Compreende-se como calcário, o produto que se obtém com a moagem das rochas calcárias. O que o constitui é o carbonato de magnésio (MgCO3) e o carbonato de cálcio (CaCO3). Já a reatividade do calcário é a propriedade que ele tem de reagir quimicamente.
Em função dos teores de MgCO3, a classificação do calcário é:
- Calcítico, com o teor do MgCO3sendo inferior a 10%;
- Magnesianos, com o teor mediano do MgCO3sendo entre 10% até 25%;
- Dolomíticos, com o teor do MgCO3sendo acima dos 25%.
Em função das naturezas geológicas, o calcário é também classificado em sedimentar e metamórfico. O primeiro é mais friável ou “mole” e o último é mais “duro”. Entretanto, quando bem moído apresenta semelhante comportamento agronômico.
Esse é um assunto um tanto complicado, contudo, no artigo abaixo, vamos explicar tudo à respeito.
O Que É Reatividade Do Calcário?
Reatividade do calcário é a propriedade de um elemento em reagir quimicamente. Está relacionado com os caráteres metálicos ou não metálicos do elemento. É também a consequência das ações conjuntas de várias propriedades.
Já a reatividade de partículas é o valor que o percentual (%) expresso do corretivo reagente do solo em um prazo entre 12 até 36 meses.
Reatividade E Efeito Residual
A reatividade do calcário em modo corretivo é a rapidez da sua ação em determinados solos. Isso quer dizer que é a velocidade com o qual corrige sua acidez. Tal reatividade dependerá:
- Da condição do solo e do clima – Quanto maior for a acidez dos solos, a umidade e a temperatura, maior é sua reatividade. Essa é a razão pela qual na região tropical, o corretivo é mais reativo do que na região temperada e fria;
- Da natureza de cunho químico – A base forte é mais reativa do que a base fraca;
- Da granulometria – Se quanto mais o corretivo for fino, maior será a sua reatividade.
A cal (hidratada e virgem), além de ter uma granulometria bem fina, possui sua reatividade aumentada por conta da química (base forte). Assim, a reatividade do calcário é superior a 100%. Pode-se dizer que tal ação do produto é praticamente “imediata” (de 10 até 15 dias).
Efeitos residuais dos corretivos são os períodos de duração das correções da acidez, ou melhor, é quanto dura a calagem. Os efeitos residuais dependem de muitos fatores:
- Dosagens dos corretivos usadas na calagem;
- Tipos de solo;
- Adubação (o adubo nitrogenado acidifica o solo);
- Intensidades de cultivo;
- Entre outros.
Para Que Serve?
As composições, bem como a reatividade do calcário são fatos críticos e determinantes do desempenho de sistemas para dessulfuração dos gases da combustão com a base no calcário.
- A qualidade que o calcário tem acaba afetando:
- A remoção do dióxido de enxofre (SO 2);
- O dimensionamento dos tanques de reação;
- A taxa do consumo do calcário;
- A composição dos produtos de gesso, assim como dos fluxos do resíduos.
A reatividade do calcário é a medida direta de como o elemento irá fornecer a alcalinidade para que o ácido seja neutralizado.
Poder Da Neutralização E Da Reatividade Do Calcário
Para que ocorra a neutralização da acidez do solo é comum que seja utilizado o calcário. Em um solo ácido, com o pH que seja menor do que 5.6, as plantas não se desenvolverão bem, sofrendo com as ações do Al³+ tóxico. Acima de um pH 5.5, quando o alumínio tóxico não pode mais existir no solo, a disponibilidade passa a aumentar. Assim, a faixa do pH mais indicada para que as plantas se desenvolvam fica entre 6,0 até 7,0.
Ao se escolher um calcário é necessário levar em conta:
- O poder da neutralização (PN);
- A granulometria de partículas determinantes da reatividade (RE);
- O teor de CaO e MgO.
O calcário calcítico é aquele que apresenta teor maior de CaO, bem como teor menor de MgO (< 5%). Os dolomíticos mostram, além de CaO, acima de 12% do MgO. Em um calcário tem-se o poder de neutralização (PN) e o poder de reatividade (RE) de partículas.
O PN é a conversão de CaO, mas também de MgO no CaCO3 equivalente (ECaCO3). Assim sendo, o PN dos carbonatos de cálcio (CaCO3) são 100%. O PN de CaO é 179, mas o PN de MgO é 248. Isso quer dizer que acabam neutralizando a acidez dos solos, em 1,7884 e 2,48 vezes, respectivamente, em se relacionando ao PN do carbonato.
Dessa, o poder da neutralização (PN) é a capacidade dos produtos em fazer a neutralização dos ácidos. Quanto maior for o PN do calcário, maior será a quantidade dos ácidos neutralizados.
Como Fazer Os Cálculos
O teores de MgO e CaO é a maneira como um laboratório expressa o resultado da análise dos produtos. O equivalente ao carbonato de cálcio do CaO se mostra sendo 1,7884. Já o MgO se dá em 2,48. O PN se calcula da seguinte forma:
Conhecendo os teores do MgO e CaO, é possível calcular o que equivale ao carbonato de cálcio. Vamos ao exemplo: O calcário apresenta 11% do MgO e 37% do CaO.
11% do MgO x 2,48 = 27,28
37% do CaO x 1,7884 = 66,17
PN = 66,17 + 27,28 = 93%
Mas, não apenas os valores do PN de calcário devem ser considerados para se determinar que o produto tenha qualidade. É necessário que os calcários reajam com rapidez no solo, entre 1 até 2 meses, dependendo da granulometria das suas partículas.
Para tal, calcula-se a reatividade do calcário (RE). As partículas maiores de 2 mm acabam não reagindo nos processos de neutralização, o que leva bastante tempo para que ocorra a reação com o ácido do solo.
A partícula com diâmetro que fica entre 2 até 0,84 mm acabam reagindo no solo entre 2 a 3 meses, o que passa na pela ABNT 10, sendo retido na ABNT 20. A partícula entre 0,84 até 0,30 mm reage 60% no período, passando pela ABNT 20, sendo retido na ABNT 50. A partícula menor que 0,30 mm reage em aproximadamente 6 meses. Estes fatores podem ser usados na reatividade do cálculo (RE).