Home / Natureza / O Que Se Entende Por Meiose Gamética?

O Que Se Entende Por Meiose Gamética?

Os organismos vivos precisam transmitir suas características para as novas gerações das espécies às quais pertencem: esse mecanismo dá o nome de reprodução. A reprodução pode ocorrer de duas maneiras: assexuada e sexual. A primeira modalidade é típica de organismos estruturalmente simples , como os unicelulares e alguns multicelulares simples. Nesse caso, a reprodução é realizada por meio da mitose , um mecanismo que multiplica o número de células, que, no entanto, mantém inalteradas as características do genoma que elas contêm.

No segundo caso, a reprodução ocorre através da concorrência de indivíduos que, embora pertençam à mesma espécie, diferem no sexo . É um mecanismo que permite uma grande variabilidade genética nos indivíduos nascidos, o que, por sua vez, garante uma capacidade adaptativa melhor e mais adequada ao ambiente em que vive.

Formação de Gametas

A reprodução sexual é típico de organismos multicelulares superiores, tais como répteis, anfíbios, peixes, aves e de curso, os mamíferos. Indivíduos pertencentes a dois sexos diferentes produzem dois tipos diferentes de células “especiais” chamadas gametas ou células germinativas. Essas células são produzidas pela meiose, um mecanismo pelo qual a célula reduz pela metade o número de cromossomos, de modo que, quando se funde com o gameta do sexo oposto em um processo chamado fertilização, o número de cromossomos presentes na célula que é originário dessa união, chamada zigoto, terá o número de cromossomos típicos das espécies às quais pertence.

Esse número é indicado com 2n e designa a composição genética da célula somática, um termo usado para indicar qualquer célula do corpo que não seja um gameta. Diz- se que a célula com um kit 2n de cromossomos é diplóide, enquanto que se tiver um kit dividido pela metade, como no caso dos gâmetas (n), diz-se que é haploide. Os gametas são produzidos por órgãos especiais chamados gônadas: as gônadas femininas são chamadas ovários e produzem óvulos, enquanto as gônadas masculinas, chamadas testículos, produzem espermatozóides.

Formação de Gametas
Formação de Gametas

A Meiose E Suas Divisões

A meiose é dividido em duas partes: a meiose I e a meiose II. A primeira meiose é chamada de primeira divisão meiótica ou divisão reducional, porque leva à formação de duas células com apenas um cromossomo homólogo, que passam de 2n para n. A segunda meiose é chamada de segunda divisão meiótica ou divisão equacional. Nesta segunda fase, as cromatídeos de cada cromossomo homólogo são divididas por um mecanismo semelhante ao observado na mitose; no final são formadas quatro células haplóides, com um genoma composto por cromatídeos.

Antes de iniciar, a célula duplica seu DNA; somente mais tarde está pronto para entrar na primeira fase da meiose I, chamada prófase primeiro I. Os cromossomos se tornam visíveis e a membrana nuclear se dissolve, assim como o nucléolo. Os cromossomos homólogos se aderem, formando pares de tétrades, figuras formadas por quatro cromátides. Isso é fundamental porque as cromátides homólogas devem ser capazes de trocar traços de DNA em um mecanismo chamado cruzamento, que permite a recombinação genética.

DNA
DNA

Na metáfase I, as tétrades estão dispostas no plano equatorial da célula, ancoradas, por meio de cinetóforos, às fibras do fuso que, entretanto, se formaram completamente. Na anáfase I, os cromossomos homólogos se separam e se distribuem de maneira absolutamente aleatória em direção aos pólos da célula, em números iguais. Esse mecanismo é chamado de variedade independente e é responsável, juntamente com o cruzamento, pela “mistura” das características hereditárias. Deve-se salientar que aqui, diferentemente da mitose, os cromossomos são divididos e não os cromátides.

Na telófase I, os núcleos são reformados, que agora conterão apenas um cromossomo homólogo de cada par inicial; duas células haplóides (n) foram produzidas no final da citodieresia.

O Que Se Entende Por Meiose Gamética?

Meiose Gamética
Meiose Gamética

A meiose gamética, ou segunda meiose, é um pouco semelhante à mitose, exceto que a duplicação do DNA não ocorre antecipadamente. Na prófase II o envelope nuclear desaparece; se necessário, os cromossomos espiralam. Lembre-se de que eles estão presentes no número n, formado por duas cromátides cada. Na metáfase II, os n pares de cromatídeos se alinham no plano equatorial da célula. Na anáfase II, as cromatídeos se separam e migram para os pólos da célula, como na mitose, ao longo das fibras do fuso.

Na telófase II, os núcleos são reformados; ao final da citodierese, haverá quatro células haplóides (gametas), contendo um cromatídeo para cada cromossomo homólogo. Nesta segunda divisão, no entanto, as cromátides irmãs de cada cromossomo são separadas. Por esse motivo, as 4 células resultantes serão haplóides. Existe apenas um cromossomo por tipo em cada célula. Os cromossomos não são duplicados e, portanto, têm a forma de um bastão. A segunda divisão é, portanto, equacional: as cromatídeos de cada cromossomo homólogo se dividem para formar 4 células haplóides. A célula inicial possui 23 cromossomos duplicados, as quatro células haplóides possuem 23 cromossomos.

Resumo de Meiose

A célula reprodutiva feminina também é chamada óvulo e, em seu núcleo, existem 23 cromossomos. A meiose, que leva à formação do óvulo, ocorre nos ovários. A célula reprodutiva masculina é, no entanto, o espermatozóide, que também contém 23 cromossomos, protegidos pelo núcleo celular. A meiose que leva à formação de espermatozóides ocorre nos testículos. A partir de sua união, a herança cromossômica típica de nossa espécie é restaurada: 46 cromossomos, ou 23 pares.

A meiose é o processo característico das células eucarióticas: quatro novas células filhas são formadas a partir de uma célula mãe; as novas células terão metade da composição genética da célula que as gerou. A meiose assume a forma de duas divisões sucessivas, graças às quais são obtidas quatro células com um kit cromossômico dividido pela metade em comparação com a célula mãe, ou 23 cromossomos. Na meiose, portanto, são formadas 4 células haplóides, com um kit cromossômico dividido pela metade em comparação com a célula mãe, que tem a única tarefa de formar uma nova vida.

Se desejar entender um pouco mais sobre este assunto, separamos aqui abaixo mais dois assuntos que poderão ser muito úteis ao aprofundar seu conhecimento sobre meiose:

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *