Home / Natureza / Principais Placas Tectônicas Nome e Resumo

Principais Placas Tectônicas Nome e Resumo

A crosta é dividida em várias placas que flutuam no manto líquido superior. Eles são chamados de placas tectônicas. Elas são explicadas pelas correntes do manto líquido: das zonas mais profundas do manto, as correntes de magma sobem à medida que se dirigem à superfície.

Essas correntes quebraram a crosta sólida da Terra em vários pedaços grandes e distintos que se movem devagar um em relação ao outro pelo movimento do manto. Isso também é chamado de deriva continental. É caracterizado por dois processos: deslocamento e dobramento.

O Movimento das Placas

A luxação ocorre quando duas placas se afastam umas das outras, permitindo que a nova crosta se forme através do magma do manto que sobe à superfície.

O enrugamento ocorre quando duas placas se unem e a borda de uma placa afunda abaixo da outra para derreter no manto.

Há também movimentos transversais “deslizando uns contra os outros” entre dois pratos como o San Andreas Fault, na Califórnia.

Placa Tectônica Norte Americana

Esta placa cobre: a maior parte da América do Norte, exceto a península de Baja California e o sul da Califórnia; norte da América Central (Belize e Guatemala); o Golfo do México e as ilhas de Cuba, Bahamas, Ilhas Turcas e Caicos e Bermudas; a metade ocidental do Atlântico Norte com a Gronelândia, a Islândia Ocidental e os Açores ocidentais (Ilhas das Flores e do Corvo); as Ilhas Aleutas, o Mar de Bering e o extremo leste da Sibéria; a parte ocidental do Oceano Ártico.

A placa Okhotsk foi anteriormente anexada a ela, agora considerada como uma placa independente. Suas fronteiras formam aproximadamente um triângulo. Para o oeste, a placa norte-americana está principalmente em contato com a placa do Pacífico.

Ao sul, a placa norte-americana está principalmente em contato com a placa caribenha. Para o leste, no Oceano Atlântico, os contatos placa norte-americana divergem pela Dorsal Meso-Atlântica primeiro com a placa Africano e da placa da Eurásia. Finalmente, a placa norte-americana termina a oeste em sua fronteira com a placa Okhotsk.

Placa Tectônica Sul Americana

Esta placa cobre: a maioria da América do Sul, exceto o norte da Cordilheira dos Andes no Equador, Colômbia e Venezuela (que formam a placa norte-andina), o Altiplano (que forma uma placa independente do Altiplano) e o sul da Terra do Fogo (que faz parte da Scotia Plate).

A crosta continental submersa inclui as Ilhas Malvinas e a Geórgia do Sul. Na área da crosta oceânica, a placa inclui: o oeste do Atlântico Sul, mas sem as Ilhas Sandwich do Sul (localizadas na Placa de Sandwich, na fronteira com a Scotia Plate).

A principal característica da placa sul-americana é a sua grande fronteira ocidental na costa do Pacífico, formada pela trincheira do Peru e do Chile, e mais pontualmente a placa da Antártica no extremo sul do continente.

Ao norte, a crosta continental da placa sul-americana é fragmentada com a placa norte-andina, que se sobrepõe à junção com a América Central e a placa caribenha por um elo convergente/transformador. Norte e sul, a placa sul-americana é delimitada por duas placas laterais que têm um perfil geológico muito semelhante: a placa do Caribe, ao norte e ao sul da placa Scotia (estendida neste caso pela placa Sandwich).

Placa Tectônica Antártica

A placa antártica cobre: no caso de massas de terra continentais, toda a Antártica e os mares continentais associados (Mar de Ross e a parte sudoeste do Mar de Weddell); a respeito da crosta oceânica, quase todo o Oceano Antártico, que o arquipélago de Kerguelen, o Heard e Ilhas MacDonald, o arquipélago de Crozet, o Prince Edward Islands, a Ilha Bouvet, Ilhas Órcades do Sul e Ilhas Shetland do Sul, bem como o Oceano Pacífico do Sudeste e o Oceano Índico Sul.

