Home / Natureza / História do Vulcão Mauna Loa

História do Vulcão Mauna Loa

Mauna Loa é um dos maiores vulcões da Terra. E, uma vez, foi uma das mais ativas: Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes entre 1843 e 1984. Está em silêncio há mais de 30 anos, mas os cientistas acham que uma nova erupção está para acontecer.

Mauna Loa e sua Atividade

O vulcão Mauna Loa é o maior vulcão do planeta, uma vez que se eleva a mais de 4 quilômetros acima do nível do mar, mas os 4 quilômetros que você vê no topo não chegam nem à metade do tamanho do vulcão. Do fundo do mar, são 5 quilômetros adicionais e, do fundo do mar, são deprimidos outros 8 quilômetros, o que faz com que a soma seja de 17 quilômetros ou 56.000 pés da base. Metade da ilha do Havaí é composta pelo vulcão e seu tamanho torna cerca de 85% de todas as outras ilhas do Havaí combinadas.

O vulcão Mauna Loa não é apenas um grande tamanho; é também um dos vulcões mais ativos do mundo. Desde a primeira erupção documentada, em 1843, houve 32 erupções adicionais. A última erupção ocorreu em 1984, mas os cientistas acreditam que os sinais atuais apontam para o fato de que ela entrará em erupção novamente. O vulcão está sendo monitorado em todos os momentos para qualquer agitação que possa mostrar.

Vulcão Mauna Loa Escorrendo Lava
Vulcão Mauna Loa Escorrendo Lava

Os cientistas também acreditam que o vulcão Mauna Loa está em erupção há 700 mil anos, pelo menos com o seu surgimento acima do nível do mar ocorrendo há 400 mil anos. O magma visto no vulcão Mauna Loa vem diretamente do hotspot do Havaí. Mauna Loa é longa e baixa em forma (há uma pista no nome). Isso ocorre porque exala lava escorrendo quando ela entra em erupção, em vez de ejetar lava pegajosa que construiria um íngreme vulcão em forma de cone ao longo do tempo, ou soprando seu topo como o Monte Santa Helena! Os cientistas chamam Mauna Loa de vulcão-escudo.

Mauna Loa é um dos cinco vulcões que, juntos, formam a ilha do Pacífico, no Havaí. Na verdade, é apelidado de “Big Island”. E Mauna Loa é de longe o maior vulcão! Todas as ilhas havaianas foram criadas pela erupção de vulcões do leito do Oceano Pacífico. A localização dos vulcões do Havaí é incomum, pois eles não são encontrados perto de um limite de placa. Eles se sentam acima de um ponto quente no manto da Terra.

Comparando ao Kilauea

Quando você está no Havaí, você verá vários vulcões e é impossível ir sem compará-los. O vulcão Mauna Loa fica bem próximo ao vulcão Kilauea e, embora não seja tão ativo quanto o vizinho, ainda é considerado um dos mais ativos do mundo. Há um total de 333.000 acres que formam o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e o Kilauea e o Mauna Loa são os mais famosos deles.

O que você pode não saber é que parece que ambos os vulcões estão conectados, o que explicaria o comportamento de ambos os vulcões. Na verdade, eles achavam que o Kilauea era uma parte do Mauna Loa até que descobriram seu próprio conjunto de túneis de lava. O aumento da inflação de ambos os vulcões é devido ao fato de que há aumento da pressão na fonte de magma para os dois.

Erupções Recentes

A última erupção deste vulcão, em 1984, espalhou lava em uma área de quase quatro mil e quinhentos hectares – o tamanho de mais de seis mil campos de futebol! Enquanto a lava corria pelo lado nordeste do vulcão, os cientistas temiam pelo povo de Hilo, uma cidade na costa. Parecia que a rocha quente e fundida poderia fluir direto para a cidade. Felizmente, o fluxo de lava não chegou tão longe antes que a erupção parasse. Nem sequer fechou estradas importantes.

Por um tempo o vulcão Mauna Loa estava passando por deflação, mas recentemente isso mudou. De 2002 a 2005, a cúpula do vulcão começou a reverter o período de deflação que levou dez anos. Em 2004, a atividade do terremoto também aumentou, mas em 2005 caiu novamente. Os cientistas acreditam que o Mauna Loa mais do que provavelmente entrará em erupção novamente nos próximos anos, então pode ser que os cidadãos do Havaí precisem estar alertas com relação a esse gigante que está despertando.

Mauna Loa em 2016
Mauna Loa em 2016

Em 2016, o estômago de Mauna Loa continua a roncar. Vários terremotos ocorreram no mês de maio, mas isso não é nada fora do comum. Hoje, Mauna Loa é cuidadosamente monitorado, porque o Havaí é um lugar popular para ir de férias, e ninguém quer ser pego de surpresa por um vulcão, com certeza.

Controle e Monitoramento

O Observatório do Vulcão do Havaí ou HVO é a organização que atualmente monitora Mauna Loa. Um olhar atento é mantido sobre a atividade do vulcão devido à sua história passada. Normalmente, uma erupção do vulcão Mauna Loa será seguida por vários tremores por alguns dias. Mecanismos de alerta e um observatório são usados ​​para cobrir a área.

Os mecanismos mais modernos de monitoramento do vulcão foram instalados no início dos anos 70, de modo que uma erupção em 1975 foi antecipada por distúrbios sísmicos que duraram cerca de um ano. O mesmo aconteceu na última erupção em 1984, exceto que os tremores duraram três vezes mais.

Monitoração do Mauna Loa
Monitoração do Mauna Loa

Hoje, a rede sísmica monitora Mauna Loa, bem como várias estações de GPS, strainmeters e tiltmeters que atualmente monitoram a deformação no solo, que pode ser causada devido ao inchaço da câmara de magma do vulcão. Com todo o equipamento usado, há muito mais avisos possíveis quando uma erupção está próxima de acontecer. Como se isso não bastasse, há também dois detectores de gás na caldeira do cume e uma webcam que vigia o vulcão.

Previsão de Risco

É verdade que, ao contrário das erupções devastadoras do Etna, do Vesúvio ou do Monte Merapi da Indonésia, poucas pessoas foram mortas pelas erupções de Mauna Loa. Mas os fluxos de lava podem ser rápidos, descendo a colina para encontrar o mar em apenas algumas horas. O dano à propriedade pode, portanto, ser enorme, já que não há tempo para proteger os edifícios. Em 1950, uma erupção invadiu uma vila próxima e a rodovia Havaí 11. A aldeia foi destruída.

Por causa de sua história, o vulcão Mauna Loa foi designado como um vulcão da década. Existem apenas 16 desses vulcões no mundo e isso significa que mais atenção deve ser dada a ele. É importante saber que vulcões no Havaí geralmente não produzem múltiplas vítimas. Na verdade, o último ocorreu em 1924, quando uma erupção explosiva enviou pedras para os espectadores, matando um deles. Um dos perigos mais comuns que os vulcões no Havaí, como Mauna Loa, podem causar é a inundação causada pela lava.

Fluxo de Lava no Mauna Loa
Fluxo de Lava no Mauna Loa

Os fluxos de lava são geralmente lentos e normalmente não excedem um ritmo de caminhada, mas isso não é necessariamente o caso. Em 1950, o vulcão entrou em erupção na lava que o Kilauea produz atualmente a cada três anos. A lava atingiu o nível do mar em apenas quatro horas, o que destruiu grandes partes da vila conhecida como Ho’okena Mauka, bem como partes da rodovia na área.

Veja também

Komondor Visto de Perto

Komondor: Características e Temperamento

Se você está interessado em cães de grande porte e personalidade única, o Komondor pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *