Se você ler gemas ou jóias à venda e quiser determinar rapidamente se uma pedra clara é um diamante, existem alguns testes simples que você pode usar sem equipamento especial. O teste popular de arranhões em pedras através de vidro ou metal não é muito confiável e pode apenas fornecer uma gema danificada. Em vez disso, observe a maneira como a pedra reflete a luz ou se ela embaça quando respirada pode lhe dar uma indicação melhor de se é um diamante real. Esses testes excluem os golpistas reconhecíveis porque eles dependem de como um diamante real refrata a luz, conduz o calor e olha de perto. Porém, os únicos que podem aprovar uma pedra são gemologistas certificados, especializados em jóias; Seus serviços estão disponíveis mediante taxa.
Teste
Se o cordão em questão estiver solto e desmontado, tente colocá-lo sobre a impressão. Os diamantes quebram tanta luz que não atuam como lupa, e você verá algumas linhas, círculos ou letras através deles. Outras pedras claras, como vidro ou cristal, revelam claramente a impressão. Cuidado: Dependendo de como um diamante é cortado, não é um teste de impressão confiável.
Luz
Um teste semelhante utiliza uma luz pequena, como a que pode ser realizada em um chaveiro. Se você brilha na luz através da pedra e vê apenas uma auréola brilhante ao redor da borda, é mais provável que seja um diamante real. Observar as sombras de uma rocha também pode ajudar a determinar que tipo de gema é, já que os diamantes reais geralmente projetam sombras acinzentadas, não arco-íris.
Respiração
Os diamantes também são muito bons na condução de calor. Respire na superfície da pedra e verifique imediatamente se está embaçada. Quartzo, vidro e zircônia ficarão embaçados por um momento antes que a condensação desapareça, mas você não deve conseguir ver umidade em um diamante real. Uma rocha, chamada moissanite, também passará nesse teste, portanto não é totalmente confiável.
Se você não tiver certeza da pedra, pode ser necessário obter uma avaliação completa da condutividade térmica realizada por um joalheiro.
A observação cuidadosa de pontos, cordilheiras e facetas pode dar uma dica da sua gema de identidade. Os diamantes têm inclusões, que são pequenos pedaços de outros minerais que foram esmagados na rocha quando ela se formou, portanto, as impurezas não significam que uma gema não seja real. Se as facetas tiverem bordas desgastadas ou arredondadas, ou se a pedra parecer ondulada, borbulhante ou com caroços, é provável que seja vidro. As gemas que são claras, com absolutamente nenhuma inclusão, podem ser de quartzo.
Se você tiver ferramentas extras à sua disposição, existem testes mais avançados que você pode usar para avaliar uma pedra oferecida para venda. Um instrumento chamado testador de diamante / moissanita avalia a condutividade térmica e elétrica de uma rocha para determinar se é real ou simulado. Usando uma balança, você também pode comparar o peso de uma rocha com um diamante real para referência; se os pesos forem diferentes, isso é um indicador de que a pedra é falsa. A visualização de um diamante sob luz ultravioleta geralmente revela um brilho azul, embora pedras de alta qualidade nem sempre o façam, então a ausência dessa mudança de cor não significa necessariamente que uma pedra é falsa.
Um vendedor também pode ter um certificado de autenticidade junto com a pedra. Revise-o com cuidado para determinar quem o emitiu e procure os padrões da organização patrocinadora. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o certificado, considere levá-lo a um joalheiro respeitável para o exame; Goldsmiths pode oferecer uma consulta rápida, sem nenhum custo.
Examine
Pedras comumente usadas no lugar de diamantes naturais são zircônia cúbica, moissanita, vidro, quartzo e pedras sintéticas cultivadas em ambientes de laboratório. Geralmente, eles são colocados em configurações de baixa qualidade, porque valem menos. Alguns sinais de aviso de que uma joia pode ser falsa podem incluir metal, como lasca, caroço ou solução, além da ausência de um carimbo na configuração para revelar metal.
Um pouco de ação do senso comum pode ajudar a impedir que você seja empurrado para comprar uma jóia que acaba sendo qualquer coisa, menos um diamante. Não deve ser ridiculamente barato ou você recebe pelo que paga. Os diamantes verdadeiros também costumam ser montados em uma configuração de “abertura traseira”, o que significa que é possível ver ao redor da parte de trás da pérola e a superfície traseira não é revestida com nenhuma substância prateada. Os diamantes verdadeiros também podem rachar ou desmoronar devido a inclusões;
Se uma pedra se parece com o negócio real, considere-a nos quatro C’s: Carat, Color, Clarity e Cut. Eles podem determinar o valor de um diamante considerando seu tamanho, aparência visual e face. As impurezas dentro da pedra podem degradar sua aparência e estabilidade, enquanto uma pedra mal cortada pode deixar de brilhar a seu favor. Os compradores devem estar cientes de que, embora essas pedras sejam conhecidas como brancas, elas podem ser rosa, amarelo, azul e outras cores; Esses “diamantes chiques” às vezes podem ser mais caros se a cor for extraordinariamente rica ou rara.
Fontes de Diamante
Mesmo muitos gemologistas não conseguem distinguir diamantes “reais” de pedras cultivadas. Os diamantes cultivados foram produzidos artificialmente em laboratório, não extraídos, mas são quimicamente idênticos às rochas formadas naturalmente. Algumas empresas estão desenvolvendo novos tipos de métodos de identificação para quem deseja comprar um diamante extraído e para os compradores que preferem pedras cultivadas.
A certificação avançada também está disponível para consumidores com preocupações éticas sobre o fornecimento de diamantes. Esses programas tentam rastrear pedras da origem ao usuário final para garantir aos compradores que eles não são os chamados “diamantes de conflito” que financiam a compra de insurgências. A confiabilidade desses certificados é variável e, como acontece com a prova de autenticidade, é uma boa idéia procurar a organização que apóia o programa para aprender mais sobre ele. Os ourives podem determinar se os diamantes são reais ou falsos.
Os diamantes sintéticos são quimicamente idênticos aos diamantes reais, mas são fabricados em laboratórios. É importante saber se um diamante é real antes de sugeri-lo. Alguns diamantes falsos são na verdade quartzo. Os diamantes reais costumam projetar sombras acinzentadas, não arco-íris, quando a luz é colocada sobre eles. Existem alguns testes que uma pessoa pode fazer para determinar se uma gema é um diamante.