Há muitas coisas que podemos fazer para melhorar o solo e, portanto, as culturas que queremos plantar nele. Uma das alternativas mais acessíveis é adicionar gesso agrícola e misturá-lo com a camada superficial da terra.
Entenda um pouco mais a respeito no artigo abaixo e cuide das suas plantações com carinho!
O Que É O Gesso Agrícola?
O gesso agrícola é um mineral composto de sulfato de cálcio di-hidratado que os agricultores utilizam há muito tempo, pelo menos desde o século XVIII. Contém 23% de cálcio e 18% de enxofre.
Como se isso não bastasse, é bastante solúvel em água (a 2,5 gramas por litro), o que torna o cálcio no gesso mais móvel que o da cal.
Quais São Seus Benefícios Para O Solo?
Gesso Agrícola Como Fonte De Cálcio E Enxofre
O cálcio é um nutriente com mobilidade limitada dentro da planta. Tanto por isso deve estar constantemente disponível para que as raízes tenham um suprimento adequado.
No caso de uma deficiência, a planta não remobiliza o cálcio nos locais de maior demanda. Isso é frequentemente crítico no período de frutificação. A adição de cálcio através de uma fonte como gesso agrícola pode melhorar a qualidade das culturas hortícolas.
As culturas de raízes parecem ser especialmente sensíveis ao cálcio. Por exemplo, o uso de gesso como fertilizante para amendoim é bem conhecido. As quantidades adequadas devem estar presentes para o bom desenvolvimento do fruto.
A aplicação de gesso agrícola controla parcialmente:
- A podridão radicular de plantas de amendoim causada por Phytophthora;
- A podridão apical em melancia e tomate;
- O caroço amargo em maçãs.
O gesso tem sido usado como fonte de enxofre em muitos solos deficientes desse macronutriente. Dessa forma, melhorias na produção foram obtidas em culturas como milho, soja, canola e alfafa. Ele tem a capacidade de fornecer uma liberação contínua de enxofre e cálcio no solo por um longo tempo, dada sua solubilidade moderada.
Melhora a Estrutura Do Solo, Facilitando O Enraizamento
Para desenvolver uma estrutura de solo favorável ao crescimento radicular, o movimento do ar e da água requer floculação ou formação de agregados. A dispersão da argila e o colapso da estrutura na interface solo-ar são alguns dos principais fatores que produzem a formação de crostas. O gesso agrícola é usado há muitos anos para melhorar a formação de agregados e inibir a dispersão em solos de sódio.
O cálcio solúvel melhora também a porosidade, contribuindo para aumentar a infiltração de água. É importante gerenciar a quantidade que o solo possui. Em solos com taxas desfavoráveis de cálcio-magnésio, o gesso pode melhorar a proporção.
A adição de cálcio solúvel consegue superar os efeitos da dispersão dos íons magnésio e sódio. Além disso, promove a floculação e o desenvolvimento da estrutura em terras dispersas.
Promove a Infiltração De Água
O gesso também aumenta a capacidade de drenagem do solo, impedindo que seja inundado devido a uma combinação de alto teor de sódio, argila expansível e excesso de água. Aplicando gesso agrícola se permite que a água penetre e a cultura se desenvolva bem.
É muito importante aumentar a eficiência das lavouras para tirar proveito da água durante uma seca. A chave para ajudar as plantações a sobreviver em uma seca é capturar o máximo de água possível quando chove. Uma boa estrutura do solo permite todos os benefícios possíveis dessa relação. Assim, o gesso ajuda a gerar e produzir boas propriedades nessa estrutura.
Ajuda a Reduzir O Escoamento E a Erosão
A agricultura é considerada uma das atividades que mais contribuem para a qualidade da água. O escoamento de fósforo (P) a preocupação mais importante.
Especialistas explicam como o gesso agrícola ajuda a manter o fósforo e outros nutrientes nas plantações. Ele deve ser considerado como uma das melhores práticas de gerenciamento para reduzir as perdas químicas solúveis.
Por sua vez, usar esse método para alterar o solo é a maneira mais econômica de controlar a contaminação dispersa causada pelo escoamento de fósforo.
Formas E Época De Aplicação Do Gesso Agrícola
O método de aplicação dependerá dos propósitos pretendidos. Normalmente, o emplastro pode ser aplicado na forma sólida ou dissolvido na água de irrigação, desde que o pó seja fino o suficiente.
Quando pós ou grânulos são usados, eles podem ser aplicados diretamente na superfície do solo usando espalhadores. A aplicação de pó de gesso agrícola deve ser evitada quando houver ventos fortes. Por outro lado, se a intenção é levar o fertilizante para o subsolo o mais rápido possível e se houver necessidade de evitar e reduzir a erosão, o gesso deve ser dissipado imediatamente após a aplicação.
O tempo de aplicação também é definido de acordo com os benefícios buscados. Mas, na realidade, o gesso agrícola possa ser aplicado em qualquer época do ano.
As aplicações no outono são geralmente favoráveis em relação a outros meses, uma vez que os campos são geralmente mais secos. Isso permite que o equipamento de dispersão passe pelo campo sem danificar o solo. Além disso, dá tempo para que todas as reações ocorram para que as culturas do próximo ano possam fazer melhor uso da aplicação.
Em muitos casos, a dissolução do gesso na água de irrigação é uma atividade recorrente. No entanto, para que ele fique adequadamente em solução, deve ser finamente moído.
Essas aplicações oferecem vários benefícios, incluindo:
- Aumentar a concentração de soluto da água de irrigação para melhorar a infiltração de água no solo;
- Diminuir a taxa de absorção de sódio, para que a água não contribua para a sodicidade do solo;
- Fornecer cálcio solúvel a culturas frutíferas e outras plantas, evitando problemas como podridão apical em determinadas plantações;
- Aumentar a uniformidade da aplicação do gesso agrícola.
Geralmente, esse recurso é usado em diferentes culturas, onde plantas e legumes aproveitam todos os nutrientes que ele contém para crescer melhor.
As plantações que melhor aproveitam os benefícios são:
- Amendoim;
- Batatas;
- Algodão;
- Leguminosas;
- Tabaco;
- Cogumelos.
Agora que você sabe para que serve o gesso agrícola, pode providenciar sua adição nas plantações que tem ou que pretende ter.