Nesse post de hoje iremos falar sobre todos os benefícios do amaranto e de como fazer um excelente e delicioso mingau desse grão tão cultuado no mundo inteiro.
O amaranto é um pseudocereal que possui propriedades extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo, sendo muito rico em proteínas, e embora exista há séculos e tenha sido usado por civilizações mais antigas, só atualmente seus benefícios nutricionais foram comprovados.
O amaranto faz parte de um grupo de mais de 60 espécies de grãos que tem sido cultivados por milênios e que alimentam populações inteiras, além de representar, assim como o milho, soja e o sorgo, o futuro para a alimentação mundial e uma das principais propostas contra a teoria de Malthus.
O que torna o amaranto muito mais comercial nos dias atuais é o fato de que esse grão é naturalmente livre de glúten, coisa que não acontece comumente na natureza, além de ser extremamente rico em proteínas, fibras, micronutrientes e antioxidantes.
As principais características do amaranto estão na grande presença de magnésio, manganês, fósforo e ferro.
Para se ter ideia, na presença de 245 gramas de amaranto, podemos encontrar os seguintes nutrientes:
- Calorias: 251
- Proteínas: 9,3 g
- Carboidratos: 46 g
- Gordura: 5,2 g
- Manganês: 105% de IDR
- Magnésio: 40% do IDR
- Fósforo: 36% do IDR
- Ferro: 29% do IDR
- Selênio: 19% do IDR
- Cobre: 18% do IDR
* IDR = Ingestão Diária Recomendada
Como pode ser visto nessa tabela de nutrientes, uma pequena dose de amaranto é o suficiente para passar a dose indicada de manganês diária.
O manganês é uma propriedade de extrema importância par o corpo humano, principalmente relativo às atividades cerebrais, assim como também é um excelente repositor de enzimas que ajudam na cicatrização interna e externa do corpo, assim como no desenvolvimento dos ossos e também auxilia a absorver nutrientes consumidos.
Amaranto Contém Muitos Antioxidantes
Os antioxidantes são agentes extremamente importantes para o corpo, pois eles são os responsáveis por combater outros agentes radicais que entram no corpo e causam inúmero prejuízos às células, facilitando assim o desenvolvimento de doenças e também contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas.
Estudos mostram que o amaranto é rico em ácidos fenólicos que atuam diretamente como antioxidantes no organismo, sendo compostos por ácidos como o ácido gálico, ácido vanílico e o ácido 4-hidroxibenzoico. Esses ácidos atuam diretamente no combate a enfermidades que podem resultar em ataques cardíacos e formações de cancros.
Estudos feitos em laboratórios demonstraram que a ingestão de amaranto também reforça o fígado na proteção contra os efeitos lancinantes do álcool.
Como Fazer Mingau de Amaranto?
Fazer um mingau de amaranto é mais fácil do que parece, pois poucos ingredientes serão necessários, assim como experiência na cozinha, pois até um cozinheiro amador poderá fazê-lo sem enfrentar nenhuma dificuldade.
- Ingredientes:
- 4 colheres de amaranto em grãos ou em flocos;
- 3 xícara de chá de leite
- 1 colher de açúcar (demerara, ou adoçante stevia);
- 2 colheres de sopa de leite de côco
- Opcional: polvilhar com canela, acrescentar pequenas lascas de maçã ou pedaços de banana.
- Modo de Preparo:
- Primeiramente, deve-se misturar apenas 1 xícara de leite com o amaranto e o açúcar.
- Coloque as 2 xícaras de leite para ferver junto com as 2 colheres de sopa de leite de côco.
- Quando o leite estiver a ponto de ferver, adicione a mistura com o amaranto e mexa até engrossar.
O mingau de amaranto é um excelente prato para servir para as crianças, pois além de saciar a fome, esse mingau contém proteínas que dificilmente são encontrados em outros lugares, a não ser em verduras e frutas, alimentos esses que os pequenos receiam em comer.
Outro aspecto importante do amaranto, é o fato de que muitas vezes uma alimentação que consiste em seu uso, evita muitas vezes a necessidade de comprar leites e pós que custam um valor alto nos mercados.
Contraindicações no Consumo de Amaranto
Tudo em excesso causa problemas, e isso todos nós já sabemos, por isso o consumo excessivo de amaranto não é indicado, e vale lembrar que uma pequena dose já ultrapassa o limite diário de manganês que deveríamos consumir por dia.
Outra contraindicação do amaranto é para pessoas diabéticas, já que o amaranto apresenta um alto índice glicêmico, que é exatamente aquilo que uma pessoa com diabete não deve consumir.
Lembrando que o amaranto possui uma quantidade considerável de calorias, e vale ressaltar que as calorias do amaranto podem auxiliar no ganho de peso se consumido em excessos.
O fato do amaranto ser rico em proteínas exige que certos órgãos trabalhem mais que os outros, como o caso do fígado, então o excesso de consumo desse grão pode agravar em problemas renais.
Confira Alguns Outros Usos Culinários do Amaranto
A principal dica para consumir o amaranto é fazê-lo no lugar do arroz algumas vezes na semana, temperado com um pouco de sal e alho, assim como é possível usar o amaranto como grãos em uma salada temperada com limão e pouco sal, dessa forma não se consome uma grande porção do alimento, equilibrando assim suas propriedades dentro do organismo.
O amaranto também é utilizado para acompanhar sorvetes e açaís em alguns locais do Brasil, principalmente no Norte, dessa forma fica claro que o uso do grão também é possível em sobremesas, já que eles ajudam a ressaltar a dose de proteínas.
No café-da-manhã indica-se utilizar o amaranto misturado com o cereal para saciar a fome durante algumas horas até o almoço, além de que o amaranto pela manhã já faz a pessoa começar o dia de forma muito saudável.
Outro uso muito bom para o amaranto é em uma salada de fruta com uma variedade bem completa de frutas, onde o líquido deve ser o suco da laranja, que combina muito bem com os grãos ou flocos de amaranto.
Fora esses usos mais “simplórios”, ainda é possível triturar as sementes do amaranto e formar farinhas que podem ser usadas para fazer pães, bolos e tortas fitness livres de glúten.
Curtiu esse post? Então confira outros links aqui no site Mundo Ecologia sobre o Amaranto:
- O Que é Amaranto? Quanto Ele Custa e Onde Comprar?
- Pode Comer os Grãos de Amaranto Cru?
- Como Usar Amaranto em Flocos? Para que Serve?