Home / Natureza / O Que É Ácido Gama Linoleico? Para Que Serve?

O Que É Ácido Gama Linoleico? Para Que Serve?

Ácido gama-linolênico (GLA) é um tipo de ácido graxo encontrado em certos óleos vegetais que se acredita possuir propriedades terapêuticas. Classificado como um ácido graxo ômega-6, o GLA é convertido pelo organismo em substâncias que combatem a inflamação e os danos celulares. Óleo de sementes de cânhamo , prímula , semente de borragem e  groselha estão entre algumas das maiores fontes de GLA.

No corpo, o GLA é um precursor de um composto conhecido como prostaglandina . As prostaglandinas são sintetizadas no local de uma infecção ou lesão cujo papel é mediar a inflamação e a dor como parte do processo de cicatrização.

Algumas pessoas acreditam que essas propriedades podem prevenir ou tratar certas doenças ou trabalhar em complemento de outras drogas para aliviar os sintomas. Disponível como suplemento dietético, o GLA também pode ser encontrado em quantidades significativas em sementes de aveia, cevada, espirulina e cânhamo.

Ácido Gama Linoleico

Benefícios Para a Saúde

Profissionais da medicina alternativa acreditam que o GLA pode melhorar a saúde geral, reduzindo o nível de proteínas inflamatórias, conhecidas como citocinas , no corpo. As citocinas são essenciais para desencadear a inflamação, uma resposta imune natural usada para neutralizar infecções e curar lesões.

No entanto, se os níveis de citocinas persistirem – como pode acontecer com obesidade, pressão alta, doenças autoimunes e outros distúrbios crônicos – a inflamação incessante pode causar danos progressivos às células e tecidos.

Na medicina alternativa, acredita-se que o GLA previna ou trate uma ampla gama de condições de saúde não relacionadas, incluindo: Asma; Aterosclerose; Câncer; Neuropatia diabética; Eczema; Síndrome da fadiga crônica; Depressão; Colesterol alto; Sintomas da menopausa; Síndrome metabólica; Psoríase; Artrite reumatoide.

Poucas dessas afirmações são fortemente apoiadas por pesquisas. Além disso, a maioria das pesquisas atuais envolve o uso de óleo de prímula ou de borragem em vez de suplementos de GLA.

Pesquisa dos Efeitos do Ácido Gama Linoleico

Eczema é um termo genérico usado para descrever um grupo de doenças da pele que ocorrem em episódios e causam coceira, vermelhidão, inchaços e descamação. A dermatite atópica é uma das formas mais comuns de eczema, juntamente com dermatite de contato e dermatite seborreica. De acordo com um estudo de 2014, uma dose de 4 a 6 gramas de óleo de prímula tomada diariamente diminuiu a gravidade e a recorrência da dermatite atópica em 21 adultos após 12 semanas de uso. Doses mais altas conferiram melhores resultados, com 6 gramas de óleo de prímula fornecendo nada menos que 480 miligramas de GLA por dia.

A artrite reumatoide é uma forma auto-imune de artrite caracterizada por inflamação persistente e dano progressivo das articulações e outros tecidos. Acredita-se que, ao amenizar a inflamação autoimune subjacente, o GLA possa reduzir a progressão ou gravidade da doença. De acordo com o estudo de 2014, o uso diário de óleo de borragem (por conta própria ou com óleo de peixe) reduziu a necessidade de medicamentos anti-reumáticos modificadores de doenças comumente usados ​​para tratar a artrite reumatoide.

Ácido Linoleico
Ácido Linoleico

A neuropatia diabética é um distúrbio nervoso caracterizado por sensações dolorosas de alfinetes e agulhas. A condição é causada pela inflamação persistente associada ao diabetes, que gradualmente desgasta a membrana isolante externa das células nervosas (chamada bainha de mielina. De acordo com um estudo de 2007, camundongos com diabetes induzido quimicamente experimentaram uma melhor função nervosa quando receberam GLA por oito semanas em comparação com os ratos que receberam ácido docosaexaenoico  encontrado no óleo de peixe.

O óleo de borragem e o óleo de prímula são usados ​​há séculos para tratar os sintomas da menopausa. Há alguma evidência, embora leve, de tais benefícios. De acordo com um estudo de 2013, as ratas que foram ovariectomizadas sofrem cornificação vaginal após receberem suplementos de GLA por 21 dias. A cornificação vaginal ocorre quando o aumento dos níveis de estrogênio faz com que as células da superfície se tornem maiores e mais lisas, como parte do ciclo menstrual .

Efeitos Colaterais do Ácido Gama Linoleico

O ácido gama-linolênico é geralmente considerado seguro para uso. Os efeitos colaterais comuns incluem arrotos, flatulência, fezes moles e diarreia, principalmente no início do tratamento. Os sintomas tendem a ser leves e gradualmente se resolvem por conta própria, à medida que o corpo se adapta ao tratamento. Os sintomas persistentes geralmente podem ser aliviados pela redução da dose.

Devido aos seus efeitos semelhantes ao estrogênio, os suplementos de GLA devem ser evitados durante a gravidez, pois podem aumentar o risco de aborto. A segurança em bebês e crianças mais novas também não foi estabelecida. Como tal, é melhor evitar o uso durante a amamentação ou em crianças menores de 7 anos.

Evite qualquer suplemento de GLA que contenha óleo de borragem se estiver grávida ou tentando engravidar. O óleo de borragem contém alcaloides pirrolizidínicos que são contra-indicados na gravidez devido ao risco de defeitos congênitos.

Pacientes devem evitar o uso se tiver diarreia ou qualquer condição caracterizada por diarreia crônica, uma síndrome do intestino irritável predominante por diarreia.

Interações Com Medicamentos

Sabe-se que o ácido gama-linolênico retarda a coagulação do sangue e pode amplificar os efeitos de anticoagulantes como Coumadin (varfarina) e Plavix (clopidogrel), causando contusões e sangramentos fáceis. Pare de tomar suplementos de GLA pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada para evitar sangramentos excessivos.

Tomar GLA com fenotiazinas usadas para tratar esquizofrenia e transtorno bipolar pode causar convulsões espontâneas. Evite o GLA se estiver tomando Mellaril (tioridazina), Prolixina (flufenazina), Stelazina (trifluoperazina), Thorazina (clorpromazina) ou qualquer outro antipsicótico da classe das fenotiazinas.

Para evitar interações, sempre informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando, sejam eles de prescrição, vendidos sem receita, nutricionais, fitoterápicos ou recreativos.

Dosagem de Ácido Gama Linoleico

A maioria dos suplementos de GLA está disponível em cápsulas de gelatina mole com doses variando de 240 miligramas a 300 miligramas por cápsula. Não há diretrizes universais para o uso apropriado do ácido gama-linolênico. Doses de 1.800 miligramas por dia foram usadas em adultos por 18 meses, com poucos efeitos colaterais notáveis.

Isso não deve sugerir que todos precisem de doses tão altas ou que doses mais baixas sejam menos eficazes que doses mais altas. Como regra geral, comece com a dose mais baixa possível e aumente gradualmente semana a semana, conforme tolerado.

Se estiver tomando suplementos de GLA para um problema de saúde específico, informe seu médico para que você possa ser monitorado quanto a efeitos colaterais ou interações. Fazer isso também permite discutir outros tratamentos que podem ser mais apropriados para você como indivíduo.

Os suplementos alimentares não são estritamente regulamentados, dificultando o conhecimento de quais marcas são boas e quais são insuficientes. Para garantir melhor qualidade e segurança, opte por marcas que foram submetidas voluntariamente para teste por um organismo de certificação independente.

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *