pedra é bastante requisitada em casas de joias famosas, como Tiffany & Co, Caetier e Bylgary; sendo considerada a turmalina mais cara do mundo.