Antes de partimos para um assunto importante, que é o que comer quando está com a virose da mosca é igualmente relevante falar um pouco sobre esse tipo de doença causada por vírus. Vamos saber mais?
A virose da mosca, cientificamente, é chamada de DDA (Doença a Diarreia Aguda). Trata-se de um problema que pode até levar à morte, em alguns casos e se não tratado.
Nos países de clima quente – como o Brasil – a contaminação pela virose da mosca é relativamente alta. Em especial, as épocas de calor e chuvas (como o Verão) são as fases onde mais ocorrências há dessa virose.
A Virose da Mosca
A contaminação se dá, principalmente, por moscas que pousam em alimentos ou líquidos e depositam neles agentes de contaminação. Ao ingerirmos alimentos ou líquidos contaminados, corremos grandes riscos de manifestar o problema.
Uma vez contaminado pela virose da mosca os principais sintomas surgem:
- Diarreias frequentes
- Vômitos
- Enjoos e náuseas
- Febre
- Dores abdominais
- Boca seca
- Excesso de sede
- Perda de peso, entre outros.
Tudo isso, se não for adequadamente tratado, pode levar a quadros e desidratação intensa, que evolui para condições graves e piores.
Além disso, a virose da mosca pode ser transmitida por alguns hábitos e atitudes prejudiciais. Entre elas:
- Má higiene pessoal;
- Condições precárias de higiene ambiental;
- Falta de higienização adequadas de alimentos, como verduras, frutas e legumes;
- Água sem tratamento básico;
- Descontrole da proliferação de insetos;
- Falta de coleta de lixo; etc.
Tratamento Contra a Virose da Mosca
Como mencionado é fundamental tratar a virose da mosca desde os seus sintomas iniciais. Isso deve ser feito, em especial, por meio da alimentação.
Mas, afinal, o que comer quando está com a virose da mosca?
Como um dos sintomas principais do problema é a diarreia e os vômitos, é fundamental que o portador da virose não deixe de repor os líquidos perdidos. Assim, recomenda-se por exemplo, a ingestão de soro caseiro, farmacêutico e frutas, verduras e legumes (que possuem boas quantidades de líquidos).
Além disso, ainda sobre o que comer quanto está com a virose da mosca, é recomendado refeições leves. Isso porque alimentos pesados podem piorar os desconfortos abdominais e estimular a diarreia – agravando, dessa forma, o quadro.
Por exemplo, dê prioridade também para carnes magras, cozidas, assadas e grelhadas. Evite frituras, pois pode piorar o quadro diarreico e dificultar a digestão.
Faça refeições leves de 3 em 3 horas, para repor os nutrientes perdidos com a diarreia causada pela virose da mosca. Caldos são boas opções, como de legumes, batata, frango, mandioca, entre outros.
Atenção ao consumo de leite e derivados. Sempre prefira aqueles com baixo teor de gordura, como o leite desnatado.
Mais uma boa opção é o iogurte. Esse alimento é nutritivo, além de ajudar a recompor a flora intestinal, afetada pela diarreia, mas, evite as versões com muito açúcar.
Queijos estão liberados, no entanto, evite os amarelos. A melhor opção é o queijo branco – também conhecido como Queijo Minas.
Ótimas opções de frutas são: a maça, a pera, a banana, a melancia, o melhor. Evite abacate, pois tem alto teor de gordura; manga, já que possui muito açúcar; uvas e ameixas; pois podem estimular a diarreia. Esses itens não estão proibidos em relação ao o que comer quando está com a virose da mosca, porém, deixe para saborear depois da cura complexa do problema, certo?
Alguns carboidratos estão liberados, além de indicados – pois são fontes essenciais de energia para um organismo que precisa de força para se restabelecer. Mas, há opções mais indicadas, como biscoitos leves (do tipo água e sal); biscoitos doces sem recheios (como os de maisena).
Vale listar também o que não se deve comer quando está com a virose da mosca. Atente-se a relação a seguir:
- Molhos em geral;
- Alimentos condimentados, muito temperados e fritos;
- Bebidas gasosas, como os refrigerantes, pois dificultam a digestão;
- Alimentos muito condimentados, gordurosos ou fritos;
- Doces em geral, como bolos, tortas, chocolates e outros – pois não trazem ao organismo os nutrientes necessários para uma boa recuperação, além de poder estimular as evacuações;
- Excesso de sal;
- Bebidas alcoólicas, que prejudicam a digestão e estimulam a desidratação;
- Alimentos e refeições industrializadas em geral, os chamados fast food;
- Café e chá preto;
- Frutas cítricas, pois podem agredir o aparelho digestivo, já fragilizado pela virose;
- Mel, pois tem excesso de açúcar e solta o intestino;
- Cereais e alimentos integrais, que embora sejam saudáveis, no caso da virose da mosca pode aumentar os episódios de diarreia; etc.
Outros Cuidados para Tratar a Virose da Mosca
Vale ressaltar que podem ser ministrados analgésicos caseiros, caso a pessoa apresente febre. No entanto, siga as instruções da bula. Caso a febre não baixe ou ultrapasse os 38° ou persista por mais de 3 dias, um serviço médico deve ser procurado.
As seguir as dicas e recomendações sobre o que comer quando está com a virose da mosca e demais cuidados, a pessoa costuma a apresentar melhoras já no 2º dia após o surgimento dos primeiros sintomas. A remissão da virose acontece, em geral, de 3 a 5 dias.
Novamente, caso os sintomas não melhorem, um profissional da saúde deve ser consultado. Pode ser necessário medidas de suporte e uma investigação mais profunda do estado do paciente.
Curiosidades Sobre a Virose da Mosca
Você sabia que não é apenas a mosca que transmite o tipo de virose aqui abordado? Alguns hábitos ruins e poucos higiênicos podem ocasionar quadros bem parecidos com essa virose ou a própria doença, transmitida por outros insetos contaminados.
Assim sendo, nunca é demais citar medidas que podem evitar o problema. Algumas delas são:
- Sempre que for possível, use o álcool gel;
- Lave as mãos com água e sabão sempre que chegar em casa da rua; for se alimentar, usar o banheiro e em outras ocasiões;
- Higiene total ao manipular alimentos, além de lavar verduras, frutas, legumes, grãos adequadamente.
- Ter cuidado ao manusear e preparar alimentos;
- Sempre manter os ambientes que frequenta (e a casa, é claro) dedetizado, limpo e organizado (bagunças e acumulo de objetos podem atrair vetores como as moscas e baratas); entre outras.