Hoje vamos falar um pouco sobre os Gambás, então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Esse animal pode ser chamado por outros nomes populares como sariguê, sarigueia ou saruê utilizados na Bahia, na Amazônia chamado de Mucura, na Paraíba de Timbu, também no Rio Grande do Norte e Pernambuco, já no Ceará, em Alagoas como Cassaco, no Mato Grosso chamado de Micurê, no Sul conhecido com Zorrilho, em São Paulo e Minas Gerais pode ser conhecido também como Taibu, Ticaca e Tacaca.
Esse animal é um mamífero que possui bolsa para carregar seus filhotes, assim como o canguru, faz parte do gênero Didelphis, com grande distribuição geográfica pode estar presente do Sul dos EUA até a América do Sul.
Dos mamíferos que possuem bolsa materna o Gambá é o maior deles, tem uma alimentação muito variada.
O maior predador do Gambá é o gato-do-mato-pequeno. Algumas pessoas podem confundir o Gambá com o cangambá que se trata de uma outra espécie, além de não possuir a bolsa materna.
Características do Gambá
Estes animais medem cerca de 40 a 50 cm no comprimento total, não considerando a cauda, apenas a cauda sozinha pode medir 40 cm. O formato do corpo do Gambá é semelhante ao corpo de um rato, possui uma cabeça mais alongada, a dentição dessa espécie possui dois dentes incisivos na parte inferior da mandíbula.
No início da cauda possuem pêlos e somente ali, já na extremidade a região é escamosa e capaz de se prender em outros lugares, dessa forma é possível se agarrar a um tronco de árvore por exemplo.
Possuem patas curtas, e cada uma delas tem cinco dedos e também com garras, o primeiro dedo da pata de trás que diferente dos outros dedos possui unhas e não garras.
Diferente de outros mamíferos de bolsa, o Gambá possui a cauda menor que o comprimento do seu corpo.
Como um mamífero de bolsas, a fêmea do gambá possui um marsúpio e uma vagina, mas nenhum desses funciona para urinar ou realizar o parto.
Comportamento dos Gambás
Saiba que os Gambás geralmente têm comportamento tranquilo, mas caso esse animal seja portador de alguma doença podem se tornar perigosos para a saúde do ser humano, ou até mesmo apresentar comportamentos agressivos.
Existem diversas formas de repelir os Gambás, e não é muito difícil. Mas pode acontecer de ser necessário alguma atitude mais drástica ou até mesmo utilizar armadilhas para resolver o problema.
O que Fazer Quando um Gambá Aparecer?
Algumas pessoas podem achar super estranho essa possibilidade, em especial pessoas que moram em apartamento por exemplo e realmente dificilmente vão passar por isso. Mas pessoas que moram em casa, principalmente as que possuem quintal, podem em algum momento se deparar com essa situação. Por isso fique atento caso você more próximo a matas, ou pequenas florestas, regiões de proteção ambiental e etc pois a chance de isso acontecer é ainda maior.
Esses animais invadem alguma coisa principalmente em busca de comida, por isso podem ser atraídos por comida jogada no lixo, ou pela ração dos seus pets.
Outro motivo que leva o Gambá a invadir residências é em busca de um local seguro para fazer o seu ninho, isso acontece muito em forros.
Por esse motivo é aconselhado manter fechadas qualquer fresta entre os telhados e o forro de sua casa, outra dica é manter o lixo bem fechado e não deixar restos de ração em potes.
Outra dica é caso você encontre um Gambá no seu quintal perto de plantas ou árvores, utilize um pedaço de madeira para facilitar que ele saia.
Jamais acue o animal, ele mesmo deve encontrar o local para sair. É muito comum que ele imediatamente procure um local escuro, onde ele possa se esconder enquanto aguarda a noite chegar para ir embora com segurança, isso acontece pois ele se sente mais seguro a noite por ter hábitos noturnos.
O Gambá se assemelha a um grande rato, inclusive quando acuado vai te mostrar os dentes de forma ameaçadora e é quando ele elimina uma espécie de secreção muito fedida que só acontece quando ele está acuado.
Essa secreção vem em forma de defesa do Gambá, pois ele não é uma espécie violenta.
Algumas pessoas tendem a tentar prender o animal quando encontram, com a boa intenção de liberá-lo na mata. Mas saiba que isso pode não ser uma tarefa fácil, por esse motivo a dica é procurar a Polícia Ambiental da sua região.
Como Evitar Que um Gambá Apareça na Minha Casa?
- Sensores de Movimento Com Luzes
Uma ótima dica para implantar na entrada da sua casa, principalmente próximo de árvores ou outros locais por onde ele possa ser atraído, assim que ele passar a luz acenderá e ele fugirá assustado.
- Sprinklers
Um outro tipo de sensor que utiliza dispersão de água, pode ser até mais útil em alguns casos. Eles funcionam muito bem, aliás a dispersão de água afasta qualquer animal.
- Cheiros Fortes
Outra dica é utilizar algo com cheiro forte como alho, naftalina e também amônia, pois são cheiros que o gambá detesta. Uma dica com a amônia, por exemplo, é colocar uma quantidade dentro de uma lata fechada, adicionar um pano deixando um pedaço do lado de fora por um buraco na tampa. Dessa forma o pano funcionará dispersando aos poucos esse cheiro, coloque nos locais preferidos por ele.
Outra sugestão é a naftalina, que deve ser dispersada por locais onde você suspeita que ele anda. Adicione dentro de saquinhos de organza.
Tente também a estratégia do alho, adicione um dente amassado em locais onde não quer que ele entre. Não se esqueça de amassar, pois inteiro não funciona.
- Repelente químico também é uma opção, pode ser usado em jardins, em volta da casa, ou em canteiro de flores. Procure esse repelente em casas de construção ou até mesmo lojas de pesca. Polvilhe esse pó em locais onde não deseja que apareça esse animal. Um repelente muito utilizado é algum com cheiro da urina do seu predador.
Nunca alimente os Gambás para que eles não voltem atrás de comida.