Existem frutas que fizeram e fazem parte da infância de muitas pessoas. Subir nas árvores para pegar manga, roubar uma goiaba dos vizinhos e vários outros. Para muitos que frequentavam sítios ou quintais maiores, era comum também durante um período do ano, um pé estar completamente carregado de frutas, que viviam caindo do chão quando já estivessem bem maduras.
Essas frutas são as carambolas. Com seu formato engraçado e bonito, ela chamava bastante atenção. Quando era a hora de os frutos começarem a aparecer, era suco de carambola, geleia de carambola e tudo mais de carambola, devido a enorme quantidade que saía no pé. E é sobre essa fruta tão especial que iremos falar no post de hoje, explicando os seus benefícios e malefícios. Continue lendo para descobrir mais.
A Carambola e Suas Características
A fruta carambola é muito conhecida por todo o Brasil, e é sempre encontrada em sítios e fazendas pequenos. Ela vem da árvore caramboleira, que possui o nome científico de Averrhoa carambola. Faz parte da família das Oxalidaceae, e apesar de poder chegar em um tamanho alto, ainda não é considerada uma árvore de grande porte. Sua origem vem da Índia, e além do nosso país, é muito consumida na China também.
Essa árvore tem um crescimento bem lento, perene, e o máximo que conseguem alcançar de altura é 15 metros, mas somente depois de 25 anos. O tronco é curto, mas bastante ramificado com galhos espessos. Suas folhas decíduas ficam dispostas em espiral, e junto estão suas flores que são brancas e purpúreas. Apesar de gerar fruto, também é muito utilizada como árvore ornamental e também como planta de arborização.
Mas são os frutos que temos uma curiosidade maior, afinal, é ele que comemos. Eles são vistosos, e de um formato oblonga, parecendo uma estrela. Sua pele é fina, quando ainda não está madura, sendo de coloração verde. Mas quando está madura, de coloração amarela. Ao chegar na coloração amarela, sabemos que está perfeita para o consumo. A principal característica desse fruto é seu gosto, que consegue ser azedo e doce ao mesmo tempo.
Como falamos, é muito comum ela estar em quintais. Por isso, ela é chamada de fruta de quintal, já que seu cultivo não é feito em escala. Somente depois de quatro anos ela começa a produzir frutos, mas quando dá, é uma quantidade gigantesca de carambolas. Podendo ultrapassar 200 frutos. Ela foi introduzida aqui no Brasil em 1817, e desde então já faz parte da nossa alimentação, principalmente na região Nordeste. Além de comermos pura, também fazemos geleias, sucos e conservas da fruta.
Benefícios da Carambola
- Baixo teor de gordura e calorias (aproximadamente 31 calorias a cada 100 gramas), além de uma aula quantidade de água. Tudo isso combinado é ótimo para o emagrecimento de forma saudável.
- Ela traz saciedade, controlando o apetite. Isso se dá porque é cheia de fibra.
- A carambola age como antimicrobiana, ou seja, previne o desenvolvimento de doenças causadas pelos micróbios.
- É rica em antioxidantes, como a epicatequina. De acordo com diversas pesquisas científicas, esse antioxidante é ótima para reduzir o desenvolvimento de diversas doenças como: câncer, diabetes, AVC (acidente vascular cerebral) e algumas doenças cardiovasculares.
- Rica em ácido fólico, ou vitamina B9. Assim como a epicatequina, ela também ajuda na redução das chances de doenças cardíacas e AVC. Mais do que isso, é ótima para grávidas, que utilizam dessa vitamina para o desenvolvimento do bebê.
- A vitamina C também é bem abundante na fruta, e serve para melhorar nosso sistema imunológico. Ela é um tipo de antioxidante, e elimina os radicais livres (que são os que causam doenças ou causam inflamações).
- Temos também o potássio, um sal mineral que é conhecido por regular a pressão arterial.
- O magnésio age na expansão e contração dos músculos do coração, facilitando todo o fluxo sanguíneo.
- Suas fibras servem mais do que para saciedade, também são ótimas em diminuir o colesterol ruim (LDL). Impedindo a formação de placas nas artérias.
- É um alimento rico em ferro, e que, com a ajuda da vitamina C da própria fruta, evita que a pessoa sofra da conhecida anemia ferropriva. Essa anemia prejudica todo o transporte de oxigênio pelo corpo.
- Ainda sobre as fibras da carambola, elas facilitam a digestão e todos os movimentos peristálticos. Fazendo com que haja um número maior de bactérias boas que fazem parte da flora intestinal.
- O alimento também contém propriedades que estimulam a produção de leite. Uma ótima notícia para as futuras mães.
- Os antioxidantes da fruta ajudam na pele, controlando a acne e diminuindo o aparecimento de rugas e outros tipos de sintomas de envelhecimento.
- A vitamina C ajuda com os cabelos! Ela impede que os fios fiquem caindo e fiquem ressecados, além de deixar o couro cabeludo protegido.
Malefícios da Carambola
Porém, infelizmente, nem tudo na vida é perfeito. Apesar de uma grande quantidade de benefícios, é necessário ter uma atenção em relação a alguns malefícios que a fruta possui.
- De acordo com pesquisas e estudos feitos pela University Malaya Medical Centre, a carambola possui uma toxina, chamada de caramboxina, que não existe em mais nenhuma fruta. Essa toxina afeta diretamente o sistema cerebral, mas não se acanhe. Ela só afeta pessoas que possuem problemas renais, já que o rim que é capaz de eliminar qualquer toxina. Para quem não sofre desse problema, pode comer a fruta tranquilamente.
- Já para quem tem algum problema renal, é importante não comer da fruta. O rim não será capaz de eliminar essa toxina e poderá causar as seguintes reações: soluço, dormência e fraqueza, crises epilépticas, confusão mental, e em alguns casos até a morte.
Esperamos que o post tenha sido de bom entendimento quanto aos benefícios e malefícios da carambola. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Você pode ler mais sobre carambola e outros assuntos de biologia aqui no site.