O porco doméstico (Sus scrofa domesticus), a qual conhecemos, outrora, foi um porco selvagem (Sus scrofa), tal como o javali, que também é chamado de porco selvagem nos dias de hoje.
Relatos apontam que porcos domésticos, quando escapam para as matas, voltam a viver de modo selvagem, e que javalis, depois de alguns anos, podem se tornar um porco doméstico, com o manejo correto de seu comportamento.
Ou seja, o porco selvagem e o porco doméstico nada mais são do que os mesmos animais que se adaptaram a ambientes e vidas diferentes.
O porco doméstico é utilizado amplamente na economia mundial como fonte de carne, e existe criações com milhares desses animais para abate, de onde vem a saborosa carne suína, além de cortes como o bacon, o toucinho, o lombo defumado, a costela e demais carnes amplamente consumidas pelo mundo, nesse ato carnívoro constituído desde 5 mil anos Antes de Cristo.
Por outro lado, o porco doméstico não existe só com o propósito de ser consumido, e cada vez mais as pessoas tem adaptado o porco doméstico ao convívio com o ser humano, tratando o porco doméstico como um animal doméstico, assim como um cachorro ou um gato.
O fato do porco doméstico ser de fácil convivência, se dá a sua extrema inteligência, onde os mesmos se comparam com raças de cachorros como Golden Retriever e Border Collies, aprendendo vários comandos rapidamente; considera-se que um porco jovem tem a mesma inteligência que uma criança de 3 anos de idade.
Entre si, estudos apontam que os porcos domésticos conseguem se comunicar uns com os outros através de vários tipos de guinchos e rosnados.
Onde os Porcos Domésticos Vivem? Qual É Seu Habitat Ideal?
Quando se pensa em porco, logo se imagina uma poça de lama onde os mesmos adoram de chafurdar, e logo crê-se que o ambiente perfeito para eles são os chiqueiros, mas não é bem assim que as coisas funcionam na realidade.
Os porcos, quando vivem livres, se adaptam a viver em vários tipos de ambientes, seja na lama, seja na grama, seja no sopé de uma árvore ou embrenhados em um matagal.
Os porcos domésticos são resistentes ao frio e ao calor, e sempre procuram os melhores locais para se protegerem das intempéries e ações abióticas da natureza.
O ambiente mais ideal para os porcos, são assentamentos naturais com locais cobertos que apresentem bastante presença de comida para a distribuição dos mesmos, e como não são animais nômades, constituirão lar em tais locais.
O Que os Porcos Domésticos Comem?
O porco doméstico são criaturas omnívoras, o que significa que tais animais comem diversificados alimentos, não se abstendo apenas a uma classe de alimento, como os carnívoros e herbívoros, por exemplo.
O porco doméstico se alimenta de vegetação, principalmente de capim e hortaliças, como plantas, ramos, caules, além de vegetais e frutos, assim como frutas e grãos, não obstante insetos e restos de outros animais.
O porco doméstico não é um tipo de animal que vai caçar outro animal, pois não é essencialmente carnívoro, mas o mesmo irá se deleitar sobre uma animal já morto ou morrendo, devorando até os ossos.
A dieta dos porcos criados para consumo já é mais diferente e regrada, onde os criadores oferecem uma dieta baseada no consumo de bastante grãos, como milho e soja, e no chamado refugo, que são produtos derivados do resto de maquinações de tais produtos, misturados com capim.
Muitos criadores tendem a usar açúcar na mistura dos alimentos para o porco, para que o mesmo sempre tenha energia e passe algum tempo se exercitando, para não criar gordura excessiva, que será prejudicial para o animal e para a comercialização da carne do mesmo.
O Porco Doméstico Consegue Viver de Forma Selvagem?
Como foi dito anteriormente, existe relatos de porcos que fugiram de fazendas e acabaram se criando no meio do mato, voltando a ser porcos selvagens, mas isso não significa que todos os porcos possuem essa capacidade.
É muito possível que o porco doméstico, ao se defrontar com a natureza, venha a morrer de fome ou até mesmo se torne presa de algum outro animal, e isso irá depender do tipo de vida que o porco estava tendo até então.
Se o porco passara a ser alimentado corretamente, em determinados horários, com comida boa, dificilmente o mesmo conseguirá encontrar comida facilmente na natureza, e isso não acontece apenas com o porco doméstico, mas com qualquer animal que passe a ser alimentado.
O porco doméstico que se adapta de forma mais fácil, é aquela que possui parentesco, ainda, com o javali, que terá instintos a serem seguidos, e dessa forma, saberá procurar por alimentos e por abrigos, e evitar locais cujas redondezas abrigam predadores, como felinos e canídeos.
É muito mais provável que um javali venha a se adaptar melhor como um porco selvagem, do que um porco doméstico viver de forma selvagem.
Perigo Ecológico Que O Porco Doméstico e o Porco Selvagem Proporcionam
É de conhecimento mundial que os javalis sejam criaturas que desiquilibram o ecossistema de determinadas regiões devido ao fato de se reproduzirem intensamente, mas isso não é uma característica única dos porcos selvagens, pois o mesmo ocorre, também, com os porcos domésticos.
Quando não existe um controle na reprodução do porco doméstico, os mesmos se reproduzem a um ponto de não sobrar mais espaço para sobreviverem, e esse é um dos principais motivos que leva muitos criadores a castrar o porco assim que eles nascem, e como a tarefa seria dispendiosa demais para cada porco, a castração é feita sem anestesia nenhuma, de forma cruel. Isso é mostrado no documentário Earthlings (Terráqueos).
O controle da reprodução dos porcos precisa ser feita, pois o excesso desses animais ocasiona em vários tipos de doenças, que são propagadas através de suas fezes, na qual irão se chafurdar e espalhar, não obstante destruir o ambiente ao seu redor, a partir do momento em que comem qualquer tipo de alimento, não há habitat que resista às duras investidas do porco doméstico.
A realidade não se abstêm apenas ao porco selvagem, pois o porco doméstico nada mais do que o mesmo animal.