A Importância do Ar Para a Saúde
A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que estão suspensas as principais substâncias para a manutenção e desenvolvimento da vida.
O ar é a Atmosfera – a “grande mãe” – que envolve os seus filhos! Nela, uma enorme quantidade de substâncias são preservadas e acolhidas para o bem da vida na terra.
Lá está o oxigênio (O2), a substância que a maioria dos seres vivos necessita para sobreviver; o nitrogênio (N2), importante para que os vegetais produzam os seus nutrientes.
Lá também está o dióxido de carbono – o famigerado CO2 – que, apesar de controverso, é a substância absorvida pelas plantas para a produção de oxigênio; além de diversos gases nobres que, pelas suas nobrezas, não se misturam na atmosfera.
Por ser tão importante para a nossa saúde, o ar (ou a manutenção dele) exige constantemente de nós prudência e racionalidade no seu uso, pois um ar poluído só poderá produzir um efeito contrário ao que se espera dessa que é a verdadeira fonte da vida; e que mesmo assim só exige de nós o conhecimento das suas principais características e potencialidades.
É importante sabermos, por exemplo, que o oxigênio não representa mais do que 21% de todo o conteúdo da atmosfera, enquanto o nitrogênio – que não recebe de nós quase nenhum prestígio – é encontrado em abundância, com quase 80% a espalhar-se pelo ar que respiramos.
O CO2 é outro que costuma ser erguido ao patamar de inimigo nº1 do homem, no entanto, com cerca de 0,03%, ele é considerado fundamental para a manutenção da vida – em especial das plantas e vegetais -, sem o qual muitas das transformações que a garantem não poderiam ocorrer.
Qual a Importância do Ar Para a Saúde do Planeta?
Uma curiosidade a respeito do ar que respiramos, é o fato de que ele na verdade recebe o nome de “Troposfera” – é a camada mais próxima dos seres vivos, com os gases que são absorvidos pelas plantas e pelos animais.
É onde se formam as nuvens e produz-se a chuva que contribui com a vida. A troposfera é, digamos, o termo técnico do ar que respiramos.
Mas se o ar é importante para a nossa saúde, ele também é importante para tornar menos traumático o clima de algumas regiões.
É através dele que que ocorre a polinização de diversas espécies vegetais; ele percorre todo o planeta, de norte a sul, leste ao oeste, pairando sobre os mares, lagos e oceanos.
Mas por ele também são transportadas doenças, fungos, vírus e bactérias, que têm no ar um excelente parceiro em seus objetivos de disseminar uma série de transtornos à saúde dos indivíduos.

A Importância do Ar Para a Saúde e o Planeta
No ar também estão as partículas de poeira, cinza e fuligem. O oxido nítrico, óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, entre outros gases deletérios, também estão lá, ameaçadores, a comprometer a saúde de bilhões de indivíduos ao redor do planeta.
Mas também não podemos esquecer que boa parte desses gases são capazes de interagir formando outros gases – com capacidade de destruição ainda maior.
E tudo isso faz com que o problema da poluição atmosférica em nossos dias seja erguido ao patamar de um dos transtornos mais urgentes em todas as sociedades, já que é responsável por ceifar a vida de mais de 7 milhões de pessoas, anualmente, em todo o mundo.
O Ar e os Seres Vivos
https://www.youtube.com/watch?v=bXwhGu3pzGw
A importância do ar para a saúde dos seres vivos pode ser medida pelo seu histórico de transformações ao longo de bilhões e bilhões de anos.
Nunca é demais lembrar que esse ar que respiramos não é, nem de longe, o que pairava sobre a terra durante o seu processo de formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos.
Durante muito tempo, o que se via pairar assustadoramente sobre o planeta eram basicamente gás carbônico (cerca de 80% contra os 0,03% dos dias atuais), monóxido de carbono (5%), metano (10%), nitrogênio (5%), entre outros gases da mesma forma prejudiciais aos organismos vivos.
Foi necessário um longo e paciente burilar da atmosfera terrestre, até que o planeta deixasse de ser apenas uma massa incandescente e hostil à vida, e, finalmente, por volta dos 3,4 bilhões de anos, ensaiasse uma organização de seres vivos que começava a se formar em meio ao caos.
Logo teríamos dióxido de carbono (CO2) e vapor de água – duas substâncias fundamentais para a formação da nossa atmosfera.
E sobre o dióxido de carbono não é nem necessário muitas considerações. Basta saber que, ao começar a absorvê-los, as plantas passaram a contribuir com cerca de 80% da substância mais importantes para a manutenção da vida dos seres humanos: O oxigênio.
A Importância do Ar Para a Saúde dos Seres Humanos
As células do corpo humano necessitam do oxigênio do ar para que possam realizar, adequadamente, os seus diversos processos internos; responsáveis, por sua vez, por todo o metabolismo do organismo.
É o oxigênio que permite, por exemplo, que o cérebro funcione corretamente e possa consumir as imensas quantidades de energia que ele necessita para todas as funções cerebrais.
https://www.youtube.com/watch?v=wU0kjWvd5Xc
Existem algumas técnicas de respiração que estão entre as mais indicadas como coadjuvantes no tratamento de depressão, insônia e ansiedade – sem contar os benefícios do ar puro para a memória e aumento da concentração.
Existem correntes espiritualistas (chinesas e hindus, especialmente) que garantem que é possível obter a cura física por meio de algumas técnicas de respiração profunda.
Dores de estômago, abdominais, enxaquecas, entre outros distúrbios dos tempos modernos, podem, segundo elas, ser combatidos por meio da contração e expansão do diafragma.
A verdade é que a importância do ar para a saúde humana está associada, basicamente, à função que tem o oxigênio de fornecer a energia suficiente para praticamente todas as nossas atividades internas e externas.
Ele ajuda a produzir radicais livres (para o bem e para o mal do organismo), robustece o sistema nervoso, fortalece o nosso sistema imunológico, dá mais resistência física, favorece à saúde mental, coopera para a restauração dos músculos, entre outros inúmeros benefícios impossíveis de serem descritos em tão poucas linhas.
Esse artigo foi útil? Tirou as suas dúvidas? Deixe a resposta em forma de um comentário. E continue acompanhando as nossas publicações.