Home / Natureza / O Que é Gleização? Como, Quando e Onde Ela Ocorre?

O Que é Gleização? Como, Quando e Onde Ela Ocorre?

Gleização são os processos de transformação que envolvem todas as estruturas do solo quando expostos a condições constantes de alagamento, produzidas pelo aumento das águas subterrâneas . Nos trópicos e subtrópicos são cultivados para arroz ou, após drenagem , para culturas e árvores de campo. Os Gleysols encontrados nas regiões polares são congelados em profundidade rasa e são usados ​​apenas pela vida selvagem. Esses solos ocupam cerca de 5,7 % da área continental da Terra , incluindo o vale do Mississippi, centro-norte da Argentina e centro da África, o vale do rio Yangtze e Bangladesh .

Características dos Gleissolos

Os Gleissolos são tecnicamente caracterizados por evidências químicas e visuais de redução de ferro. A translocação descendente subsequente (migração) do ferro reduzido no perfil do solo está associada a cores cinza ou azul em horizontes subterrâneos (camadas). Onde quer que ocorra oxidação do ferro translocado (em fissuras e rachaduras que podem secar), manchas vermelhas, amarelas ou marrons podem ser vistas. Os Gleissolos estão relacionados às ordens Entisol e Inceptisol, sempre que estas ocorrem sob condições alagadas, suficientes para produzir evidências visuais de redução de ferro. Em zonas climáticas quentes, esses solos ocorrem em associação com os grupos de solo Fluvisol e Cambisol .

Gleissolos
Gleissolos

O Que Indica A Cor do Solo

A cor é um método simples de classificar o solo. O solo preto ou marrom escuro geralmente indica a presença de matéria orgânica em decomposição, portanto é geralmente fértil. Solo marrom ou amarelo pálido geralmente indica que a matéria e os nutrientes orgânicos são baixos e isso geralmente significa baixa fertilidade e estrutura. Solo pálido precisa de muita matéria orgânica e cobertura morta.

O solo vermelho geralmente indica intemperismo extenso e boa drenagem, mas geralmente precisa de nutrientes e matéria orgânica. A cor vermelha é devida à oxidação de compostos de ferro (‘ferrugem’) no solo.

Solo Vermelha
Solo Vermelha

Qual a Composição do Solo

O solo é composto de partículas minerais, matéria orgânica, água e ar.  As partículas minerais no solo são definidas pelo seu tamanho. A areia tem 0,02 a 2 mm. de diâmetro, o lodo é 0,002 a 0,02 mm de diâmetro e a argila tem menos de 0,002 mm. de diâmetro. A mistura dessas partículas dá ao solo sua textura. A textura ideal para as plantas é o barro , uma mistura de argila, silte e areia.

A matéria orgânica é a força vital do solo produtivo da jardinagem. Armazena nutrientes para as plantas, melhora a estrutura do solo, retém a umidade e fornece alimento para minhocas e microorganismos que melhoram ainda mais a fertilidade e a estrutura do solo. A matéria orgânica é qualquer material que já existia e inclui lixo de folhas, composto, cobertura morta, aparas de grama e adubos animais. Um solo sem matéria orgânica é um solo faminto.

Composição do Solo
Composição do solo

Quantidade de Água

Um solo úmido, mas com drenagem livre, retém 25 a 35% de água em volume. A água é drenada através de grandes espaços (macroporos) no solo, como rachaduras, túneis de minhocas e espaços entre pedaços de solo (agregados). A água é mantida no solo em pequenos espaços (microporos) dentro dos agregados do solo, onde é usada pelas raízes das plantas. O barro é um bom solo para jardinagem, porque a areia permite que a água escorra livremente, enquanto o lodo e a argila armazenam água em microporos. A matéria orgânica também ajuda a reter a umidade no solo.

No processo de gleização os solos de áreas úmidas,  no estado natural são continuamente saturados de água a 50 cm. da superfície, por longos períodos de tempo. A redução de Ferro e Manganês leva predominantemente a tons acinzentados no perfil abaixo do lençol freático.

Solo Úmido
Solo Úmido

Níveis de Aeração

Um solo úmido, mas que drena livremente, tem 15 a 25% de ar em volume. Esse ar é retido nos macroporos e microporos e fornece oxigênio necessário para as raízes e para os microorganismos do solo. Quando esses poros se enchem de água e o solo fica saturado, a maioria das plantas morre porque não há oxigênio suficiente disponível para suas raízes.

Agregados do Solo

Partículas no solo são unidas por argila e matéria orgânica em agregados. Estas são as migalhas ou pedaços que o solo quebra naturalmente quando você cava. O termo técnico para estes é peds.  Solo bem estruturado possui espaço (poros) adequado entre os agregados para permitir que a água e o ar entrem no solo e drenem facilmente, mas retém água suficiente nos agregados para manter o crescimento das plantas.

Você pode danificar a estrutura do solo por excesso de cultivo. As partículas do solo quebram os agregados e bloqueiam os poros do solo, formando uma crosta na qual a água e o ar não podem entrar e as mudas não conseguem romper. A matéria orgânica pode ajudar a melhorar a estrutura.

Nutrientes do Solo

Os nutrientes do solo são fornecidos por matéria orgânica (folhas podres, raízes mortas etc.) e fertilizantes. Se você usar fertilizantes solúveis em água, aplique-os em pequenas quantidades com frequência, para que as plantas possam usar os nutrientes à medida que são aplicados. A lixiviação de aplicações excessivas de alguns fertilizantes solúveis, especialmente fertilizantes de nitrogênio, pode acidificar o solo, queimar as raízes das plantas e lixiviar o fornecimento de água.

As plantas nativas geralmente são muito sensíveis ao fósforo, portanto, use apenas fertilizantes com baixo teor de fósforo ou formulações especiais para plantas nativas.  Os fertilizantes orgânicos, como os adubos, liberam seus nutrientes lentamente, para que as plantas absorvam todos os nutrientes. Se você usar muita matéria orgânica e composto, seu solo não precisará de muitos outros nutrientes.

Organismos do Solo

Organismos do Solo
Organismos do Solo

Os organismos do solo podem representar 3% da matéria seca no seu solo. Eles incluem bactérias, fungos, ácaros, formigas, milípedes, besouros, minhocas, lesmas e caracóis. Os organismos do solo derivam sua energia e nutrientes da decomposição de materiais vegetais e animais. Ao digerir esse material, eles liberam oxigênio e nutrientes minerais que as plantas podem usar. Quando eles morrem, eles se decompõem e liberam mais nutrientes, assim como contribuintes valiosos para a fertilidade do solo. Eles também ajudam a melhorar a estrutura do solo com seus túneis e escavações, e convertendo partículas finas em migalhas maiores. Os organismos do solo precisam de grandes quantidades de matéria orgânica para viver, calor (mas não calor extremo), umidade., Oxigênio e pH quase neutro no solo.

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *