A plantação é um dos atos mais antigos criado pelo ser humano, isso porque desde os tempos mais antigos e remotos, o ser humano já necessitava de alimentação.
Com o passar do tempo, é claro, a plantação foi evoluindo, e foi implantando as novas tecnologias que o ser humano começou a desenvolver.
Não apenas tecnologia, mas também conhecimento foi implantado na técnica da plantação, como, por exemplo, a pedologia.
A pedologia é a área de conhecimento que estuda sobre o solo, ou seja, do que ele é formado, suas classificações e propriedades.
Dessa forma, é possível entender exatamente como o solo de uma região funciona, e qual o melhor tipo de plantação para aquele solo.
No entanto, existem também alguns solos que são ricos ou pobres em algum material, e isso pode afetar alguns tipos de plantações.
Você, por exemplo, o que acontece quando o pH do solo é ácido? Quais plantações podem ser feitas nesse tipo de solo?
Caso a resposta seja não, você está no lugar certo! Hoje, você vai entender exatamente o que ocorre quando o pH de um solo é muito ácido.
O que é pH do Solo?
O pH é uma solução química que representa uma escala onde neutro é igual a sete, e valores menores que sete indica acidez, enquanto valores maiores que sete indica algo básico.
No solo, o pH significa qual a concentração de íons H+, ou seja, vai indicar se o solo estudado é fértil ou infértil.
Para os agricultores, a faixa ideal de pH de um solo é quando ele fica em torno de 5,5 até 6,5, pois nessa faixa os nutrientes que as plantas precisam ficam disponíveis de forma mais fácil.
O solo possui sua acidez definida de acordo com as rochas que o formam, na interação que ele possui com o clima do local, e também na capacidade de absorver os sais alcalinos pela plantação presente, ou ainda na forma como o solo reage com produtos de fertilizantes.
Para que um estudo do solo seja bem feito, a recomendação é que engenheiros florestais, engenheiros agrícolas ou técnicos em agricultura coletem amostras do solo para que seja estudo no laboratório.
O que Acontece Quando o pH do Solo é Ácido?
Quando o pH de um solo é muito ácido, algumas plantas não conseguem se adaptar, e podem acabar morrendo, como é o caso da soja e do arroz.
Um solo muito ácido pode apresentar influências em várias partes de uma plantação, como no crescimento, na cor que as flores terão e também no desenvolvimento.
A hortênsia, por exemplo, é um ótimo exemplo para demonstrar o que ocorre quando ela é planta em um solo muito ácido.
Em solos normais, a hortênsia apresenta flores com cores que podem variar entre lilás, roxo, branco, sendo que a cor mais comum é a azul.
O que ocorre é o seguinte: quando a hortênsia é plantada em um solo ácido, a cor da sua flor é azul, quando plantada em um solo básico, a cor da sua flor é rosa.
Quanto mais o solo for ácido, mais azul se tornará suas flores, produzindo assim flores com uma cor azul muito escura.
No entanto, quando a hortênsia é plantada em um solo básico, é comum que suas flores sejam de cor rosa, e quanto mais básico o solo for, mais esse rosa será claro.
Esse tipo de transformação nas cores, dependendo da acidez do solo, ocorre com outras substâncias que levam o nome de indicadores ácido-base.
O que pode ser Plantado em um Solo Ácido?
Um solo considerado ácido apresenta poucas quantidades de um nutriente que é essencial para as plantas, que é o cálcio.
Algumas plantas, no entanto, conseguem sobreviver e terem seu crescimento de forma muito positiva, mesmo quando são plantadas em um solo ácido.
O alho, por exemplo, é um ótimo exemplo de planta que consegue ser plantada em um solo ácido.
Sua resistência é muito alta, e ele consegue suportar solos que apresentam uma variedade do pH entre 5,5 até 8,3.
Com uma adaptação muito boa também em diferentes climas, o alho é plantado em diversos locais, desde chácaras, sítios e hortas comunitárias até o próprio quinta da sua casa.
O solo deve ser muito bem drenado, deve ser leve, e com riqueza em matéria orgânica, e sua plantação pode ser feita em canteiros.
A colheita do alho varia bastante, e pode ocorrer apenas 3 meses depois do seu plantio, mas em alguns casos, pode demorar até 9 meses.
Por ser uma planta que consegue se adaptar em vários tipos de solo, tanto os ácidos, como os básicos, o alho é uma das plantações mais feitas em todo o mundo, servido há anos como o principal tempero nas casas de todas as famílias.
Como Ajustar o pH do seu Solo
No entanto, pode ocorrer também, a necessidade de se ajustar a acidez de um solo, tanto para mais, como para menos.
E é totalmente possível realizar esse ajuste! Realizar esse tipo de ajuste em determinadas situações é essencial para o desenvolvimento correto das plantações.
Quando o pH do solo está muito ácido, normalmente é utilizado alguns materiais que são inseridos diretamente no solo, como, por exemplo, compostos que são feitos de cal ou calcário em pó.
Com a implantação de cal ou calcário em pó, os nutrientes que ficam mais presentes no solo são: potássio, cálcio, boro e fosfato.
Caso o objetivo seja aumentar a acidez do solo, o processo que é feito é um pouco diferente, no entanto, muito simples também.
Nesses casos, alguns materiais orgânicos como agulhas de pinheiro ou adubo natural, ou ainda enxofre, podem ser utilizados para aumentar a acidez do solo desejado.
Mas tenha em mente que esse processo é um pouco mais demorado, então, normalmente é feito de forma bem antecipada, pensando no longo prazo para obter resultados.
E então, o que você achou do conteúdo? Você já fez uma plantação em solo ácido que deu super certo? Deixe nos comentários a sua experiência ou qualquer dúvida que tenha surgido!