Abaixo da membrana plasmática, no caso, logo abaixo, existe um camada composta por filamentos de actina e por uma série de proteínas que se ligam a esta actina: o córtex celular.
O córtex celular é uma peculiaridade das células eucarióticas, ou seja, células animais ou vegetais com um núcleo bem definido e individualizado.
Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o córtex celular, além de curiosidades referentes a outros componentes e estruturas da célula.
Então venha conosco e boa leitura.
Organização Básica das Células Animais
A nível didático e simplificado, as células animais se dividem em 3 partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
A membrana plasmática é responsável por delimitar o conteúdo e por controlar a entrada e saída de substâncias. O envoltório externo da membrana plasmática é chamado de glicocálix ou glicocálice, e consiste em uma proteção extra para a célula.
No citoplasma estão imersas as organelas, sendo elas os ribossomos, centríolos, lisossomos, mitocôndrias e outras.
O núcleo celular da célula animal também delimitado por uma membrana e abriga o material genético sob a forma de cromossomos. No interior do núcleo, existe o nucléolo, estrutura responsável por coordenar os processos de reprodução celular, por meio da síntese de proteínas.
Citoplasma: Conhecendo a Funcionalidade das Organelas
Os ribossomos são responsáveis pela produção e síntese de proteínas. Os retículos endoplasmáticos liso e rugoso são responsáveis por sintetizar moléculas orgânicas e transportar proteínas.
O complexo de Golgi atua armazenando, modificando e liberando substâncias, também exporta as proteínas que forma sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e também origina os lisossomos (estruturas responsáveis pela digestão celular).
As mitocôndrias possuem um papel de destaque, uma vez que são responsáveis pela respiração celular e produção de energia.
Os centríolos auxiliam na divisão celular, isto é, nos processos de meiose e mitose.
Nos peroxissomos ocorre o armazenamento de enzimas. Essas estruturas possuem formato arredondado, assim como os lisossomos.
Alguns tipos de células (tais como as encontradas no tecido adiposo) possuem vacúolos, os quais, de acordo com a sua função, podem ser classificados em vacúolos digestórios, de armazenamento e pulsáteis.
Principais Diferenças Entre as Células Animais e Vegetais
As células vegetais possuem algumas organelas extras em comparação às células animais, tais como os cloroplastos, cromoplastos, leucoplastos e vacúolos (os quais, embora existam nas células animais são mais raros). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese.
A importância dos vacúolos para as células vegetais está diretamente relacionada ao desempenho de funções como o armazenamento de seiva, e controle sobre a entrada e saída de água.
A célula vegetal também possui a grande peculiaridade da parede celular, estrutura rígida e externa à membrana plasmática, formada principalmente por celulose.
As células animais utilizam o glicogênio como reserva energética, ao passo que, as células vegetais utilizam o amido.
Os vegetais comunicam as células umas com as outras através de conexões plasmodesmas; ao passo, que, nas células animais, este papel é desempenhado pelas junções comunicantes.
Mesmo com essas diferenças pontuais entre células vegetais e animais, há muito mais características em comum, tais como a organização básica das células e as organelas citoplasmáticas (as quais são em maior número nas células vegetais).
Células Eucariontes e Procariontes
As células procariontes são geralmente mais simples do que as eucariontes, uma vez que não possuem núcleo bem definido, ou seja, o material genético não está envolto por um membrana nuclear, logo fica disperso no citoplasma.
Outra característica das células procariontes é que estas possuem cromossomo bacteriano (o qual possui genes que codificam as proteínas importantes para o funcionamento da célula) e plasmídeos (ou seja, moléculas de DNA circular livres no citoplasma). Nos plasmídeos, também há genes que codificam proteínas, e estes estão relacionados a algumas funções adaptativas, tais como a resistência a antibióticos.
As famosas organelas das células eucariontes (mitocôndrias, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, dentre outras) não são encontradas nas células procariontes.
As células eucariontes possuem citoesqueleto, logo realizam funções que as células procariontes não são capazes, tais como endocitose e exocitose.
Os representantes de indivíduos procariontes são as bactérias e algas azuis. No caso dos indivíduos eucariontes, os representantes são os protozoários, fungos, algas, plantas e animais.
O que é o Córtex Celular e Para que Serve?
Após um longo apanhado sobre os componentes da célula, chegamos à questão-chave deste artigo.
O córtex celular, tal como já citado acima, é uma camada situada abaixo da membrana plasmática. Os filamentos de actina desempenham um importante papel na composição desta estrutura, assim como várias outras proteínas que se ligam à actina.
A função do córtex celular é controlar tanto a forma quanto os movimentos de superfície de grande parte das células animais.
O que é o Córtex Celular e Para que Serve? Um Pouco Mais Sobre os Filamentos de Actina
Os filamentos de actina são formados por dois profilamentos de actina entrelaçados (com diâmetro compreendido entre 5 a 9 nm), os quais são organizados na forma de feixes lineares.
Eles costumam estar distribuídos por toda célula, contudo se concentram mais especificamente na região na qual o córtex celular será formado.
Em linhas gerais, estes filamentos também são responsáveis pela formação dos microvilos, estereocilios e miofibrilas (também chamadas de microfilamentos).
Tais filamentos, em combinação com as proteínas motoras, promovem a locomoção celular.
*
Depois de conhecer/ revisar muitas informações referentes ao componentes da célula, dentre eles o córtex celular; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.
Aqui há muito material de qualidade com artigos em vários campos das ciências biológicas e da saúde, seja para auxiliar em trabalhos escolares, seja para satisfação de dúvidas diárias.
Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
Brasil Escola. Diferenças entre células procariontes e eucariontes. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/biologia/diferencas-entre-celulas-procariontes-eucariontes.htm>;
MAGALHÃES, L. Toda Matéria. Célula animal. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/celula-animal/>;
Portal São Francisco. Célula vegetal. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/celula-vegetal>;
VIRGINIO, F. Estudo prático. Citoesqueleto- Função e componentes. Disponível em: < https://www.estudopratico.com.br/citoesqueleto-funcao-e-componentes/>;