A distância entre o Canion Itaimbezinho e a cidade de Gramado é de cerca de 130km. O local é o principal ponto turístico da cidade, com cerca de 722m de profundidade, 5,7km de extensão e 600 m de largura.
É um encanto!, dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 17km do centro de Cambará do Sul, e que só pode ser alcançado por meio de uma estrada de chão.
O Canion Itaimbezinho é um imenso desfiladeiro, que separa os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É um exemplo vivo da exuberância, mas também da força da natureza, que lá produz fenômenos como a Cascata do Véu de Noiva, a Cachoeira das Andorinhas, além das trilhas do Cotovelo, do Boi e do Vértice, entre outras obras primas da natureza.
Com relação a essas últimas, o que se pode dizer é que trata-se de um evento à parte dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra.
A Trilha do Boi, por exemplo, é aventura para poucos! Pois terá que percorrer toda a face interna dessa imensa garganta, com a plena sensação de que realmente está sendo engolido por uma força da natureza.
Já as trilhas do Vértice e do Cotovelo convidam para uma contemplação panorâmica do Itaimbezinho, em toda a sua extensão e exuberância, como se fosse um quadro fantástico pintado por algum gênio da pintura, e que permanece ali, eternamente, bem à disposição dos visitantes.
Canion Itaimbezinho Distância de Gramado
Como vimos, a distância a ser percorrida de Gramado ao Canion Itaimbezinho é de mais ou menos 130km. Isso por que, chegando ao centro da cidade de Cambará do Sul, será preciso ainda percorrer mais 17km por uma estrada de terra batida e desafiadora, até que o canion surja, maravilhosamente, diante dos seus olhos.
A impressão que se tem, logo ao chegar nesse que é um dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha, é que ali está uma comunidade incrustada propositalmente entre imensos paredões e encostas.
Com suas ruazinhas calmas e silenciosas, repletas de casas de madeira, que abrigam inúmeros pontos comerciais, bares, restaurantes e lojinhas de souvenirs, onde o visitante irá encontrar peças típicas das mais caras tradições do lugar.
Sob uma temperatura abaixo de zero, em pleno Aparados da Serra, é possível conhecer, em Gramado, alguns símbolos da região, como a avenida das Hortênsias, com suas tradicionais lojinhas de artesanato, cafés e lojas de chocolate.
Na Borges de Medeiros, os restaurantes e bares são disputadissimos. E o que dizer da Igreja Matriz São Pedro, com a sua história tão singular?
Mas se tudo isso na bastar, é lá que está o respeitado Palácio dos Festivais, onde se realiza, anualmente, o internacional Festival de Cinema de Gramado
Enfim, na opinião de 10 entre 10 visitantes da cidade, a experiência de visitar um perfeito exemplar da tradição alemã no país, sentar em um café na Rua Coberta e saborear uma das especialidades da casa, enquanto se prepara para percorrer toda a distância que separa Gramado do Canion Itaimbezinho, é simplesmente um dos eventos mais fascinantes a que se pode ter direito na vida.
Distância Entre o Canion Itaimbezinho e Canela
A distância a ser percorrida entre o Canion Itaimbezinho e Gramado é bem maior, por exemplo, do que os 117km até a cidade de Canela – uma outra preciosidade do turismo da Serra Gaúcha.
E por falar nisso, Canela é uma das mais importantes cidades do estado do Rio Grande do Sul, fundada a 28 de dezembro de 1944, sob as ordens do então coronel João Ferreira Corrêa da Silva.
A cidade possui cerca de 42.058 habitantes (censo 2014), e gaba-se de oferecer aos visitantes algumas das suas mais belas atrações, como o Parque da Ferradura, a Avenida das Hortênsias, a Catedral de Pedra, a Cascata do Caracol, entre outros inúmeros atrativos.
Para os que preferem, digamos, um roteiro mais adocicado, a Vinícola de Jolimont é o lugar certo. Já o Alambique Flor do Vale é para os apreciadores de uma boa cachaça artesanal. A Catedral de Pedra é um esplendor!, e não por acaso é uma das Maravilhas do Brasil.
Mas os que preferem os desafios da natureza selvagem são categóricos ao afirmar que a Cascata Caracol – um parque a poucos quilômetros do centro de Canela – é, sem dúvida, um dos grandes eventos desse roteiro.
São cerca de 250.000m2 de uma magnífica área verde, repleta dos mais belos exemplares da flora e da fauna da Serra Gaúcha, e ainda com direito a vários mirantes, de onde é possível contemplar todo o parque, em uma privilegiadíssima vista panorâmica, capaz de extasiar até mesmo os mais insensíveis.
Distância Entre o Canion Itaimbezinho e Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é outra digna representante do turismo da Serra Gaúcha. Ela fica a 194 km (cerca de 3h: 30m) do Canion Itaimbezinho – 64km a mais do que a distância dela para Gramado.
No caminho, enquanto aguarda o encontro com a imponente garganta com mais de 700 m de profundidade, o visitante poderá apreciar toda a exuberância de uma rica Floresta de Araucária, onde desenvolvem-se belíssimos exemplares de pinheiros-do-paraná e imbuia.
Mas também variedades da Mata Atlântica, como os jequitibás, ipês, carvalhos, entre outras inúmeras espécies da fauna e flora do lugar.
Chegando lá, é hora de conhecer as inúmeras trilhas que desembocam em magníficos mirantes, de onde é possível contemplar até 2/3 do Canion Itaimbezinho, além de toda a paisagem ao seu redor.
Na volta, poderá apreciar algumas das mais belas vinícolas da região de Bento Gonçalves, como a Vallontano, Marco Luigi e Vinhedos, por exemplo.
Apreciar outras importantes vinícolas do Caminho das Pedras – um roteiro com aromas e sabores dos mais belos exemplares de vinhos e espumantes, que viajam dali para boa parte do Brasil e do Mundo.
E se ainda não estiver satisfeito, a Casa do Tomate, com uma incrível variedade de massas e demais pratos à base do fruto, irá, certamente, fechar com chave de ouro um dos roteiros considerados mais charmosos, culturais, ricos gastronomicamente e desafiadores de todo esse imenso continente chamado Brasil.
Gostaria de acrescentar algo a esse artigo? Fique à vontade para deixá-lo, em forma de um comentário, logo abaixo. E aguardem as próximas publicações do blog.