Quando se trata de classificação da fauna e da flora, vários aspectos precisam ser levados em consideração, pois existe aquilo que é feito através de análises clínicas, anatômicas e laboratoriais, com intermédio de ferramentas inovadoras e tecnológicas que estudam com extrema devoção as ramificações a qual cada organismo pertence, e existem as análises feitas de forma empírica, através da convivência de pessoas que caracterizaram determinada planta e determinado animal através do senso comum.
Essa é a principal diferença entre a classificação científica e a classificação comum da fauna e flora ao redor do mundo.
A classificação científica das plantas, nada mais é do que um estudo feito pela botânica, e aqui você lerá quais são as classificações dadas às hortaliças.
Quando se fala em hortaliça, o que vem à sua mente? Se tiver alguma dúvida, acompanhe o restante do artigo, mas aproveite para ler também A HISTÓRIA DAS HORTALIÇAS e TUDO SOBRE AS HORTALIÇAS.
Portanto, é necessário que você entenda as entrelinhas existentes entre as hortaliças, as verduras, as raízes, os legumes e os frutos.
A principal função da botânica é determinar, através de análises etimológicas e perscrutadoras a classificação de cada um desses itens citados.
Sendo assim, quando se trata de classificação botânica, estamos falando sobre a classificação científica da hortaliça.
Conheça Mais Sobre A Olericultura
A olericultura é uma das áreas de atuação da horticultura, que é o estudo do cultivo das plantas, onde a olericultura tem foco apenas nas hortaliças.
A olericultura tem por objetivo classificar todas as ramificações das plantas consideradas hortaliças, catalogando-as às suas espécies respectivas, sendo separadas em famílias e subfamílias.
Para que você entenda melhor o campo de atuação da olericultura, é necessário que você entenda o que é uma hortaliça, primeiramente.
As hortaliças são plantas que podem ser ingeridas de várias formas, mas não no sentido culinário, e sim no seu aspecto literal, pois uma hortaliça fornece folhas, caules, talos, frutos e raízes que podem ser aproveitados para alimentação animal e humana.
A olericultura é responsável por caracterizar as hortaliças nas seguintes famílias:
Obs.: os exemplos fornecidos entre parênteses servem para que o leitor identifique de forma mais prática as famílias, mas não significam que existam apenas essas hortaliças em cada família.
1. Aliáceas (cebola, alho)
2. Solanáceas (batatas, pimentão)
3. Apiáceas (cenoura, aipo)
4. Cucurbitáceas (melancia, melão)
5. Fabáceas (ervilha, feijão)
6. Lamiáceas (hortelã, manjericão)
7. Palmáceas (palmito, pupunha)
8. Poáceas (trigo, cevada, centeio)
9. Asteráceas (alface, escarola)
10. Quenopodiáceas (espinafre, alcega)
11. Brassicáeas (repolho, brócolis, couve-flor)
Conheça a Classificação Científica (Botânica) das Hortaliças
É importante lembrar que existe muitas peculiaridades envolvidas em cada cultura em relação às hortaliças. Dentro do Brasil mesmo, muitas hortaliças são chamadas por vários nomes, enquanto alguns consideram verduras, e outros legumes.
Há a necessidade de catalogar de forma científica a origem e distribuição dessa variedade, e por isso o seguinte resultado é exposto:
Hortaliças Tuberosas
Também conhecido como tubérculos, que são as partes da planta que se desenvolvem sob o solo. Confira algumas variedades:
1. Araruta (Maranta arundinacea)
2. Bardana (Arctium lappa)
3. Rábano (Armoracia rusticana)
4. Batata (Solanum tuberosum)
5. Batata-Doce (Ipomoea batatas)
6. Beterraba (Beta vulgaris)
7. Cominho (Carum carvi)
8. Cenoura (Daucus carota bravia)
9. Chalota (Allium ascalonicum)
10. Taro (Cyrtosperma merkusii)
11. Alcachofra-Girassol (Helianthus tuberosus)
12. Inhame (Dioscorea trifida)
13. Katakuri (Erythronium japonicum)
14. Maca Peruana (Lepidium meyenii)
15. Mandioca (Manihot esculenta)
16. Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiz)
