Atualmente, existem estudos que abrangem diversas áreas, que antigamente, nem sequer era possível imaginar.
Com os processos tecnológicos que foram avançando cada vez mais, é possível estudar sobre os animais, sobre as plantas, sobre o mar, sobre o céu e também sobre os solos.
Ainda que alguns lugares sejam mais difíceis de serem estudados do que outros, como é o caso dos mares, todas essas áreas possuem grande quantidade conhecimento.
Assim, é possível se aprofundar em qualquer área com apenas uma pesquisa no Google sobre o tema do seu interesse.
Se antigamente o conhecimento estava restrito a poucas pessoas da grande realeza, hoje todo esse conhecimento está disponível para qualquer pessoa que tenha interesse.
A pedologia, por exemplo, que muitos pensam ser a área de estudo dos pés, tem como objetivo estudar os solos.
Então, primeira lição: não confunda pedologia com podologia, o primeiro é referente aos solos, e o segundo pés.
Hoje, você vai aprender tudo sobre a pedologia, sobre o que ela estuda exatamente, como ela surgiu, como ela funciona, e muito mais!
Acompanhe a leitura e se torne um craque você também nesse assunto que tem gerado o interesse de muitas pessoas nos últimos anos.
O que é Pedologia?
A pedologia é a área responsável por estudar o solo, ou seja, tudo sobre a sua forma, sobre a sua origem, sobre a sua classificação e também sobre as suas propriedades.
Sua palavra, pedologia, é formada por pedon, que possui origem no idioma grego e que significa solo e então logia, que com origem também no idioma grega, significa estudo, assim, se forma: estudo do solo.
A origem da pedologia teve como terreno a Rússia, em 1880, quando o então geógrafo de nome Vasily Dokuchaev percebeu que havia muitas coisas no solo que poderiam ser estudadas.
Vasily percebeu que o solo não era um amontoado de vários materiais, mas sim, um resultado que tem como influência diversas interações e fatores, como, por exemplo, a topografia, o clima e os organismos que naquele solo vivem.
Assim, a partir desses aspectos e fatores, Vasily verificou que o solo é formado e alterado pelas interações que ao longo do tempo aquele amontoado de terra sofre.
O solo é tão importante quanto o ar que respiramos e a água que bebemos, pois é ele quem dá vida às árvores, às plantas e também que sustenta as nossas casas, os prédios das cidades, entre outros.
O Que a Pedologia Estuda?
A pedologia, então, como vimos, estuda o solo, e como e pelo o que ele é formado, mas vamos entender um pouco mais a fundo?
Ao estudar o solo, é possível verificar quais são os materiais orgânicos que ali existem, e como eles podem auxiliar os humanos no setor agrícola.
Nesse sentido, por exemplo, a pedologia é uma área de extrema importância no Brasil, pois há milhares de anos possuímos uma grande vocação para a área agropecuária, e é dessa área que grande parte da nossa economia depende.
A pedologia tem como principal função, então, entender e estudar o solo de forma muito aprofundada, para que algumas correções e melhorias possam ser feitas.
- Por exemplo, a partir da pedologia é possível:
- Corrigir e também aumentar a fertilidade natural de certo solo
- Neutralizar a acidez que há nos solos
- Identificar quais são os melhores solos para determinada plantação
- Monitorar quais são as matérias orgânicas em cada solo
- Preservar o solo contra a erosão
Então, a partir desses estudos, a plantação, a manutenção, o cuidado e a melhoria dos solos se torna muito mais fácil, correto?
Como a Pedologia Funciona?
Para que os especialistas em pedologia comecem os seus estudos, o ponto de partida principal é o estudo e também o exame do perfil no meio natural do solo escolhido.
Dessa forma, trincheiras e buracos são feitos no solo que será estudado, e a partir de então, é necessário que seja feita uma descrição completa daquilo que está sendo visto.
A partir desses buracos, é retirado também grandes ou pequenas porções de terra, e ao levar para o laboratório, é possível identificar quais materiais orgânicos aquele solo possui em quantidade alta ou em quantidade pequena.
Se antigamente era muito difícil saber quais solos dariam boas plantações de arroz, por exemplo, e quais não, hoje, a partir da pedologia, é possível identificar exatamente qual o melhor tipo de plantação para aquele solo.
Com as amostras devidamente coletados e estudadas, é possível categorizar cada um dos solos de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.
A pedologia exerce enorme importância para as áreas da agronomia, da geologia, da geografia e também das ciências ambientais.
Faculdades de diversas áreas podem possuir na sua grade a matéria de pedologia, pois ela fornece ampla visão sobre os mais variados tipos de solo.
Mercado Profissional
Além de possuir grande importância para o estudo dos solos para as mais diversas áreas de conhecimento, a pedologia tem se tornado também uma carreira de muito sucesso e procura no mercado de trabalho.
No Brasil, por exemplo, existe cerca de apenas 50 pedólogos, ou seja, é um mercado ainda muito pequeno, e que pode oferecer diversas oportunidades para quem deseja começar a se especializar nessa área.
Atualmente, no mercado de trabalho, quem recebe as funções de pedologia, são os engenheiros agrônomos e também os engenheiros florestais, no entanto, a pedologia não é a especialidade dessas áreas.
Quem se formou em pedologia ou possui essa especialização, normalmente, costuma a trabalhar na esfera pública, principalmente para o governo federal, pois são eles os responsáveis pelas pesquisas e também metodologia no setor.
Nos últimos anos, no entanto, muitas bolsas, pesquisas e vagas nessa área tem sido cortada, impulsionadas principalmente pelo baixo interesse nesse setor.
É, no entanto, uma área fundamental para o crescimento de qualquer país que tem como grande atividade o ramo de agronegócio.
E então, o que você achou do conteúdo? Você é estudante de pedologia ou faz algum curso com essa matéria na grade? Ficou com alguma dúvida ou deseja contar alguma curiosidade sobre a pedologia? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!