O camarão pistola ou Camarão-de-estalo é, na verdade, uma denominação comum aos camarões da família dos alfeídeos (Alpheoidea).
Os camarões da família Alpheidae são caracterizados por possuírem garras assimétricas, e essa família é enorme e diversa, contendo cerca de 620 espécies subdividas em 45 gêneros. onde os dois gêneros mais destacados são o gênero Alpheus, contendo 250 espécies, e Synalpheus, com suas 100 espécies.
A maioria dos camarões pistola costuma viver em buracos submersos, em recifes de corais, em algas marinhas que estão achatadas no fundo do mar por volta de 100 metros de profundidade e no meio de densos conjuntos de ostras (recife de ostras).
A maioria dos camarões pistola preferem mares quentes e temperados, porém, há algumas poucas exceções que habitam mares gelados ou cavernas submersas.
É observado relações cooperativas (simbiose) entre camarões pistola e algumas espécies de peixes médios e pequenos, onde o camarão cria e compartilha sua toca com um peixe.
Enquanto o camarão cuida e mantem a toca, o peixe fornece proteção observando os arredores e alertando sobre qualquer perigo, e quando ambos estão fora da toca, o camarão mantem contato com peixe através de suas antenas.
Por outro lado, o peixe, que tem melhor visão, alerta o camarão sobre qualquer perigo com um movimento característico de sua cauda, assim ambos se retiram para a segurança de sua toca.
Esse tipo de relacionamento foi observado somente nas espécies que vivem em recifes de corais.
Características e Habilidades do Camarão Pistola
Os camarões pistola medem em média de 3 a 5 cm, possuindo exoesqueleto de queratina, e seu corpo é dividido em duas partes, que é o cefalotórax e o abdome, onde seus órgãos se encontram no cefalotórax;
Os órgãos internos, como o coração, e externos, como as antenas e olhos, possuem 5 pares de membros inferiores e sob o abdome eles possuem diversas “perninhas” que auxiliam no nado e durante a incubação da prole.
Os camarões pistola possuem duas pinças em suas patas posteriores e mais desenvolvidas, e a desproporção da pata maior comparada ao corpo é algo chamativo na maioria das espécies, já que sua pinça costuma ser maior que 50% do corpo do camarão, e diferente dos outros camarões, os quelópodes (pinças) de um camarão pistola possuem características únicas desse grupo.
A garra do camarão pistola é dividido em duas partes, sendo uma delas o “martelo”.
Conheça Mais Sobre O Poderoso Ataque do Camarão Pistola
Esse martelo acerta uma cavidade que existe na outra garra, e o fechamento da garra cria uma bolha de cavitação* que gera pressão sonora de mais de 80 kPa (pascal), numa distância de 4 cm da pinça, e essa bolha pode chegar a velocidade de 100km/h e libera uma estalo de 218 decibéis (mais alto que um tiro de revólver calibre 38).
Essa bolha implode gerando uma onda de choque que paralisa ou mata o alvo, e tem poder de matar peixes pequenos.
- cavitação é a formação de bolhas de vapor ou gás em um líquido, causada por uma redução da pressão.
O estalo supersônico da garra desse camarão também pode criar um fenômeno chamado de sonoluminescência (emissão de picos de luz por bolhas que implodem por estimulação sonora).
Calcula-se que no momento que bolha implode ela chegue à temperatura de 4,700° C , podendo ser comparada com a temperatura da superfície do sol que é de 5,500 °C.
O camarão também possui a habilidade de inverter suas pinças quando necessário, isto é, se sua grande pinça for arrancada ele pode desenvolver a pinça menor para que se torne a principal e regenerar a antiga pinça agora como sua pinça menor, assim invertendo suas pinças.
O estalo da pinça é usado para caça e comunicação. Durante a caça o camarão se esconde em algum lugar escuro, normalmente uma toca, então ele estende suas antenas para fora de sua toca e espera até sentir movimento perto delas, assim que percebe movimento de uma presa em potencial, o camarão avança para fora de sua toca com sua garra em posição e logo ele “dispara”, paralisando sua presa e assim a arrasta para sua toca onde se alimenta dela.