Placa Tectônica Antártica
Placa Tectônica Antártica

Placa Tectônica Eurasiana

Cobre: o marroquino Rif; a maior parte da Europa, exceto a Islândia ocidental, a Sicília, parte das Ilhas Eólias, o sul da Grécia (Peloponeso, Ática e Eubeia), Cíclades, Espórades e os Dodecaneso; a maior parte da Ásia, exceto a Anatólia, a Península Arábica, planícies paquistanesa, indiana, bengali e birmanês, o Sri Lanka, as Maldivas, sul da Indochina, o arquipélago malaio, Filipinas, sul da China, Taiwan, as ilhas japonesas, a península coreana, Sakhalin, Manchúria, Mongólia Oriental, o extremo sudeste e o extremo leste da Sibéria; leste do Atlântico Norte, a bacia ocidental do Mar Mediterrâneo, o Mar Adriático, norte do Mar Egeu, o Mar Negro, norte do Mar Arábico, noroeste do Mar da China Sul, o Mar Amarelo, o Mar de Bohai, o extremo noroeste do Mar de Okhotsk, a parte oriental do Oceano Ártico.

Placa Tectônica Eurasiana
Placa Tectônica Eurasiana

A placa da Eurásia está em contato com as placas da América do Norte, da África, do Mar Egeu, Anatólia, árabe, indiana na sutura do Tsang Po, birmanês, Sunda, Yangtze e de Okhotsk.

Placa Tectônica Africana

Esta placa cobre, por crosta continental, a maioria do continente africano exceto: no leste, na África Oriental, nas ilhas africanas do Oceano Índico (Madagascar, Seychelles, Comores, Mascarenhas e no arquipélago de Socotra), que dependem da placa somali; o Rif no Marrocos, dependente da placa eurasiana; a depressão de Afar na Etiópia e Eritreia, dependendo da placa Arábica.

A crosta continental da placa africana também cobre: parte do Oceano Atlântico Oriental, incluindo as Ilhas Canárias, Cabo Verde, Madeira e o sul dos Açores; a oeste do Mar Vermelho; o sul do Mar Mediterrâneo, com a Sicília e parte das Ilhas Eólias; uma pequena parte da Ásia com o Sinai, a Palestina (no sentido de área geográfica) e as costas libanesa e síria. A crosta oceânica cobre o leste do Oceano Atlântico.

Placa Tectônica Australiana

Cobre: a crosta continental cobre toda a Austrália, o Golfo de Carpentaria, sul da Nova Guiné, o Mar de Arafura, o Mar de Coral. A crosta continental também inclui o noroeste de Nova Zelândia, a Nova Caledônia e Fiji; A crosta oceânica inclui o sudeste do Oceano Índico, o Mar da Tasmânia e o Mar de Timor.

Placa Tectônica Indiana

Cobre: as planícies do Indo, Ganges, Brahmaputra (planície Indo-Gangética) e Irrawaddy, Dekkan e Sri Lanka; a parte oriental do Mar da Arábia o norte do Oceano Índico e a Baía de Bengala, incluindo as Maldivas e o norte do Arquipélago de Chagos.

Placa Tectônica de Nazca

Placa Tectônica de Nazca
Placa Tectônica de Nazca

Abrange parte do Oceano Pacífico oriental, incluindo as Ilhas Galápagos e a Ilha de Páscoa. Não tem parte continental e é composta apenas por litosfera oceânica. A placa de Nazca está em contato com as placas do Pacífico, Ilha de Páscoa, Juan Fernández, Antártica, América do Sul, Altiplano, Andes do Norte, Panamá, Cocos e Galápagos.

Placa Tectônica do Pacífico

Abrange quase todo o Oceano Pacífico com excepção dos mares de Bering, Okhotsk, Japão, Amarelo, leste da China, sul da China, as Filipinas, Java, Sulawesi, Banda, Bismarck, Ilhas Salomão, Coral e Tasman, Pacífico Leste e Leste do Golfo da Califórnia. Ela também abrange a metade sul da Ilha Sul da Nova Zelândia, Península Baja e sul da Califórnia.

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *