Home / Animais / Visão Das Raposas e Locomoção

Visão Das Raposas e Locomoção

A maioria das espécies, e principalmente na atualidade onde o desenvolvimento humano tem invadido áreas de nidificação delas, as raposas tornaram-se habitualmente notívagas e, por isso, a coleta de dados sobre seu comportamento como locomoção e visão em geral são inconsistentes.

Entendendo a Visão das Raposas

Uma combinação de observações retinográficas e comportamentais sugere que as raposas, como a maioria dos cães, podem ver a cor, embora em menor grau do que podemos. As raposas possuem uma visão dicromática (de duas cores) que essencialmente as torna vermelho-esverdeadas. O resultado é que as raposas provavelmente vêem o mundo em tons mais pastel que cores vibrantes.

A falta de uma fóvea nos caninos também implica que os humanos têm um olho melhor para os detalhes do que os cães, enquanto a abundância de bastões na retina canina sugere que os cães podem discriminar entre tons de cinza e escolher o movimento melhor do que nós.

A Complexidade da Visão

A visão é um sentido complicado que é tanto uma resposta à psicologia quanto à neurologia. A cor é uma experiência muito pessoal e o que uma pessoa pode chamar de amarela, outra pode chamar de ouro. Podemos, no entanto, entender um pouco sobre o potencial da visão de cores observando a construção da retina. Antes de fazermos isso, precisamos de um pouco de conhecimento.

Na escola, você provavelmente foi ensinado sobre algo chamado Espectro Eletromagnético (ou EMS), que representa a gama completa de radiação eletromagnética; das ondas de rádio mais longas às ondas cósmicas mais curtas.

Não precisamos nos preocupar com o que a radiação eletromagnética realmente é, mas devemos estar cientes de que só podemos ver uma pequena porcentagem dela. Os comprimentos de onda do espectro que podemos ver se enquadram na categoria de luz visível .

Classifica-se a radiação eletromagnética com base em seu comprimento de onda. Os comprimentos de onda da radiação são medidos em unidades chamadas nanômetros (abreviado para nm ). Um nanômetro é um milionésimo de um metro, ou, dito de outra forma, há 10 milhões de nanômetros em um centímetro ou quase 26 milhões a uma polegada.

A luz visível é radiação com um comprimento de onda entre 380nm e 780nm – os comprimentos de onda entre estes valores representam diferentes cores de luz. Por exemplo, vemos a luz com um comprimento de onda de 740 a 620nm como vermelho, enquanto que entre 575 e 500nm aparece verde.

Podemos ver o mundo ao nosso redor porque nossos olhos captam a luz visível refletida por objetos em nosso entorno. A luz é refletida pelos objetos e passa através de nossa pupila, atingindo a membrana sensível à luz na parte de trás de nossos olhos, chamada retina, e estimulando suas células a enviar impulsos elétricos para o cérebro.

As células da retina podem ser divididas em dois tipos amplos: aquelas que são muito sensíveis à luz, mas que compartilham conexões com outras células, chamadas de bastonetes ; e aqueles que são sensíveis a comprimentos de onda específicos da luz e têm sua própria conexão com o cérebro, chamados cones.

A maneira como o sistema visual dos mamíferos funciona é fascinante. Basta dizer que sua estrutura e fiação significa que as hastes são usadas com pouca luz (crepuscular) e fornecem uma imagem em escala de cinza de baixa resolução, enquanto cones são empregados em luz brilhante e nos fornecem uma imagem colorida de alta resolução.

As células cônicas contêm pigmentos que são sensíveis a comprimentos de onda específicos da luz, o que significa que as próprias células são estimuladas por certas freqüências e isso nos permite determinar a cor de um objeto.

Visão Tricromática

Entre os mamíferos, reconhecemos três “tipos” diferentes de células cone, separadas pela frequência do seu pigmento de cor: eritrócitos (sensibilidade de pico de 570 nm); células verdes (535 nm); e culas azuis (445 nm). As cores que vemos são determinadas pela combinação de sensores que são excitados pela luz refletida por um objeto.

