Home / Natureza / Onde Fica o Vulcão Tungurahua?

Onde Fica o Vulcão Tungurahua?

O vulcão Tungurahua lança cinzas e pedras durante uma erupção vista de Banos, Equador, em 31 de agosto de 2014. O vulcão entrou em uma fase eruptiva em 1999 e continua até hoje.

Resumo do Vulcão Tungurahua

Tungurahua é um vulcão ativo na cordilheira oriental do Equador e tem uma província com o mesmo nome. Seu nome é uma combinação do quichua tunguri (garganta) e rahua (fogo) que significa “Garganta do Fogo”.  O topo de Tungurahua era coberto de neve e apresentava uma pequena geleira que desapareceu após o aumento da atividade vulcânica em 1999. O edifício vulcânico de hoje construiu-se dentro da caldeira do antecessor que desmoronou cerca de 3000 anos atrás.

Tungurahua fica a mais de 5.000 metros de altitude na cordilheira equatoriana dos Andes, 140 quilômetros ao sul da capital Quito. Tungurahua faz parte do Parque Nacional de Sangay.

Parque Nacional de Sangay

O Parque Nacional Sangay está localizado nas províncias de Morona Santiago, Chimborazo e Tungurahua, no Equador. O parque contém dois vulcões ativos (Tungurahua e Sangay), um vulcão extinto El Altar (Kapak Urku) e ecossistemas que vão desde florestas tropicais até geleiras.

O parque está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1983. Em 1992, foi adicionado à Lista de Patrimônio Mundial em Perigo devido à caça ilegal, pastoreio extenso, construção de estradas não planejadas e invasão do perímetro do parque. Foi removido da lista da UNESCO de sites ameaçados em 2005.

O Parque Nacional é um importante refúgio para espécies raras dos Andes, como a anta da montanha e o urso de óculos. Especialmente para a anta da montanha, o parque é um dos redutos mais importantes. Nas florestas abaixo ursos vivos de óculos, ariranha, onça-pintada, jaguatirica, gato-maracajá, anta brasileira, veados de cauda branca, veado mateiro pequeno e pudu do norte. Cerca de 300 a 400 espécies de aves habitam o parque. O gato puma e pampas também foram registrados no parque.

Um lindo Jardim no Caminho

Jardim Botânico Atocha-La Liria está localizado na Avenida Circunvalación, em Ambato, província de Tungurahua, Equador. É composto por 14 hectares e administrado pelo município de Ambato. Os primeiros eucaliptos plantados no Equador em 1849, quando o Presidente Gabriel García Moreno foi visitar o Dr. Nicolas Martinez, estão localizados no jardim, assim como Museu Casa Martínez-Holguín.

O jardim do museu e da casa La Quinta de Juan León Mera estão situados no Rio Ambato na área do bairro de Atocha no norte de Ambato. Está a uma distância de cerca de 2 km a nordeste do centro da cidade de Atocha. O museu é feito de adobe e exibe os móveis e artefatos pertencentes à família La Quinta Mera.

Amostras botânicas de mais de 200 espécies, muitas nativas do Equador, assim como espécies dos cinco continentes estão nesse jardim. No entanto, em 2014, foi registrado um grande declínio na quantidade de espécies, atribuído à negligência por parte da administração.

O município de Ambato planejava estender o jardim com nova área temática de plantas extraídas de três jardins diferentes no mundo, uma área exclusiva para cactos, uma zona de pomares andinos, terras pantanosas, área florestal de baixa altitude e um jardim de água. O plano também incluiu a criação de um centro de educação ambiental, uma creche e uma estufa para fomentar as orquídeas.

O Outro Parque do Entorno

O Parque Nacional Llanganates é uma reserva de proteção ambiental do país situada nas regiões de Cotopaxi, Napo, Pastaza e Tungurahua. É dentro deste parque que você encontra o famoso Cerro Hermoso, que significa “bela montanha” em espanhol. O turista que desejar conhecer o parque pode fazer isso por uma série de direções, mas os visitantes geralmente vêm por cidades como Rio Verde, Patate, Pillaro, Salcedo e Baños.

O parque é dividido em duas zonas ecológicas, a zona oeste e a zona leste. A zona oeste está localizada no páramo andino, bem acima da zona leste. Aqui, os visitantes encontram uma paisagem deserta de picos montanhosos e altos vales. A área é povoada principalmente por camelídeos sul-americanos como vicunhas, lhamas e alpacas.

A zona leste está localizada nos flancos orientais dos Andes, no entrono do vulcão Tungurahua. Aqui os visitantes encontram uma rica diversidade de plantas e animais entre as florestas retorcidas do alto Amazonas. Esta área é altamente inacessível e geralmente é percorrida apenas a pé. O grande número de rios, esvaziando os Andes também dificulta a travessia dessa área.

La Casa Del Arbol

Sempre popular entre os ávidos usuários de Instagram, há um balanço na La Casa Del Arbol, onde você pode voar acima de um canyon, de frente para um vulcão. O balanço está pendurado precariamente em uma casa na árvore, construída para observar a atividade do temperamental Tungurahua. É alcançado a partir de uma pequena cidade chamada Banos, famosa por suas fontes termais.

Conhecida em Baños como “a observadora de vulcões”, o sr. Sánchez é o membro mais antigo do Instituto Geofísico Nacional do Equador e a única pessoa no mundo que opera uma estação de monitoramento sísmico nos galhos de uma árvore. Nos últimos 18 anos, ele viveu sozinho neste remoto penhasco, vinculado por uma promessa que fez há muito tempo para servir como voluntário não remunerado a apenas 2,5 km de uma cratera que vomita fogo, fumaça e lava derretida periodicamente desde 1999.

Mas nos últimos anos algo estranho começou a acontecer: pessoas de todo o planeta estão chegando ao que antes era um pasto de vacas tranquilo para encontrar a estação de monitoramento de Sánchez, tudo porque ele decidiu balançar um balanço de madeira de sua casa na árvore na esperança de que seus netos viriam nos visitar.

Eles fizeram. Logo, alguns estranhos começaram a aparecer para perguntar se poderiam dar uma volta também. Então, em 2014, dois membros de um grupo visitante de turistas estavam se revezando no balanço de Sánchez quando Tungurahua de repente entrou em erupção. O par disparou montanha abaixo, mas não antes de um tirou uma foto do outro olhando para uma pluma de cinzas de 8.000m de altura surgindo enquanto parecia balançar sobre um abismo na borda da Terra.

A imagem recebeu reconhecimento internacional em um concurso fotográfico da National Geographic e se espalhou rapidamente pelo mundo. Agora, centenas de pessoas todos os dias estão seguindo a trilha na beira de Baños, caminhando 2,5 horas até o lado afiado de uma montanha e empurrando uns aos outros para fora de uma borda de 30m no que ficou conhecido como La Casa del Arbol (A Casa da Árvore).

Veja também

Komondor Visto de Perto

Komondor: Características e Temperamento

Se você está interessado em cães de grande porte e personalidade única, o Komondor pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *