Quando se fala em grandes florestas, as primeiras imagens que vem à cabeça, são aquelas densas florestas repletas de árvores, que impossibilitam de enxergar o que há dentro delas quando sobrevoadas por aviões e helicópteros.
É importante entender que as florestas, na maioria das vezes, serão compostas por uma elevada presença de árvores, como a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica, mas existe, ainda, florestas onde as árvores se apresentam em menor quantidades, apresentando espaços grandes e uma vegetação rasteira.
Considera-se, por exemplo, que a savana seja um tipo de floresta, chamada de floresta esparsa, ou floresta pouco densa. Apesar de não possuir a mesma quantidade das florestas unânimes, a vegetação da Savana, que no Brasil pode ser considerado o Cerrado, são locais que apresentam um elevadíssimo número de animais.
Dessa forma, o artigo irá tratar dos animais que vivem nos variados tipos de grandes florestas presente no mundo.
Estima-se que, atualmente, 30% da superfície terrestre seja composta por florestas, onde grandes regiões já foram consumidas pelo homem, diminuindo a porcentagem, que já fora maior, passando os 50%.
Dessa, forma, conclui-se que o homem, em sua vida estimada de 200 mil anos presente numa terra de 4,6 bilhões de anos, destruiu 20% do total de suas matas.
O homem é o maior causador do consumo de áreas florestais, seja para construção de comunidades, seja para extração de matéria-prima, seja para a monocultura, onde grandes porções de terras são exoneradas para dar lugar a apenas um tipo de plantação ou pasto.
Esse fato também garante ao homem o título de exterminador de espécies, pois o número de animais e plantas que foram extintas mediante suas ações é incontável.
Espécies Que Vivem Na Maior Floresta Do Mundo
Começando por um ranking de maiores florestas, pode-se citar a Floresta Amazônica, o maior bioma do mundo, compreendendo oito países, onde sua maior porção se encontra dentro do Brasil.
Sendo a maior floresta do mundo, a Floresta Amazônica é lar para milhares de espécies:
– Mamíferos: cerca de 1.400 espécies.
– Pássaros: cerca de 1.500 espécies.
– Anfíbios: cerca de 1000 espécies.
– Peixes: mais de 2.200 espécies.
– Insetos: 90% da vida animal presente é composta por insetos.
Se em apenas uma floresta, existe essa quantidade de organismos, o quanto existe no planeta inteiro? Cientistas buscam essa resposta, e a mais conclusiva atualmente é de que exista um número aproximado de 2,5 milhões de espécies de animais no mundo.
Confira Uma Lista De Animais Que Vivem Nas Grandes Florestas
1. Antílope
2. Gazela
3. Rinoceronte
4. Veado
5. Inhacoso
6. Redunca
7. Gerbilo
8. Bongo
9. Zebra
10. Búfalo Africano
11. Panda Gigante
12. Girafa
13. Mandril
14. Elefante
15. Bonteboque
16. Oribi
17. Facocero
18. Ocapi
19. Adax
20. Tigre
21. Hiena
22. Coiote
23. Leão
24. Leopardo
25. Raposa
26. Chacal
27. Texugo
28. Jaguar
29. Tatu Gigante
30. Ariranha
31. Jaguatirica
32. Fossa
33. Mangusto e Suricate
34. Guepardo (Chita)
35. Jararaca
36. Tamanduá
37. Porco Espinho
38. Mico Leão Dourado
39. Ouriço
40. Porco do Mato
41. Esquilo
42. Gato do Mato
43. Lebre
44. Lontra
45. Capivara
46. Urso
47. Gorila
48. Dragão de Comodo
49. Camaleão
50. Iguana
51. Crocodilo
52. Serpente
53. Lagartixa
54. Jacaré
55. Lagarto Arco Íris
56. Gafanhoto
57. Abelha
58. Besouro
59. Formiga
60. Aranha
61. Lagarta
62. Borboleta
63. Libélula
64. Louva Deus
65. Sapo
66. Rã
67. Salamandra
68. Tritão
69. Perereca
70. Proteu
71. Anura
72. Maçarico
73. Coruja
74. Pica Pau
75. Abutre
76. Falcão
77. Gavião
78. Águia
79. Ganso
80. Garça
81. Pelicano
82. Pato
83. Papagaio
84. Beija-flor
85. Bugio
86. Macaco Aranha
87. Macaco Prego
88. Sagui
89. Gorila
90. Lêmure
91. Macaco Esquilo
92. Aie-Aie
93. Macaco Barrigudo
94. Macaco Prego Da Cara Branca
95. Gibão
Os animais citados nessa lista, são ínfimos exemplos da quantidade de vida presente nas maiores florestas do mundo.