17. Nabo (Brassica rapa L.)
18. Cherovia (Pastinaca sativa)
19. Uluco (Ullucus tuberosus)
20. Batata-do-Diabético (Smallanthus sonchifolius)
Hortaliças Herbáceas
Confira algumas variedades:
1. Alface (Lactuca sativa)
2. Taioba (Xanthosoma sagittifolium)
3. Repolho (Brassica oleracea – Capitata)
4. Espinafre (Spinacia oleracea)
5. Aspargo (Asparagus officinalis)
6. Funcho (Foeniculum vulgare Mill)
7. Aipo (Apium graveolens)
8. Couve-Flor (Brassica oleracea – Botrytis)
9. Brócolis (Brassica oleracea – Italica)
10. Alcachofra (Cynara cardunculus)
11. Rúcula (Eruca sativa)
12. Coentro (Coriandrum sativum)
13. Hortelã (Mentha spicata)
14. Camomila (Chamomilla recutita)
15. Salsa (Petroselinum crispum)
Hortaliças Frutos
Confira algumas variedades:
1. Melancia (Citrullus lanatus)
2. Pimentão (Capsicum annum)
3. Quiabo (Abelmoschus esculentus)
4. Ervilha (Pisum sativum)
5. Tomate (Solanum lycopersicum)
6. Jiló (Solanum aethiopicum)
7. Berinjela (Solanum melongena)
8. Abóbora (Abobra tenuifolia)
9. Chuchu (Sechium edule)
10. Milho (Zea mays)
11. Pepino (Cucumis sativus)
12. Melão (Cucumis melo L.)
Conheça Mais Sobre A Diferença Da Classificação Científica E A Classificação Popular
Para se ter ideia de como há uma diferença importante a ser ressaltada nesses aspectos, basta trazer à tona a diferença entre frutos e frutas, por exemplo.
Cientificamente, a palavra “fruta” não existe, apenas os “frutos” existem; considera-se que todos as frutas são frutos, mas que nem todos os frutos são frutas.
Essa confusão ocorre mediante a diferença dos métodos botânicos e métodos comuns de classificação.
A ciência considera fruto, tudo aquilo que provém da germinação de uma flor até o desenvolvimento de um fruto, podendo ser esse fruto um tomate e uma berinjela (hortaliça-fruto) tanto quanto uma goiaba e uma manga.
O senso comum se baseia na diferenciação de sabores, onde um fruto que seja de aspecto doce e agradável, que pode ser comido cru, é considerado uma fruta, enquanto que os frutos amargos que precisam ser preparados na cozinha são considerados verduras e legumes, quanto na verdade, todos são partes das plantas, ou simplesmente a hortaliça.
Diferença Entre A Classificação Botânica e Comum Das Hortaliças
Sabe-se que a classificação botânica é aquela lista vista mais acima, separando as hortaliças por aspectos que a enquadram dentro de determinadas funções, onde seu ambiente, suas formas e suas partes comestíveis são analisadas para que haja uma classificação eficaz e padronizada.
Entretanto, existe uma forma mais simples e menos específica de fazer essa classificação, que são dados reformulados pelos consumidores dessas hortaliças, que são classificamos como “verduras” ou “legumes”.
Para que essa classificação seja eficaz, alguns aspectos precisarão ser levados em conta, onde o principal deles se baseia nas hortaliças herbáceas, ou seja, todas aquelas que possuem folhagem; coloquialmente, as hortaliças herbáceas são consideradas legumes, enquanto todas as outras (hortaliça tuberosas e hortaliças frutos) são verduras.
A convergência entre as ideias científicas e comuns podem trazer um pouco de confusão às pessoas que pretendem estabelecer as diferenças essenciais entre ambas, por isso é importante saber que ambas são classificações diferentes que se baseiam em ciências que estudam as ramificações de tais assuntos e em opinião de pessoas que consomem, produzem, cultivam e comercializam determinados produtos.
Foi muito interessante o conteúdo.