O som do estalo coloca esses camarões de poucos centímetros para competir contra a baleia cachalote e a baleia beluga pelo título de animal mais barulhento do mar.
Há espécies de camarão pistolas do gênero Synalpheus que apresentaram padrões de eussocialidade, o mais alto nível de organização animal, similar aos das abelhas.
O Synalpheus regalis vivem em colônias dentro de esponjas marinhas, e essas colônias podem ter mais de 300 membros, sendo todos filhos de uma fêmea rainha gigante, e provavelmente um único macho, e a prole é dividida em operários e soldados machos; os operários cuidam dos camarões mais novos e os soldados defendem a colônia com suas pinças mais desenvolvidas.
O barulho dessas colônias interfere em sonares e qualquer tipo de comunicação submarina. Os camarões são as maiores fontes de barulho do oceano, podendo interferir em instrumentos como sonar e até mesmo em aparelhamento antissubmarino.
Aprenda Mais Sobre Camarão Pistola Criado No Aquário
Ambiente
Para criar alguma espécie de camarão pistola, é interessante provi-los com tocas, pequenas cavernas, matérias com cálcio e iodo também irão ajudar e estimular a muda de queratina do camarão, por isso é muito interessante cria-los em aquários de corais.
Não esqueça que eles são predadores, carniceiros e gostam de carne e de outros pequenos animais, até mesmo de outros tipos de camarões.
Portanto, é importante tentar evitar colocá-los juntos com as presas potenciais ou predadores naturais, desde que isso não seja a intenção inicial do criadouro.
É possível ouvir os estalos do camarão pistola vindo de dentro do aquário, mas isso normalmente é apenas uma maneira de comunicação.
Em geral, eles podem ser bem amistosos, não atacando os demais peixes se não se sentirem ameaçados e podem até cooperar com algumas espécies de peixes, corais, anêmonas e outro organismos.
Porém, não é qualquer camarão pistola que é amistoso, e recomenda-se que saiba qual espécie se tem o desejo de criar e os comportamentos sociais da espécie.
Alguns camarões pistolas se dão especialmente bem com peixes categorizados como “Goby”, que são peixes da ordem gobiiformes.
Em relação à água dos aquários, recomenda-se que seja água salgada em temperatura de 23 a 27 °C
Deve sempre ser analisado o Ph de 8.0 a 8.4 e a salinidade da água, quando medido com o densímetro, a densidade deve estar entre 1.020 a 1.030, sendo necessário prestar atenção no cálcio da água e demais parâmetros.
Em relação à alimentação do camarão pistola, eles comem apenas pequenos animais, ou matéria orgânica em decomposição.
Pesca
A pesca do camarão pistola, normalmente é feita com grandes redes, e embarcações equipadas com guindastes.
A pesca de arrasto vem se tornando uma problema ambiental, pois nessa prática é usada uma grande e pesada rede para capturar tudo que esta no fundo do mar, e essa rede é arrastada fazendo um “pente fino” no fundo do mar.
Estudos mostram que essa prática danifica o leito do mar, matando diretamente vários peixes e move sedimentos que destroem habitats de espécies que existem ali, espalhando os sedimentos do fundo do mar pela água tornando-a imprópria para as várias espécies que vivem em tais locais.
Os pescadores estão buscando águas cada vez mais profundas onde os danos podem ser ainda piores, e as redes acabam com habitats frágeis e valiosos para a vida marinha.
O efeito dessa pesca é similar ao da desertificação, e essa prática está sendo combatida no mundo todo, onde vários Países estabelecerem restrições e proibições aos pescadores.
Camarão Pistola Indicados Para Aquários (Com Fotos)
- Camarão Tigre (Alpheusbellulus)
- Alpheusrandalli
- Red Caribbean Pistol Shrimp (Alpheus sp.) – Camarão-pistola-vermelho-do-Caribe
- Green Pistol Shrimp (Alpheus euphrosyne) – Camarão-pistola-verde
- Pocillopora Pistol Shrimp (Alpheus lottini)
- Bullseye Pistol Shrimp (Alpheus soror)
Essas são algumas das espécies mais comuns para se ter em aquários.