Cientistas apontam que, atualmente, existe aproximadamente o número de 8,7 bilhões de organismos vivendo no Planeta Terra, e de onde 1 milhão a 2,5 milhões sejam espécies de animais.
Além desses números, vale lembrar que o homem ainda não desvendou todas as espécies de animais existentes na natureza, e que uma grande porcentagem ainda precisa ser analisada, como os animais terrestres e aéreos, e essa porcentagem cresce muito mais, atingindo cerca de 80%, quando se trata de áreas não mapeadas dos oceanos.
Tipos De Grandes Florestas E Seus Animais
As florestas são áreas enormes compostas pela natureza, onde a árvore é a sua principal característica.
Apesar de todas as florestas do mundo parecerem as mesmas, muito do que acontece dentro e fora delas irá definir melhor que tipo de florestas elas são, pois os tipos de árvores que as compõe irão, por exemplo, fornecer alimentos e um ecossistema exclusivo, possibilitando a vida para alguns elementos, enquanto outras florestas fornecem um habitat mais regular a outros organismos.
Os tipos de grandes florestas existentes, podem ser divididos em:
Floresta Temperada (decídua, caducifólia ou perenifólia):
Grandes florestas que são marcadas pelo clima temperado, termo esse que se refere às estações, indicando que a floresta segue os padrões de cada temporada. Por exemplo, na primavera, suas folhas amadurecem e caem (motivo esse que as fazem serem chamadas de caducas, ou caducifólias).
No entanto, é possível que muitas grandes árvores da floresta temperada sejam perenifólias, que, diferentemente, das decíduas ou caducifólias, suas folhas não caem e elas morrem somente por seca ou outros fatores.
Nesse tipo de grande floresta, existe a presença de animais como cervos, esquilos, coelhos, ursos, raposas, leopardos, jaguares e lobos.
Floresta de Coníferas:
Grandes florestas formadas pela presença de árvores com o aspecto de cone, como os pinheiros. É uma floresta adaptada ao clima frio, estando bastante presente na América do Norte e Países da Europa.
Floresta Boreal (Taiga):
As grandes florestas de coníferas citadas acima, podem também serem chamada de floresta boreal, pois são representadas pelas mesmas árvores coníferas.
No entanto, a principal diferença está no fato de que o termo taiga, é utilizado para designar áreas que, apesar de serem compostas por coníferas, apresenta menos arborização e mais terreno aberto.
Em ambas as grandes florestas, a presença de alguns animais é unânime, como várias aves, que vão de passarinhos, corujas, gaviões, falcões, urubus a abutres, roedores como esquilos, coelhos, capivaras, camundongos, castores e ratazanas, alguns carnívoros, como o urso pardo, o lobo, raposa, o tigre, a pantera e linces, por exemplo.
Além dessas grandes florestas, é importante citar as savanas, que, diferentemente das grandes florestas repletas de árvores, possuem uma extensão de terra com vegetação baixa, sendo o lar de animais como a zebra, o elefante e a girafa, que dificilmente são encontradas em outras regiões com mata densa.