Hoje vamos listar para vocês 15 curiosidades sobre a Rena. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante, tá bom?
Lista de 15 Curiosidades Sobre as Renas
Muito além de ajudantes do papai noel, as renas possuem curiosidades muito legais que vamos descrever aqui abaixo.
-
Quem é a Rena?
Muitas pessoas acreditam que as renas são os mesmos animais que os Caribus, inclusive em muitas fontes isso é afirmado. Mas na verdade ainda existem muitas dúvidas sobre esse assunto, até onde vai esse nível de parentesco? Para alguns estudiosos do assunto, as duas nomenclaturas não são sinônimos. Essa conclusão veio através de alguns estudos que encontraram diferenças genéticas entre esses animais, podem até ser primos próximos, mas não mais que isso. Essa pesquisa foi baseada em estudos genéticos que observaram o modelo de migração da espécie conhecida como Rangifer tarandus através dos 21 anos passados. Com essa informação o cientista concluiu que a rena é um animal mais domesticado.
-
Renas Têm Alimento Preferido
Sim, as renas também tem seu prato preferido na hora de se alimentar. Apesar da disponibilidade de alimento não ser farta no ambiente em que elas habitam, elas adoram se alimentar de uma mistura de fungos e algas também conhecida como Cladonia rangiferina, também pode ser conhecido vulgarmente por líquen-das-renas.
-
As Renas Possuem Uma Visão Incrível
Esses animais são dotados de uma visão absurda, muito superior a nossa que é bem limitada. Enquanto o homem consegue enxergar comprimentos de ondas com 400 nm, esses animais podem enxergar até 320 nm. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que objetos que o ser humano só consegue ver utilizando luz negra, para elas é muito fácil. São capazes também de distinguir raios ultravioleta, aliás o único mamífero com essa capacidade. Esse privilégio ajuda com que ela sobreviva no Ártico, onde a incidência de luz é muito alta.
-
As Renas Também Pode Ser Chamadas de Bois e Vacas
Ficou confuso? Pois é isso mesmo, em alguns países a nomenclatura utilizada por ser a mesma de gados. Isso acontece pois nos EUA os machos e as fêmeas são chamados respectivamente de bull e cow, ou boi e vaca, além disso seus filhotes são chamados de calves que em portugûes seria bezerro. Curiosamente essas nomenclaturas não se aplicam a outros tipos de cervo.
-
Renas Possuem Pés Mutantes
Como assim? Então, as renas conseguem que seus pés se adaptem a estação do ano e região onde estão, elas vão se modificando conforme o local e clima. Um exemplo disso é que no verão o solo fica mais úmido e também macio e por isso seus pés ficam como esponjas garantindo tração no chão. Já no inverno essa esponja é trocada por seu forte casco, dessa forma não escorregam no gelo e conseguem cavar.
-
As Renas Vestem Sobretudos Naturais
Que loucura é essa? Pois é, esse ano possuem duas camadas de pelagem, a debaixo é mais espessa e dura, por cima uma pelagem comprida e cheia de ar como se fossem ocos como casacos de pele. Essa proteção é antitérmica e regula a temperatura do seu corpo em relação ao ambiente, só assim é possível sobreviver a locais tão gelados quanto o Ártico.
-
As Renas São Ótimas Corredoras
Olha que curioso, um filhote de rena com apenas 90 minutos após o nascimento já é capaz de correr muitos quilômetros por ai.
-
Se Correr Já é Fácil Imagina Caminhar
Como dito acima, correr não é problema para esse animal. Mas saiba que caminhar é ainda mais comum, elas possuem uma habilidade gigantesca de migração. Apesar de não serem todos os animais da espécie a viajar muito, alguns deles podem caminhar cerca de 37 Km em apenas um dia. Se somadas durante um ano inteiro, terão caminhado algo em torno de 5 mil km.
-
Leite Super Proteico
Poucas pessoas sabem que o leite das renas é reconhecido por ser o mais nutritivo e rico comparado a qualquer outro mamífero terrestre. Só a fim de comparação, o leite da vaca é constituído por 3 a 4% de nata, já o leite das renas podem chegar a 22% de nata e adicionados 10% de proteínas.
-
Fêmeas com Chifres?
Exatamente isso que você leu! Essa é a única espécie de cervídeo que ambos os sexos podem desenvolver chifres. Podemos ir além, as renas que aparecem em desenhos, fotos e filmes puxando o trenó do bom velhinho que estão sempre com as galhadas aparentes nos faz pensar um pouco. No começo do inverno os machos tendem a perder os chifres, nas fêmeas essa perda só vai ocorrer bem para frente. Pensando no Pólo Norte por exemplo o natal ocorre justamente no inverno podemos concluir então que os ajudantes do papai noel são na verdade fêmeas.
-
Ainda Sobre as Renas do Papai Noel
Vocês sabiam que as renas ajudantes do papai noel tem nomes? Aliás, duas delas precisaram trocar de nome. Vamos apresentar então as famosas renas, eram elas:
- Dasher;
- Dancer;
- Prancer;
- Vixen;
- Comet;
- Cupid;
- Dunder;
- Blixem.
Seus nomes foram apresentados no ano de 1823 no livro A Visit from St. Nicholas.
Tempo depois as renas Dunder e Blixem tiveram seus nomes trocados da língua Holandesa para o Alemão, agora então conhecidas como Donner e Blitzen, traduzidos para o português seriam trovão e relâmpago.
-
Mas de Onde Veio a Rena de Nariz Vermelho?
A lendária rena de nariz vermelho conhecida pelas crianças foi criada no ano de 1939 por Robert L. May, ele criou essa personagem em seu livro chamado Rudolph, the Red-Nosed Reindeer e automaticamente passou a fazer parte da história do papai noel.
-
Renas Nadadoras
Diferente da lenda, as renas não são capazes de voar, mas compensam isso nadando absurdamente bem, chegando a alcançar 10 km/h. Com uma espécie de colete salva vidas formado por sua pelagem, elas são capazes de atravessar grandes distâncias dentro de rios e mares, mesmo que gelados.
-
Filhotes Fofos
Filhotes são sempre apaixonantes, não é verdade? É bem normal que filhotes de cervos nasçam com uma mancha escura no abdômen, mas curiosamente isso não acontece com as renas.
-
Chifres Como Alimento
Quando caem, essas galhadas não duram muito tempo no solo já que servem de alimento para outros animais, aliás saiba que os chifres possuem bastante cálcio.