Os esquilos possuem suas garras bem afiadas, principalmente em seus pés e por isso conseguem se movimentar rapidamente na posição vertical. Assim ele consegue se fixar a alguns pontos, e ir mudando de direção com o restante do seu corpo.
Eles conseguem facilmente passar de uma árvore para outra apenas usando os seus pés, dando a direção que eles quiserem e podem inclusive andar de cabeça para baixo se for necessário. Conseguem mover as articulações de seus tornozelos, com suas garras se apoiam na superfície.
Como o Esquilo Se Movimenta
Esses animais se movimentam se apoiando em alguma superfície na qual conseguem aderir com suas garras, como galhos de árvores por exemplo. Eles são muito leves, assim fica fácil ficar suspenso nos lugares, e também a impulsionar seu corpo na direção para onde ele quer ir, a física ajuda muito.
É importante saber que o galho da árvore ou até mesmo o troco foi um pouco mais grosso, o animal pode perder o contato, nessa superfície a aderência fica mais difícil.
Nestes casos as garras acabam sendo muito eficientes para que ele não caia.
Sistema Locomotor do Esquilo
Muita gente acredita que o que faz com o que o esquilo tenha tanta agilidade seja o fato dele ser pequeno e leve, embora isso ajude muito são as garras afiadas que lhe dão segurança ao criar atrito com a superfície, e assim consegue mudar de direção com facilidade.
A física explica que conforme ele vai se movendo e mudando de direção ele lida com a sua massa. Para que o esquilo não caia, a sua massa orientada deve ser mantida para ir contra a força que o levaria a queda, na física isso se chama centro de gravidade.
Nesse caso tudo precisa estar muito equilibrado, seja o seu peso e também a sua força. As suas garras em atrito com a superfície colabora em dividir de forma igual a sua massa por todo espaço.
A Gravidade
Quando o esquilo cava em algum lugar a gravidade sair de suas patas e passa para as suas garras. Caso a superfície que ele tente cravar suas garras seja bem porosa, ele consegue o ângulo exato para aderir o suficiente para distribuir sua massa naquele ponto.
Isso acontecer independente de qual direção o animal esteja tomando, seja subindo, descendo ou movendo-se para o lado. De qualquer forma esse atrito, o centro da gravidade faz com que ele não caia e fique completamente seguro.
Apenas Dois Pontos de Fixação
Eles são também animais muito rápidos, e solucionam os problemas que aparecem no caminho muito rapidamente, e quase em um passe de mágica indo de um lugar para o outro.
Todo o seu corpo está pronto para encontrar o centro de gravidade, mudando seu peso em suas garras, com a rotação de suas articulações do tornozelo que só esse animal tem.
Por isso dois pontos de fixação é tudo que os esquilos precisam para ficar seguros e nada além disso.
Um homem quando vai escalar, precisa de pelo menos três pontos de apoio.
Ao mesmo tempo que eles se agarram as árvores, podem mover seus pés em giros, coisas que são praticamente impossíveis para outros animais.
Fotos dos Esquilos
Eles são extremamente hábeis, podem aderir a diversas superfícies porosas se fixando com suas garras e sem se esborrachar no chão. Nunca um ser humano, mesmo que com diversos equipamentos de alpinismo alcará a habilidade de um esquilo.
Curiosidades Sobre os Esquilos
-
Squirrel Girl
Você precisa saber que existe uma super herói esquilo, é a Squirrel Girl dos quadrinhos da Marvel Super Heroes.
-
Esquilo Saltador
Um esquilo é capaz de dar saltos no sentido vertical de cerca de um metro e meio, e através de objetos que estejam até mais que três metros distante um dos outros.
-
Esquilo Aranha
Se fizermos as contas proporcionalmente, visto que um esquilo tem um décimo do tamanho de um ser humano, se alguém fizesse as mesmas estripulias poderia ser considerado o um super herói que pula de grandes prédios.
-
Esquilo Bolt
Os esquilos são mais rápidos que o ser humanos, e é capaz de correr mais rápido que um humano. A não ser que você seja o Bolt, pois aí seria mais rápido que o esquilo. Mas eu acredito que o Bolt não seja capaz de subir em uma árvore a cerca de 20km por hora, então ele perdeu para o esquilo do mesmo jeito.
-
Esquilo Nadador
Saiba que os esquilos nadam muito bem, embora eles prefiram não ter que nadar. Com exceção da espécie de esquilo aquático Twiggy.
-
Jardim de Esquilos
Sabia que no japão existe um jardim cheio de esquilos? Lá você pode alimentá-los e fazer carinho neles.
Pelagem dos Esquilos
Na parte inferior da coxa de um esquilo a sua pelagem é branquinha, e também é macia como algodão.
Ninho dos Esquilos
O ninho dos esquilos ficam nas árvores e são muito fofos, por favor não os incomode.
-
Migração dos Esquilos em Bando
Antigamente os esquilos migravam em grandes grupos, especialmente na América do Norte conta-se que quando chegaram os colonos ali haviam tantos esquilos nas árvores que o sol não atravessa e não conseguia tocar o chão, por dias ficaram sem sol. Andavam grandes distâncias sem andar pelo solo. Os colonos começaram a desmatar a floresta e os animais foram se espalhando, os que desciam ou eram morto por eles, ou pelos seus predadores naturais.
No ano de 1963 foi o último registro de migração em massa, tanto na água quanto nas estradas. Um pescador contou que viu vários nadando para invadir o seu barco que quase afundou. Nunca mais foi visto este tipo de comportamento.
-
Esquilo Voador Japonês
- Um esquilo muito fofo e que vai te encantar é o esquilo voador japonês, pesquise e se derreta com a fofura.
-
Nunca Mexa Com os Esquilos
Esquilos são a maior prova de que a união faz a força. Eles são capazes quando juntos a matarem animais muito grandes. Se você não acredita faça uma breve pesquisa no google e veja alguns casos. O mais famoso mostra um Rottweiler morto por esquilos, ele estava latindo para os animais que o atacaram. Na reportagem ainda é possível ver os esquilos carregando pedaços da carne do cachorro.