Águia Real
A Águia Real é uma ave de hábitos diurnos. Tem como hábito algumas coisas estranha. Quando os ovos estão se abrindo, a possibilidade de apenas um sobreviver é muito grande. O que nasce antes pode ser mais o mais forte e podem atacar os outros filhotes, os mais novos.
Os pais não impedirão o atacante, pois isso se chama lei da natureza. Só sobrevivem os mais fortes.
Harpia
Águias costumam ser utilizados como símbolos em vários contextos e culturas. A águia vive, em média, de 50 a 65 anos em cativeiro; bem menos se estiver na Natureza. Uma das mais relevantes é a Harpia, uma excelência, podendo ser usada para se aplicar na vida de toda e qualquer pessoa, como exemplo de vida e superação.
Águias de todas as espécies (Analogias)
- A águia pode ser encontrada, simbolicamente, representando força, grandeza e majestade. Foi muito usada em brasões de exércitos, figurando nos estandartes de Ciro, rei dos Persas, e, mais tarde, durante o segundo consulado de Mário, encimando as lanças como insígnias das legiões.
- Na simbologia cristã, aparece como possível símbolo de pessoa muito perspicaz, penetrante, que vê longe, superior em inteligência.
- Representava também Zeus o rei dos deuses na mitologia grega.
- A águia é um animal carnívoro, sendo deste modo a carne um alimento fácil de digerir, logo a moela da águia não necessita da existência de umas paredes musculares na moela tão fortes e resistentes. No caso o sistema digestório é incompleto, que vai da boca até a cloaca.
- Culturalmente, a águia foi utilizada como símbolo do III Reich da Alemanha Nazista;
- Como símbolo do Império Napoleônico;
- Como símbolo dos Assassinos, personagens principais da série Assassin’s Creed.
Essa história, que colocarei abaixo, é muito famosa na internet. Ela fala da vida da Águia e seu poder de superação. Ninguém sabe ao certo se a história é verídica ou é apenas mais uma fábula escrita com a intenção de motivar o ser humano a superar os obstáculos da vida, pois a comparação entre animais e seres humanos sempre existiram.
A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar; seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas; e voar já está se tornando uma tarefa difícil!
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer… ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar.
Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.
E somente depois de cinco meses ela sai para seu famoso voo de renovação. E poderá viver, então, por mais 30 anos.
A águia voa na dependência do vento. Os cientistas descobriram que suas asas são enormes e até desproporcionais com relação ao tamanho do seu corpo. Por quê? Tudo na natureza existe um propósito. A águia pelo fato de fazer voos muito altos e longos, não poderia ruflar as asas como o beija-flor, ela se cansaria muito e não poderia ficar no ar por muito tempo, por isso ela precisa de asas grandes e fortes. Assim, quando ela galga as maiores alturas, simplesmente abre suas asas e planando, deixa que a força do vento a carregue.
Uma Águia pode Transportar até 40 Kg em Voo
A águia-dourada é conhecida por mergulhar para pegar sua presa a velocidades calculadas de 240 a 320 km/hora. Geralmente são mergulhos precisos e fatais.
A águia de África possui uma força surpreendente. Um exemplar adulto desta espécie é capaz de matar e levantar do chão animais de 40 kg. Graças ao seu bico filtrante, a águia é o único pássaro capaz de alimentar-se nas águas envenenadas dos sais vulcânicos.
A etimologia do termo águia é incerta. Chegou-se a 2 hipóteses: A primeira diz que o termo deriva da antiga palavra “aigla” e a outra diz que provém do latin popular “aquila”, que é também o nome de um gênero de águias composto pelas águias verdadeiras.
O Prof. Gretz, escreveu um livro utilizando o comportamento e os hábitos da águia que podem ser aplicados na vida de todo ser humano.
1. Meta– Saber exatamente o que se deseja alcançar.
2. Estratégia – Definir a forma de atingir os objetivos.
3. Visão de longo alcance – Enxergar de longe o objetivo e os obstáculos.
4. Foco – Escolher exatamente um alvo.
5. Planejamento – Planejar o modo de chegar ao seu objetivo.
6. Preparação – Estar apto para a ação.
7. Concentração – Não se dispersar no momento de agir.
8. Paciência – Aguardar a hora certa.
9. Senso de oportunidade – Perceber o momento certo.
10. Agilidade – Agir com desembaraço, leveza e vivacidade.
11. Velocidade – Movimentar-se com rapidez.
12. Preparo físico – Manter-se em boa forma.
13. Força – Ter energia para enfrentar os momentos decisivos.
14. Técnica – Ter capacidade de atingir o objetivo com precisão.
15. Confiança – Acreditar em sua capacidade.
16. Determinação – Tentar de novo, caso a investida não dê certo.
17. Fator surpresa – Surpreender o alvo.
18. Ousadia – Aventurar-se, sem medo de se expor.
19. Segurança – Viver e trabalhar de forma segura.
20. Responsabilidade – Cuidar da prole até que cada um saiba voar e se manter.
Um comentário
Pingback: Tudo Sobre a Águia | Mundo Ecologia