Uma caixa postal do Royal Mail, por exemplo, aparece em vermelho porque absorve todas as cores da luz visível, exceto a vermelha, que ela reflete. A maioria dos humanos tem todos esses três pigmentos, o que significa que podemos perceber quase qualquer gradiente de cor quando vermelho, verde e azul são misturados.

A presença de três pigmentos sensíveis à cor é denominada visão tricromática. Os humanos não são os únicos mamíferos com três tipos de cone. Gatos e chimpanzés, e alguns macacos africanos também possuem três pigmentos sensíveis à cor. Isso não quer dizer, no entanto, que a presença desses pigmentos significa que eles vêem a cor da mesma maneira que os humanos.

Os gatos, por exemplo, têm três pigmentos cônicos, mas têm sensibilidades de pico ligeiramente diferentes, levando a uma visão mais colorida, com menos saturação do que os humanos podem registrar.

Há também algumas armadilhas inerentes na tentativa de avaliar a presença da visão de cores baseada apenas no número ou tipos de células cone na retina; não menos importante, essa cor é altamente subjetiva. Eu poderia chamar algo vermelho, enquanto você poderia pensar que era rosa e outra pessoa poderia votar em laranja.

Como as Raposas Enxergam?

Raposa Fotografada com Olhar Fixo
Raposa Fotografada com Olhar Fixo

Até onde se sabe, ninguém submeteu raposas a experimentos psicológicos para avaliar sua capacidade de reconhecer e interpretar cores. De fato, dados os papéis que os cães desempenham em nossa vida cotidiana, é um tanto estranho que haja tão poucos estudos olhando para a visão canina.

No entanto, estudos sobre sua topografia retiniana (estudos examinando o tipo e distribuição de células na retina) mostraram que as raposas certamente têm o “equipamento” para registrar alguma cor, embora o grau em que as raposas (e canídeos em geral) possam resolver cores é provavelmente menor que o nosso.

Observações sobre os padrões de atividade dos canídeos sugerem que eles são “generalistas visuais”, capazes de trabalhar em condições de várias intensidades de luz. Observações de movimentos de raposa sugerem que eles são capazes de lidar com uma ampla variedade de condições de luz; As raposas são ativas durante a madrugada, o dia, o anoitecer e a noite toda (são arrítmicas ).

No entanto, a maior parte da caça e do forrageamento de uma raposa ocorre do anoitecer ao amanhecer e, como seria de esperar, estudos sobre retinas de canídeos revelaram uma predominância de células bastonetes (cerca de 97% em cães e lobos); isso sugere que sua visão com pouca luz e capacidade de diferenciar tons de cinza e movimento é superior à nossa, mas é provável que seu reconhecimento de cores seja mais pobre.

Os optometristas descobriram que todos os canídeos em seu estudo possuíam dois pigmentos cônicos; um com uma sensibilidade de pico de cerca de 555 nm (verde claro) e outro com um pico entre cerca de 430 e 440 nm (azul escuro / roxo). Na raposa vermelha ( Vulpes vulpes ), esse segundo pico (curto comprimento de onda) estava em 438nm.

Raposa Vermelha de Olhar Castanhos
Raposa Vermelha de Olhar Castanhos

Esses achados implicam que as raposas têm visão dicromática (bicolor), semelhante à de um humano deuteranópico. Em outras palavras, sugere que as raposas são de cor vermelho-verde, o que significa que os vermelhos aparecem com uma cor amarelo-esverdeada.

Estudos sobre a distribuição de células de bastonetes e cones nas retinas de canídeos mostraram que seu poder de resolução (isto é, quão claramente eles podem ver detalhes) é menor do que o nosso. Você tem uma área no meio da sua retina que é composta inteiramente de células cônicas; ele é chamado de fóvea e você está usando para ler este artigo.

Sem a fóvea, você se esforçaria para obter detalhes suficientes para ler o texto nesta página. Cães não parecem ter uma fóvea, sugerindo que sua capacidade de discriminar detalhes é menor que a nossa. De fato, alguns autores estimaram que o olho de um cachorro para detalhes é cerca de seis vezes pior do que o nosso.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *