É de conhecimento geral que os cachorros acompanham os seres humanos desde os tempos mais remotos e antigos.
Não para menos, os cachorros são considerados os melhores amigos do homem, isso porque eles sempre fizeram o trabalho de proteção e companheirismo.
No entanto, os cachorros que conhecemos nem sempre foram animais domesticáveis e que ficam dentro da nossa casa.
Muito tempo atrás, os cachorros se encontravam na natureza, em florestas e em montanhas, praticando a caça.
Ainda hoje, esses cachorros possuem características que fazem parte desse tempo onde a caça era a sua principal atividade.
Um exemplo muito bom para mostrar esse ponto são as características que o Dogo Argentino possui.
Para que você possa entender um pouco mais sobre como essas características ainda estão presentes, hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o Dogo Argentino.
Nesse artigo, você encontrará vídeos de Dogo Argentino caçando grandes animais, e entenderá quais são suas características, seu comportamento e qual a sua origem.
Características do Dogo Argentino
O Dogo Argentino é um cachorro muito sério e bravo quando está com a sua boca fechada, no entanto, parece dar um sorriso gigante quando coloca a sua língua para fora.
Por mais que tenha uma aparência muito boazinha quando está “sorrindo”, não se engane, o Dogo Argentino pode ser considerado muito forte e rápido.
Sua principal função há milhares de anos atrás era justamente de servir como um cachorro para combate e também para a caça de animais muito maiores do que ele, como porcos do mato, javalis e pumas.
Para ser considerado um cão de caça, o Dogo Argentino precisa então apresentar características desse objetivo, certo?
Bom, o Dogo Argentino é conhecido principalmente por possuir grandes patas e presas, e a sua mandíbula é projetada para que ele consiga capturar suas presas e as segurar com bastante firmeza.
Para que possam ser visualizados rapidamente pelos seus donos em locais abertos ou fechados, a cor predominante do Dogo Argentino é totalmente branca.
As narinas do Dogo Argentino são altamente sensíveis, e possuem um focinho com uma cor preta. Sua altura pode chegar até 68 centímetros, e costuma pesar cerca de 45 quilos.
Algumas pessoas possuem o costume de cortar suas orelhas, para deixa-las menor, com o intuito de melhorar a aparência, no entanto, muitos países proíbem totalmente essa prática.
Origem do Dogo Argentino
O Dogo Argentino, como o nome já diz, possui sua origem no país localizado na América do Sul, de nome Argentina.
Os dois principais nomes que deram origem a essa raça de cachorro foram os irmãos António e Augustin Nores Martinez.
Em meados de 1920, esses dois irmãos tentaram criar um cachorro que fosse perfeito para participar dos combates e da caça de javalis e de pumas.
Para chegarem ao resultado do Dogo Argentino, a raça base que utilizada é conhecida como cão lutador de córdoba, que atualmente está totalmente extinta.
Outras raças foram utilizadas para aperfeiçoar o Dogo Argentino, como: dogue alemão, bull terrier, mastim espanhol, entre outros.
As melhorias visavam a junção de características como força, resistência, tamanho, peso, Inteligência, olfato, entre outros, tudo isso, é claro, em uma única raça.
Após cerca de 25 anos, os irmãos finalmente conseguiram o resultado que queriam, e o Dogo Argentino surgiu em meados de 1940, sendo totalmente branco, com prognatismo, focinho longo e uma cabeça muito pesada, fora o bom faro.
Na Argentina, o Dogo Argentino ficou muito popular, e começou a ser utilizado principalmente como um animal para caça, e anos depois, começou a ser utilizado principalmente por unidades policiais, como um cão de guarda e, em poucos casos, como um cão-guia.
Vídeos De Dogo Argentino Caçando Grandes Animais
No Brasil, o Dogo Argentino, é usado principalmente para caçar javalis, animais esses que destroem plantações e são uma enorme dor de cabeça em algumas regiões.
No vídeo abaixo, é possível ver um Dogo Argentino mostrando toda a sua força em sua mandíbula, confira:
Nesse vídeo, também é possível visualizar a enorme força que o Dogo Argentino possui. Caçando também um javali, o Dogo Argentino é muito utilizado no triângulo mineiro, confira:
Outro animal que também é muito caçado pelo Dogo Argentino são os bois, animais esses que são muito grandes, pesados e ferozes.
No entanto, o Dogo Argentino consegue se sair muito bem, utilizando suas habilidades de força, rapidez e destreza com suas patas e com a sua mandíbula. Confira:
Por fim, esse vídeo também é ótimo para demonstrar a enorme capacidade que o Dogo Argentino possui na caça. Confira:
Como vimos, o Dogo Argentino é um dos cachorros mais utilizados no Brasil para acabar com a praga chamada Javali.
Sua força, coragem, olfato e mandíbula são os principais elementos que fazem desse cachorro um enorme sucesso tanto no Brasil, como também na Argentina.
A maior função atualmente do Dogo Argentino continua sendo a de caça, pois foi exatamente com esse intuito que os irmão argentinos criaram essa raça.
Comportamento do Dogo Argentino
Apesar de transparecer ser um cachorro muito sério, o Dogo Argentino é considerado um cachorro extremamente calmo.
Muito silencioso também, o Dogo Argentino costuma latir apenas em situações muito específicas e pontuais.
Com os humanos, é muito raro que apresentem comportamentos agressivos, principalmente com o seu tutor, pois o Dogo Argentino cria um laço de amor muito forte.
No entanto, por carregar em seu gene as características de uma matilha, o Dogo Argentino é considerado também muito independente e com personalidade muito forte.
Para contornar essa característica, é importante que o tutor aja como um líder, para que o Dogo Argentino possa entender quem é que manda na casa.
O Dogo Argentino é muito carinhoso com toda a família, e inclusive, pode ser muito carinho também com as visitas. No entanto, se ele sente alguma ameaça, ele pode rapidamente mudar para uma posição de defesa.
Porém, o Dogo Argentino possui muita dificuldade em socializar com outros cachorros. Por se sentir o líder e por ser muito dominante, ele não suporta outros cachorros no seu território, principalmente os machos.
Por isso, é importante que você saiba: não tenha outros cachorros enquanto tiver um Dogo Argentino em sua casa, pois ele pode obter um comportamento agressivo e de caça.
O que você achou do conteúdo? Você já tinha visto vídeos de um Dogo Argentino caçando animais grandes? Deixe nos comentários a sua impressão!