Principais Características do Papagaio Campeiro
São aves nativas da América do Sul, tendo forte concentração no Brasil, indo do Norte até a América Central, sendo encontrado em larga escala no Panamá também.
Assim como demais papagaios, o Papagaio Campeiro tem a coloração verde, com uma camada rasa de penas vermelhas. Este ainda possui a parte superior da cabeça na cor amarela, sendo chamado por algumas pessoas de Papagaio Coroado. Seu bico é pequeno e curvado, característico da espécie.
Essa variedade de papagaio pode chegar a 40 centímetros de altura e pesar até 500 gramas, tanto o macho quanto a fêmea, e a criação em cativeiro é uma prática criminal. Essa espécie de ave só pode ser mantida com a legalização dos órgãos responsáveis, já que são animais silvestres e precisam de luz solar e água natural para poderem ter uma vida normal e duradoura, já que se estressam facilmente.
Sua alimentação é bem específica e básica, pois sementes e frutos são seus pratos principais. O Papagaio Campeiro se alimenta de goiaba, coco, coquinho, nozes e sementes em geral, além de flores, como o girassol.
Em cativeiro esse tipo de ave é alimentado através de rações específicas e uma variedade de frutos e hortaliças; a alimentação indevida e sem conhecimento pode diminuir a expectativa de vida do Papagaio Campeiro em vários anos, sendo comum que um papagaio dessa variedade viva até 90 anos, e não cerca de 30 anos com uma alimentação incorreta.
O que Significa Psittaciformes?
Essa é uma classificação que abrange algumas espécies de aves devido a características físicas e comportamentais.
Uma dessas características é o bico da ave, que possui a parte superior maior e curvada para baixo. Esse modelo de bico sofrera uma adaptação pelo fato da alimentação dessas aves se basear em frutos secos que possuem um rígido epicarpo (casca).
Não obstante, o formato da pata dessas aves é diferente das demais, pois essas consistem em dois dedos para frente e dois para trás, enquanto as patas de outras aves possuem três dedos para frente e apenas um para trás. Isso facilita muito a refeição dessas aves, já que estas conseguem controlar com maior facilidade o manejo do alimento, podendo segurar com mais precisão na hora de descasca-las, por exemplo.
As aves classificadas como Psittaciformes são as consideradas mais inteligentes, podendo aprender facilmente várias falas de humanos e reproduzir diversos outros tipos de som.
Confira abaixo uma lista de aves Psittaciformes:
Categoria Cacatuidae
1. Cacatua
2. Cacatua das Palmeiras
3. Cacatua Rosa
4. Cacatua Galah
5. Calopsita
Categoria Psittacidae
1. Amazona
2. Anacã
3. Ararinha Azul
4. Eos
5. Guaruba
Categoria Psittaculidae
1. Loriini
Categoria Strigopidae
1. Kakapo
2. Nestor
3. Papagaio da Nova Zelândia
Reprodução do Papagaio Campeiro
Assim como a maioria das aves, esse papagaio também é monogâmico, isto é, eles vivem com o mesmo parceiro pelo resto da vida e dificilmente se relacionam com outros pássaros a partir do momento em que perdem um parceiro.
É bastante comum encontrar ninhadas de papagaio campeiro em topos de coqueiros, já que estes passam a maior parte do tempo nesse tipo de árvore devido ao fornecimento de comida.
Uma fêmea da espécie põe cerca de 3 a 4 ovos por gestação, levando cerca de um mês para isso acontecer. A fêmea incuba os ovos por um período de, aproximadamente, um mês. Os filhotes são alimentados até o segundo mês de vida, quando se tornam aptos a sair do ninho e obter independência.
Após a copulação, a fêmea e o macho começam a criar um ninho, geralmente feito em troncos secos, onde o macho ficará sempre atento e também será responsável pela alimentação da fêmea, enquanto essa choca os ovos. Nesse período a fêmea não fica quase um mês sem sair do ninho, pois o papagaio macho assume seu lugar para que esta possa bater as asas e procurar por alimento sozinha.
Conheça Outras Variedades de Papagaios
1. Papagaio Chauá
2. Papagaio Verdadeiro
3. Papagaio de Hispaniola
4. Papagaio de Porto Rico
5. Papagaio de São Vicente
6. Papagaio de Santa Lúcia
7. Papagaio do Peito Roxo
8. Papagaio do Mangue
9. Papagaio Galego
10. Papagaio da Serra
11. Papagaio da Cara Roxa
12. Papagaio Moleiro
13. Papagaio do Congo
14. Papagaio Escarlate
15. Papagaio da Patagônia
Distribuição Geográfica do Papagaio Campeiro
Essa é uma espécie que existe em um número bem elevado, mas estudos recentes apontam que o número desses papagaios tem diminuído, ao invés de aumentar.
A caça desses papagaios é grande, pois os mesmos são altamente adaptáveis e convivem muito bem com humanos, aprendendo a imitar o som de muitas palavras para o júbilo pessoal das pessoas.
Em muitos locais é possível ver os papagaios em árvores, se alimentando. Muitas pessoas até criam esse tipo de papagaio livremente, caso no local haja alimentação farta para as aves.
O fato da domesticação e má alimentação desses papagaios os levam a óbito antes do esperado, já que a estimativa de vida dessa ave é absurdamente grande, levando a quase um século de existência. Isso não significa que a ave não possa ter a longevidade em cativeiro, mas uma alimentação saudável será necessária.
No Brasil, essa espécie se encontra apenas no Norte, em cidades como Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. São aves que podem viver em lugares secos e úmidos. Em Países fronteiriços é comum encontrar essa variedade de ave também, principalmente na Colômbia, Venezuela, parte oeste do Peru, Guiana e Suriname. Partindo mais para a América Central, é possível encontrar o papagaio Campeiro no Panamá até a fronteira com a Costa Rica.