A zibelina (Martes zibellina) é um mustelídeo que tem uma pele altamente apreciada, e por isso, apesar de existirem milhares de exemplares, teve sua população reduzida devido à caça.
A zibelina também é chamada de marta, já que é uma espécie da mesma, sendo um mamífero omnívoro que naturalmente habita as florestas da Rússia, desde a Sibéria até a Mongólia.
Porém, o alcance da zibelina não se limita apenas as bordas da Rússia, já que elas estão presentes por toda a Eurásia, principalmente se estendendo em maiores número pelo Japão e pela China.
Originalmente, a zibelina vivia nas bordas da Europa-Rússia, Polônia e Escandinávia, mas a caça e comercialização levou esses animais a serem introduzidos em outras partes do Oriente Médio.
Acompanhe aqui em nosso site Mundo Ecologia outros artigos sobre as zibelinas:
- Ficha Técnica da Zibelina: Peso, Altura, Tamanho e Imagens
- Quais São os Predadores da Zibelina e Seus Inimigos Naturais?
- Tudo Sobre a Zibelina: Características, Nome Científico e Fotos
- Zibelina: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal
- Comportamento da Zibelina, Hábitos e Modo de Vida do Animal
- Reprodução da Zibelina, Filhotes e Período de Gestação
- Existe Zibelina Domesticada? Posso Ter Uma de Estimação?
- Alimentação da Zibelina: O Que Ela Come?
- História da Zibelina e Origem do Animal
- Rato Zibelina: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos
Principais Características das Zibelinas
Os machos desses pequenos mustelídeos medem cerca de 40 cm de comprimento, tendo uma cauda que chega a medir 12 centímetros. As fêmeas medem um pouco menos, e a espécie não apresenta dimorfismo sexual.
Tanto o macho quanto a fêmea são altamente apreciados, e ambos são mais caçados durante o inverno, já que nesse período o pelo desses animais se torna mais espesso e macio.
Assim, o período de caça é mais intenso durante o inverno, mas ainda assim outras estações não excluem as caçadas desses animais, nem no verão, onde suas peles e pelos estão mais rígidos.
Geralmente, a zibelina apresenta a coloração preta ou acinzentada, mas existe uma maior varação de cores entres esses animais.
As cores mais comuns encontradas no Japão, por exemplo, é o marrom escuro e o preto almiscarado. Espécies de martas encontradas na Europa demonstram variações de até 5 cores pelo corpo, com peitoral e pés pretos, laterais acinzentadas, costas e cabeça pretas.
Acredita-se que exista uma variação de 34 subespécies de zibelinas atualmente, com exceção de algumas espécies que foram extintas devido à caça intensa e ilegal.
Classificação Científica da Zibelina
- Nome Comum: Zibelina, Marta
- Nome Científico: Martes zibellina
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Carnivora
- Família: Mustelidae
- Gênero: Martes
Alimentação e Habitat da Zibelina
As zibelinas vivem em diferentes regiões pela Eurásia, onde algumas habitam escarpas de montanhas rochosas, enquanto outros vivem adentradas em grandes florestas fechadas, assim como na Ásia podem habitar florestas de pinheiros e locais perto de lagos, rios e córregos.
As zibelinas são animais agressivos e vivem em constantes brigas por comida e território, apesar de sempre serem vistas em grandes grupos com até 10 exemplares.
A zibelina estabelece uma faixa territorial ao redor de seu ninho e espanta qualquer outra zibelina que adentrar essa região que mede cerca de 3 km de alcance.
São animais omnívoros, o que significa que não possuem restrições alimentares, comendo desde plantas até animais.
Os principais animais que fazem parte de seu cardápio são répteis e pequenos roedores, assim como podem comer insetos e aves. São exímios caçadores, além de serem experts na área da evasão, detectando facilmente predadores.
Quando não encontram alimentos, as zibelinas se deslocam até mesmo por dias de viagem no intuito de achar um local apropriado para viverem, onde haja bastante opção de refeição.
Dificilmente as zibelinas cavam tocas, mas é sempre possível ver que elas assumem tocas abandonadas de outros animais.
Quando não encontram tocas no chão, as zibelinas procuram por troncos ocos de árvores para formarem seus ninhos.
A zibelina é um animal que caça tanto de dia quanto à noite, além de possui extrema facilidade para escalar árvores e capturar aves desatentas, principalmente corujas nos horários crepusculares.
Usos da Pele da Zibelina
Como foi dito anteriormente, o maior motivo pelo qual a população de zibelinas diminui no mundo se deu devido à sua caça por conta de sua pele altamente apreciada.
Desde a época das incursões de navios de comércios que desbravavam os continentes a pele da zibelina tem sido comercializada.
A pele e o pelo da zibelina já foram considerados os mais perfeitos que já existiram na natureza, e realezas faziam questão em compras de espécies específicas.
De todos os animais que eram abatidos para terem suas peles removidas, tais como as raposas e ursos, por exemplo, a única que fazia parte exclusiva da realeza era a pele de zibelina.
Dessa forma é possível entender o porquê de algumas zibelinas terem sido extintas, já que suas peles eram requisitadas por magnatas da Rússia e da Eurásia em geral, o que promovia intensas caçadas a esses animais.
Curiosidades Sobre as Zibelinas
Quando não encontram comida, as zibelinas seguem ursos ou lobos, assim como as hienas fazem com os leões e leoas nas savanas.
As zibelinas fazem isso para poderem ficar com as sobras das presas abatidas por esses animais.
Existem vários relatos de realezas darem e receberem presentes que envolviam a pele da zibelina, demonstrando o quão apreciado era a pele desse animal.
Na época da reprodução, a zibelina se comporta como um gato, e passam a se esfregar nas árvores, além de usar seus excrementos para atraírem a atenção do sexo oposto, além de passarem a ruminar.
Mesmo após a relação entre macho e fêmea, a mesma só engravida 8 meses depois, com uma gestação que varia entre 200 a 300 dias.
As zibelinas formam casais para o resto da vida, sendo chamados de monogâmicos.
Antes de procriarem, o macho e a fêmea encontram o ninho ideal, e quando a fêmea passa a cuidar dos filhotes recém-nascidos, o macho protege o território e também sai para trazer comida para a fêmea.