Home / Natureza / Quais os Elementos que Formam a Crosta Terrestre?

Quais os Elementos que Formam a Crosta Terrestre?

A crosta terrestre é composta por cerca de 80 elementos, que ocorrem em mais de 2000 diferentes compostos e minerais. No entanto, a maior parte da massa do material na crosta é composta por apenas 8 desses elementos. São oxigênio (O), sílica (Si), alumínio (Al), ferro (Fe), cálcio (Ca), sódio (Na), potássio (K) e magnésio (Mg).

A composição elementar da crosta terrestre não é a mesma que a composição da Terra. O manto e o núcleo são responsáveis ​​por significativamente mais massa do que a crosta. O manto é de cerca de 44,8% de oxigênio, 21,5% de silício e 22,8% de magnésio, com ferro, alumínio, cálcio, sódio e potássio. O núcleo da terra se crê consistir essencialmente de uma níquel-ferro liga .

O Que São os Minerais

Esses elementos metálicos raramente são encontrados em sua forma pura, mais frequentemente os minerais são compostos de muitos elementos diferentes combinados. O quartzo é apenas um exemplo. É um mineral que é composto de silício e oxigênio. A crosta é quimicamente semelhante à andesita. Os minerais mais abundantes na crosta continental são feldspato (41%), quartzo (12%) e piroxeno (11%).

O termo ‘mineral’ inclui a composição química do material e sua estrutura. Minerais são substâncias formadas naturalmente na Terra. Eles têm uma composição química e estrutura definidas. Existem mais de 3000 minerais conhecidos. Alguns são raros e preciosos, como ouro e diamante, enquanto outros são mais comuns, como o quartzo.

O Que é Uma Rocha

Uma rocha é uma combinação de um ou mais minerais. Granito, por exemplo, é uma rocha composta de minerais.  Existem três tipos diferentes de rochas:  ígneas , sedimentares e metamórficas . Rochas ígneas (por exemplo, granito, basalto) são formadas quando o magma é trazido para a superfície da Terra como lava e depois se solidifica. Rochas sedimentares (por exemplo, arenito, calcário) se formam quando fragmentos de rochas, matéria orgânica ou outras partículas de sedimentos são depositadas e compactadas ao longo do tempo até que se solidifiquem. A rocha metamórfica é formada quando qualquer outro tipo de rocha é submetido a intenso calor e pressão por um período de tempo. Exemplos incluem ardósia e mármore.

O Que São Atividades Mineradoras

Muitos dos elementos que nos interessam (por exemplo, ouro, ferro, cobre), são desigualmente distribuídos na litosfera. Em locais onde esses elementos são abundantes, é rentável extraí-los (por exemplo, através da mineração) para fins econômicos. Se sua concentração é muito baixa, o custo da extração se torna mais do que o dinheiro que seria ganho se fossem vendidos. Rochas que contêm minerais valiosos são chamadas de minérios . Como seres humanos, estamos particularmente interessados ​​nos minérios que contêm elementos metálicos e também nos minerais que podem ser usados ​​para produzir energia.

Quais os Elementos que Formam a Crosta Terrestre?

O oxigênio responde por cerca de 46 % dos elementos que formam a crosta terrestre. O silicone ocupa 27 %, enquanto o alumínio é representa  8 % destes elementos. Outros elementos  incluem ferro, cálcio, sódio, potássio, magnésio, titânio e hidrogênio. A maioria de nós usa outros elementos  raros todos os dias – sem saber. Esses elementos pouco conhecidos e fascinantes possibilitam a eletrônica moderna.

Lembre-se de que esses números são estimativas. Eles variarão dependendo da maneira como foram calculados e da fonte. 98,4 % da crosta terrestre consiste em oxigênio , silício, alumínio, ferro, cálcio, sódio, potássio e magnésio. Todos os outros elementos representam aproximadamente 1,6 % do volume da crosta terrestre.

Existem apenas cem elementos, e eles são os elementos básicos de tudo que nos rodeia. Eles podem ser encontrados em sua forma pura ou combinados quimicamente com outros elementos para formar compostos . Um composto é dois ou mais elementos quimicamente unidos.

O Que é a Tabela Periódica

Tabela Periódica
Tabela Periódica

Para milhões de pessoas, a tabela periódica é instantaneamente reconhecível, uma maneira racional e intrigante de apresentar os elementos, um ícone para a química e a ciência em geral. Em termos científicos, a tabela periódica é uma apresentação visual e lógica dos elementos químicos com base em seus pesos atômicos e propriedades comuns. O químico e físico russo Dmitri Ivanovic Mendeleev  em 1869, organizou os elementos conhecidos de uma maneira que lhe permitiu prever a ocorrência de elementos não descobertos.

Embora o número de elementos estáveis ​​que ocorrem naturalmente seja limitado a 91 (o urânio é o elemento natural mais pesado encontrado em quantidades significativas no planeta), os cientistas criaram mais elementos radioativos transitórios artificiais usando a fusão nuclear e agora temos uma tabela periódica contendo mais de 100 elementos.

O Que São Metais Raros

A Terra não é um globo homogêneo simples. Seu núcleo central é cercado por um manto que, por sua vez, é delimitado pela crosta. Dentro de cada uma dessas diferentes camadas, os elementos são desigualmente distribuídos em diferentes materiais e rochas. Em particular, elementos são encontrados em diferentes proporções e combinações dentro de compostos químicos distintos de composição única, compostos que denominamos minerais.

A parte externa da Terra em que vivemos – a crosta – é composta de minerais dominados por elementos comuns como silício, alumínio, ferro, cálcio, potássio, sódio e magnésio em compostos com oxigênio e hidrogênio. Outros elementos são muito mais raros na crosta e novamente são encontrados apenas em minerais muito específicos em locais específicos.

Os elementos mais raros na crosta terrestre são os metais do grupo da platina. Eles estão concentrados no manto profundo da Terra (até 2.890 km abaixo da superfície), mas também são comuns em meteoritos metálicos: fragmentos de material planetário primitivo. Estes metais do grupo da platina são tão raros e assim quimicamente inerte que não foram isolados a partir dos minerais que os contidos até o início do século XIX, com importante trabalho realizado pelos cientistas britânicos William Hyde Wollaston e Smithson Tennant.

Ósmio, ródio e irídio são provavelmente os metais mais raros encontrados na crosta terrestre, com concentrações médias de 0,0001, 0,0002 e 0,0003 partes por milhão em peso, respectivamente. Esses metais muito raros agora são muito importantes industrialmente e têm preços muito altos com o ródio, o metal com preços mais altos, mais do que o dobro do valor do ouro.

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *