Os problemas de umidade levam rapidamente a alta umidade relativa do ar em casa e, a longo prazo, isso não é bom para a saúde. Mas o que é alta umidade e o que podemos fazer?
O Que é Umidade Relativa?
Isto indica a quantidade de vapor de água que é dissolvida no ar. Essa quantidade de umidade é expressa em porcentagem. Quanto maior a porcentagem, mais vapor de água existe no ar. Como o ar quente pode absorver mais vapor de água do que o ar frio, a temperatura e a pressão do ar também estão incluídas na determinação da umidade relativa do ar.
A porcentagem de umidade relativa do ar indica a quantidade de umidade que existe proporcionalmente no ar a uma determinada temperatura e pressão do ar.
Como Medir a Umidade do Ar na Casa?
Você pode medir a umidade do ar na casa com um higrômetro. Hoje, é possível adquirir um higrômetro digital simples a preços populares. Com este dispositivo, podemos determinar o nível de umidade da casa com bastante precisão.
Existem muitas opções de higrômetros e muitas vezes estes dispositivos úteis têm outras funções com as quais também se pode medir, por exemplo, a temperatura e a pressão do ar. Estações meteorológicas geralmente também têm um higrômetro.
Em uma sala com pouco oxigênio e relativamente CO², nos sentiremos mal rapidamente. Ao ventilar bem, o nível de qualidade do ar pode ser mantido e a umidade do ar permanecerá entre os limites.
Consequências da Umidade Muito Alta
Quando a umidade do ar da casa é alta por um longo tempo e não há ventilação suficiente, isso pode causar problemas irritantes. Um fenômeno conhecido é o ar desagradável que se forma nos quartos úmidos e também o estofamento do móvel pode causar uma impressão úmida. Os seguintes problemas podem surgir:
Manchas de umidade na parede; manchas de gesso ou papel de parede; Formação de mofo; Podridão de madeira; Pintura descascada; Vermes diversos e outros tipos de ácaros; todos os tipos de efeitos negativos na saúde.
Alcançando a Umidade do Ar Ideal
Você pode conseguir um clima saudável ventilando o suficiente. Às vezes basta abrir uma janela ou instalar grades de ventilação nas janelas. Na maioria dos casos, isso não é suficiente e você terá que instalar ventilação mecânica. Aqui estão as opções:
1: fornecimento de ar fresco mecanicamente (sistema de ventilação B)
É um dos sistemas mais vantajosos em que um ventilador sopra ar fresco para dentro de casa. Este ar é então evacuado de forma natural. A desvantagem deste sistema é que existe uma perda de calor significativa através dos canais de by-pass.
2: descarga de ar poluído mecanicamente (sistema de ventilação C)
Neste sistema, não há entrada de ar como no sistema de ventilação B, mas o ar úmido da casa é evacuado usando um ventilador. A vantagem deste sistema é que você pode facilmente ajustar a quantidade de ar que é evacuado. A desvantagem é que há perda de calor porque há relativamente muito calor saindo da casa sem ser usado.
3: ventilação equilibrada (sistema de ventilação D)
Neste sistema, o ar de entrada e o ar de exaustão são evacuados de maneira controlada e mecânica. O calor do ar de exaustão é recuperado, o que limita a perda de calor. Quando este sistema é bem mantido, o clima no interior permanece ideal, seja qual for a umidade.
A Alta Umidade do Ar É Ruim Para Sua Saúde
Em uma casa úmida e mal ventilada, as queixas de saúde, como fadiga, dor de cabeça e problemas com as vias aéreas, podem aparecer rapidamente. Se você tem sintomas asmáticos ou outros sintomas alérgicos, pode-se esperar um agravamento desses sintomas, pois os ácaros e outros tipos de vermes prosperam em um ambiente úmido.
Moldes também podem causar infecções do trato respiratório. A alta umidade do ar não é boa para a saúde e totalmente inútil, pois com a ventilação adequada, muitos problemas podem ser evitados.
Umidade de Ar Em Nível Baixo
A baixa umidade é quando a umidade relativa é menor que 30-40%. Como o ar contém relativamente pouca umidade, também é conhecido como ar seco. A baixa umidade do ar só ocorre em nosso clima no inverno. O ar frio do lado de fora contém pouca umidade e, quando entra na casa e é aquecido, pode conter mais umidade. Como a quantidade absoluta de umidade permanece inalterada, a umidade relativa diminui.
O ar seco é geralmente menos prejudicial do que o ar úmido, mas pode levar a todo tipo de irritação (por exemplo, olhos secos, irritações respiratórias ou das membranas mucosas). A solução, pelo menos no nosso clima, não é aumentar a umidade do ar, mas sim ventilar melhor e baixar a temperatura (de preferência menos de 21 graus Celsius).
O Ar Quente Contém Mais Umidade Que o Ar Frio
Quanto mais alta a temperatura da casa, mais úmido é o ar. O ar quente pode reter mais vapor de água que o ar frio. Você pode ver você mesmo soprando contra um espelho, por exemplo. O ar quente exalado contém muita umidade e, assim que entra em contato com a superfície fria do espelho, a temperatura cai.
Como resultado, o vapor de água não pode permanecer dissolvido e precipita como condensação contra o espelho. Também pode ser observado pela manhã, quando as janelas estão embaçadas, ou no banheiro, onde há muito vapor de água durante o banho.
Como primeiro passo, você deve saber que umidade muito baixa (ar seco) pode causar problemas respiratórios, dores de cabeça e outras doenças.
O oposto é igualmente problemático, porque a umidade muito alta causa o aparecimento de fungos e fungos em sua casa. Níveis de umidade muito altos em casa também podem ser a causa de muitas doenças pulmonares e alergias.
Numerosos estudos científicos mostraram que a taxa ideal de umidade relativa do ar em casa deve estar entre 40% e 60% a 20° Celsius.