As pedras preciosas são com toda a certeza amada por muitas pessoas, principalmente porque elas não possuem apenas um valor monetário, mas também um valor sentimental e até mesmo representam como a natureza pode produzir coisas extremamente bonitas por conta própria.
Dessa maneira, é claro que as pedras preciosas passam por diversos processos de formação e, por esse motivo, são extremamente caras, sendo também um símbolo de riqueza da grande maioria das pessoas.
Porém, a grande verdade é que muitas pessoas realmente conhecem as pedras preciosas, mas ninguém sabe exatamente como elas são formadas e nem entendem como esse processo de formação ocorre de maneira completa, ou como funciona o processo de formação de cada uma dessas pedras.
Portanto, neste artigo vamos falar de maneira específica sobre a formação das pedras preciosas de maneira geral. Assim, continue lendo o texto para saber como elas se formam como via de regra e também para saber a formação e componentes principais de algumas das principais pedras que temos na natureza.
Como Se Formam de Maneira Geral?
Muitas pessoas podem não saber, mas o processo de formação das pedras preciosas é completamente natural, o que significa basicamente que o ser humano só intervém quando o processo já está todo feito, principalmente quando chega a hora de lapidar a pedra da maneira desejada.
Assim, podemos dizer que existem duas formas principais para que uma pedra preciosa se forme na natureza, e é claro que cada uma das pedras possui o seu processo, que será de uma ou outra forma que iremos falar agora.
- A primeira forma é basicamente aquela feita por outros animais, ou seja, pedras que acabam na verdade sendo produzidas por animais e não diretamente pelos processos da natureza, assim como a ostra produz a pérola;
- A segunda forma é aquela que já conhecemos: com o passar do tempo (geralmente milhares ou milhões de anos) processos físicos, químicos e biológicos ocorrem nas rochas, e com isso elas se relacionam de forma a criar novos tipos de rochas e de pedras preciosas.
Em ambos os casos, podemos dizer que as pedras preciosas são extremamente caras justamente porque o processo de formação delas é considerado extremamente complicado e porque elas não são produzidas em todos os locais do mundo, o que faz com que elas se tornem mais raras ainda.
Apesar disso, ainda existem pedras preciosas que se destacam mais do que as outras tanto por conta da aparência tanto por conta do valor, e é delas que falaremos agora.
Formação do Diamante
O diamante é uma das pedras preciosas mais admiradas em todo o mundo. Isso porque essa pedra pode ser considerada extremamente versátil, já que ela é incolor e pode ser utilizada para as mais diversas finalidades, além de ser extremamente brilhante.
Por isso, entender mais sobre a forma com que essa pedra é formada fará você entender também o valor cobrado por ela!
Algo muito interessante a se dizer é que o diamante se trata de uma exceção, já que ele faz parte do grupo das poucas pedras que são formadas no Manto da Terra e não na Crosta Terrestre.
Além de tudo isso, enquanto outras pedras são formadas por diversos minérios diferentes e outros elementos, o diamante é formado apenas de carbono, fazendo com que sua constituição seja completamente pura e ele não sofra alterações com a interação de todos os seus elementos.
Dessa maneira, já podemos ver pelo processo de formação do diamante como ele pode ser considerado extremamente raro até mesmo pela sua constituição!
Formação da Esmeralda
O diamante não é a única pedra preciosa amada por todas as pessoas, já que a esmeralda está praticamente em segundo lugar entre as queridinhas, e isso se explica principalmente pela cor verde vibrante que essa pedra possui, sendo considerada extremamente atraente.
Também é interessante notarmos que a formação da esmeralda é completamente diferente do processo de formação do diamante.
Em primeiro lugar, porque a esmeralda é formada aqui mesmo na crosta terrestre e ela deriva das águas extremamente quentes próximas ao magma da Terra, fazendo com que todo o seu processo de formação seja baseado no calor natural de nosso planeta.
Em segundo lugar, porque enquanto o diamante é formado por apenas um elemento, podemos dizer que a esmeralda é formada por 4 elementos principais: alumínio, berílio, oxigênio e silício, que juntos, acabam por constituir uma das pedras mais amadas pelas pessoas.
Dessa maneira, podemos ver que todos esses elementos acabam reagindo com o calor e, consequentemente, endurecem e criam uma pedra preciosa extremamente cara e uma das mais raras do mundo também.
Você já sabia qual era o processo de formação da esmeralda?
Formação do Rubi
Por fim, temos um outro exemplo de pedra preciosa que é extremamente amada pelas pessoas e uma das explicações para isso com certeza está na cor dessa pedra: basicamente, o rubi possui uma tonalidade de vermelho escuro que chama muito a atenção das pessoas, e é exatamente por isso (e pela sua formação) que essa pedra é tão cara no mercado de pedras preciosas.
Assim como a esmeralda o rubi também é formado por mais de um elemento, sendo na verdade formado por 3 elementos principais: oxigênio, alumínio e crômio.
E aí já temos uma curiosidade: a cor vermelha do rubi é derivada do crômio, um elemento extremamente difícil de ser encontrado em nosso planeta, que acaba fazendo com que o rubi seja uma das pedras mais caras do mundo.
Além de tudo isso, podemos dizer que o processo de formação dessa pedra também ocorre na crosta terrestre, diferentemente do diamante, mas igual à esmeralda.
Fotos do Rubi
Portanto, agora você já sabe como funciona o processo de formação das pedras preciosas em geral e ao mesmo tempo entende de maneira mais específica o processo de formação de tipos diferentes de pedras que são consideradas muito caras no mercado!
Achou essas informações interessantes e gostaria de aprender ainda mais por meio dos nossos textos? Então confira agora mesmo: Quais são os Predadores da Jiboia e Seus Inimigos Naturais?