Home / Natureza / O Que É Quando a Boca Do Cachorro Espuma?

O Que É Quando a Boca Do Cachorro Espuma?

Ver espuma na boca do animalzinho é sempre sinal de preocupação, saiba identificar quando o caso é grave!

Sempre que percebemos o mínimo de espuma branca saindo pela boca do cachorro, ficamos desesperados. Na maioria das vezes, a reação acontece do nada, nem sempre o animal comeu algo diferente ou fez algo diferente do habitual. Algumas vezes, ela aparece até durante o sono, mostrando problemas que podem ser até de nascença.

Normalmente, a espuma é branca, pegajosa e aparece em pouco quantidade em volta da boca do bichinho. Em casos mais graves, o cachorro vomita a espuma, que até mesmo pode ser amarela. Nesses casos, vá imediatamente ao veterinário. Só que esse tipo de sintoma acontece por vários motivos.

Quando o cachorro come muito rápido, por exemplo, ou faz muitos ou poucos exercícios, ou até mesmo se é alérgico há algum alimento. Nas situações mais preocupantes, a espuma branca se mistura com uma baba transparente e dependendo do sintomas, pode ser uma doença grave como a raiva.

Nesse post, vamos trazer algumas dicas para você observar no seu cãozinho. Em diversas situações, quando os sintomas são observados cedo, doenças graves podem ser prevenidas. Saiba quando esse a espuma branca pode ser um alerta para problemas sérios de saúde.

Problemas Gastrointestinais

Problemas Gastrointestinais no Cachorro
Problemas Gastrointestinais no Cachorro

Assim como nós, os cachorros podem rejeitar alimentos ou até mesmo comer tanto que o organismo fica confuso. Em casos que o cachorro comeu demais, alimentos pesados como carnes gorduras ou carboidratos em excesso, isso pode causar uma reação no estômago. Isso porque a espuma vem do bicarbonato, presente no organismo dos bichinhos, que em uma espécie de refluxo retorna como espuma pra boca.

Em pouca quantidade, a espuma que denuncia os problemas no sistema digestivo não demonstra doenças graves e pode ser tratada com remédios indicados pelo médico veterinário. Nunca tente resolver com as próprias mãos ou a situação pode piorar.

Obesidade E Falta De Exercícios

Cachorro Obeso
Cachorro Obeso

Cachorros também precisam cuidar da saúde através de bons alimentos, controle da alimentação e caminhadas regulares. Espumas podem denunciar que seu bichinho come muito, está acima do peso e faz pouco exercício. O primeiro sinal é se em cada caminhada curta ele está ofegante. O outro sinal de que algo está errado, é a espuma branca em volta da boca. Organismo ruim, falta de exercícios causam problemas sérios de saúde.

Tente organizar a rotina para que a comida não fique o tempo todo disponível para ele. Se você cuida da sua alimentação e comer em determinados horários, não encha o cachorro com petiscos, por exemplo. Cuide do peso dele que será muito mais saudável em vários aspectos.

Raiva Canina

Uma das doenças mais temidas pelos donos de pet, a raiva pode até ser rara, mas ainda está muito presente em alguns lugares.  A raiva canina é transmitida através da mordida ou quando um animal arranha o outro, o sinal mais famoso da doença é a baba transparente e a alteração de comportamento no cachorro.

Nesse caso, a baba é parecida com a espuma, mas a cor é diferente. Ela aparece porque o bichinho não consegue mais engolir normalmente, fazendo com que a baba volte para a boca o tempo todo. Sem falar nas náuseas, irritações no estômago, diarréia, entre outros sintomas. Infelizmente, a raiva é gravíssima e seu cachorro, quando infectado, tem pouco tempo de vida.

Isso porque a raiva oferece riscos para os humanos. Normalmente, é transmitida por animais silvestres, como o morcego. Por isso, é importante ficar de olho no seu pet e levar aos veterinário regularmente para prevenir coisas que não podemos evitar, como o contato com animais noturnos, por exemplo.

Problemas Cardíacos

Parece improvável, mas problemas no coração em animais domésticos são denunciados através da tosse em excesso. No casos dos cachorros, por motivos que a gente já citou como a combinação de ácidos no estômago, um sinal e um coração indefeso é a espuma. Isso porque ele passar a tossir tanto, que o refluxo acontece.

Outros sinais além da espuma, é se o cãozinho está ofegante, sofrendo para atividades simples e ainda acima do peso, preste mais atenção: ele pode estar com problemas cardíacos e ficando mais fraco a cada dia.

Problemas Cardíacos no Cachorro
Problemas Cardíacos no Cachorro

Plus: Os Vômitos

Um dos sinais de alerta mais claros é o vômito e a cor da secreção. Essa espuma branca pode sair em forma de vômito, mas a secreção pode ser amarela também. O vômito pode ser sinais para doenças graves, ou não. Depende da quantidade ou da frequência. Se seu pet vomita uma vez ou outras e não tem outros sintomas, apenas procure o veterinário por segurança.

Se ele vomitar com uma certa frequência, todos os dias, por exemplo, sendo espuma branca ou vômito amarelo, pode ser um sinal de doença grave. Imediatamente, procure o veterinário para descobrir a causa. Ainda mais se ele ficar fraquinho, desanimado e com outros problemas, como secreções pelos olhos ou remelas grandes e persistentes.

No fim das contas, espuma branca na boca do cãozinho sempre exige atenção. Ela denuncia inúmeros problemas. Lembre-se que para quem não fala, como nossos cachorrinhos, observar o jeito dele e os sintomas diferentes é sempre importante. A espuma branca é comum e pelo menos uma vez na vida seu pet pode desenvolver.

Cachorro Com a Boca Espumando
Cachorro Com a Boca Espumando

Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante. Nunca tente medicar seu pet, ou esperar para ver o que acontece depois. Outra dica importante, é nunca interromper quando ele vomita, por exemplo. Veja bem a quantidade , o que ele está expelindo e a frequência com que esse problema acontece.

Até mesmo as dicas da internet, como essas que estamos dando podem te ajudar a não ficar tão desesperado (a) se seu cãozinho está doente. Os tratamentos, após procurar o médico veterinário, variam: diminuir a comida, melhorar a alimentação, trazer mais exercícios para rotina do pet ou até mesmo medicamentos para reduzir as secreções.

Além disso, manter o ambiente sempre limpo, evitar objetos pequenos perto do cãozinho e manter a carteirinha de vacinas em dias também previne futuras dores de cabeça.

Veja também

Komondor Visto de Perto

Komondor: Características e Temperamento

Se você está interessado em cães de grande porte e personalidade única, o Komondor pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *