As lacraias são também chamadas de centopeias, e as mesmas compõe uma variedade que ultrapassa três mil espécies, sendo que apenas algumas espécies se adaptam ao ambiente residencial.
A lacraia é um animal muito comum na natureza e possui inúmeros predadores, e a forma com qual as mesmas se protegem se dá através de suas picadas, que transferem uma pequena dose de veneno, através de suas forcípulas, que são patas adaptadas a um ducto de glândulas venenosas ao lado da boca da lacraia.
O veneno da lacraia é utilizado como forma de proteção, mas também é utilizado para que a mesma consiga caçar com mais eficácia, paralisando vítimas menores em tamanho.
O veneno da lacraia presente nas zonas residenciais não é nocivo ao ser humano, mas a picada é dolorida e, dependendo da pessoa, pode gerar alguma reação alérgica, que então pode se tornar grave.
Lacraias selvagens podem chegar até a 90 centímetros de comprimento, e com certeza o veneno delas é mais forte e a picada é mais dolorida, entretanto, nenhuma confere nocividade o suficiente para matar um humano ou um cachorro.
Saiba Mais Sobre A Lacraia E Seu Veneno
As lacraias possuem um corpo alongado, e as do tipo residencial, quando adultas, chegam a medir, no máximo, 10 centímetros.
Elas possuem uma coloração avermelhada e suas patas se distribuem ao lado de seus corpos alongados.
O rabo da lacraia é bifurcado, terminando em dois pontos, enquanto sua cabeça é composta por suas forcípulas e pedipalpos, onde uma é projetada para inocular o veneno e outra é utilizada para o manuseio de alimentos e outras funções, como escavação e detecção.
A lacraia utiliza seu veneno para paralisar sua vítima através de sua alta dose de neurotoxinas.
Na natureza, a lacraia tende a predar animais menores do que ela, portanto, pequenos insetos como minhocas, moscas, aranhas e baratas são o principal cardápio das mesmas. As lacraias de porte maior presente na selva, podem caçar até mesmo pequenos pássaros e roedores, como camundongos.
Para animais de grande porte como o cachorro, o veneno da lacraia não confere aspectos letais, apenas uma dor que fará o cachorro gritar.
A lacraia tende a se enrolar em sua vítima e se soltar somente quando se sentir segura, ou seja, se picar um cachorro, dificilmente ela sairá, tendo que ser removida.
Lacraia é Perigosa Para Cachorros?
Apesar de não possuir um veneno que seja nocivo para os cachorros, a lacraia pode causar bastante dor a eles, e por isso é importante mantê-los longe de áreas que podem conter lacraias.
O maior problema com as lacraias, é o fato de que nunca há apenas uma ou duas em um local escondido, pois as mesmas se reproduzem bastante.
O veneno da lacraia não será fatal ao cachorro, mas outro fator precisa ser levado em consideração, que é a quantidade de picadas. Se várias lacraias atacarem um cão, é possível que o mesmo venha a sofrer com os efeitos de uma alta dose de veneno, podendo ficar doente e assim falecer.
Alguns cachorros, principalmente filhotes, não terão conhecimento da lacraia, e até mesmo podem comer uma ao verem, e assim ingerir o veneno também.
A dica principal é sempre manter o local seguro para que o cachorro não tenha nenhum tipo de contato com a lacraia.
Para quem tem animais em casa e quer vê-los seguros, uma limpeza e dedetização são ideais.
Se houve gatos em casa, pode ter certeza de que os mesmos irão caçar as lacraias e, possivelmente, devorá-las, correndo, também, o risco de serem picados.
Como Eliminar A Presença De Lacraias Em Casa?
A presença de lacraias em áreas residenciais é extremamente comum, assim como formigas ou aranhas.
Um dos principais predadores da lacraia em áreas residenciais são os gatos e as lagartixas. Os gatos, na maioria das vezes, só caçam a lacraia por curiosidade, enquanto as lagartixas comem quantas lacraias forem possíveis, portanto, preserve este animal.
O local em que as lacraias se escondem sempre são compostos por buracos ou fendas, que tem acesso a esgotos ou encanamentos.
Uma limpeza geral com cloro ativo é bastante eficaz nessas áreas, assim como o uso de sprays específicos para esse tipo de limpeza.
Alguns produtos podem ser encontrados em lojas de conveniência ou de limpeza.
O passo principal é descobrir os locais em que as lacraias entram e saem, e dessa forma, aplicar uma dose alta de veneno na área.
Muitas vezes, as regiões onde a limpeza fora feita, é o local de entrada e saída da lacraia, e não necessariamente, onde é o ninho, por isso, é importante repetir o processo de limpeza algumas vezes por semana, dependendo da incidência de lacraias na região.
É preciso muito cuidado ao tentar eliminar uma lacraia pisando nela, pois as mesmas possuem a tendência de se enrolar nos dedos e picar, se conseguirem escapar do golpe e subir na pessoa.
Como Cuidar Do Cachorro Picado Por Lacraia
O veneno da lacraia não será forte o suficiente para envenenar um cachorro, seja por uma picada da lacraia, seja pelo cachorro ter ingerido uma lacraia.
Porém, se o caso for de várias lacraias e várias picadas, o cachorro pode vir a sofrer os efeitos do veneno, que será uma febre leve com bastante enjoo e indisposição, que é um risco muito grande, pois o animal não conseguirá se alimentar adequadamente.
A automedicação não é indicada em nenhum caso, portanto, se houver conhecimento de que o cachorro foi picado por lacraia, o ideal é leva-lo ao veterinário, pois os efeitos podem ser diferentes para cada animal.
No veterinário, a pessoa responsável conseguirá um diagnóstico pleno sobre a situação do cachorro, e assim indicar o remédio ideal para o caso.
A melhor forma de cuidar do cachorro, é fazendo a prevenção do local, pois o mesmo pode ser picado novamente pela lacraia após fazer o tratamento no veterinário.
Realizar a limpeza do local para eliminar a presença de animais peçonhentos é o primeiro passo para cuidar da vida e do bem-estar do cachorro.