Se existe um animal que sempre causou uma imagem de fofura entre as pessoas este é, sem dúvida, o panda. Conhecido como o gigante asiático, o panda ocupa um lugar de destaque principalmente quando falamos em cultura chinesa, povo de muitas criaturas como o dragão mas que trazem o simbolismo do panda como protagonista. Seu jeito todo tímido e atrapalhado fez com que ele adquirisse um carinho especial por todas as pessoas, não só na Ásia mas em todo o mundo.
Características Gerais
Etimologia é o estudo gramatical da origem e história das palavras, quando pensamos no urso panda gigante temos o termo xiong mao(nome do panda em chinês) siginificando grande urso gato. Ele também pode ser chamado de huaxiong(urso de faixa), maoxiong(urso felino) ou xiongmao(gato ursinho). Na poesia chinesa, a palavra panda representa algo como “comedor de bambu”.
Focinho não tão comprido e corpo alternado em branco e preto são apenas algumas das características que podemos notar deste animal. O urso panda gigante ou “grande urso gato”, é um mamífero omnívaro (animal com metabolismo que permite diferentes classes de alimentos) mas que tem como refeição preferida o bambu. Considerando o ambiente em que o panda vive, sua pelugem é bem grossa, o que o protege das baixas temperaturas de um clima subalpino.
No geral é um animal extremamente calmo e dócil que pertence a família Ursidae endêmico, dificilmente um panda irá atacar o homem a menos que ele esteja muito irritado.
- Reino: Animalia.
- Filo: Chordata.
- Classe: Mammalia.
- Ordem: Carnívora.
- Família: Ursidae.
- Gênero: Ailuropoda.
- Espécie: Ailuropoda melanoleuca.
Urso Panda: Comportamento
Geralmente solitários, os ursos panda em fase adulta costumam ter um território definido, eles marcam sua área territorial arranhando as árvores e urinando nas fronteiras. Sua comunicação se dá por vocalização, e quando falamos nas fêmeas da espécie, temos um animal extremamente intolerante com outras fêmeas em seu espaço.
Pesquisadores afirmam que os pandas utilizam mais a memória espacial (capacidade de avaliar como as coisas são organizadas no espaço e em sua relação com o ambiente) do que a memória visual (alto poder da imagem associada a uma recordação qualquer).
Urso Panda: Tamanho e Peso
Quando falamos em características corporais o panda é um animal bem robusto, com medidas que fazem referência ao seu nome:
- Pode medir até 150 cm de comprimento.
- Sua altura varia entre 65 – 70 cm.
- Seu peso pode chegar aos 160 Kg.
Ainda falando de características estruturais do animal, o crânio e a mandíbula são membros bem desenvolvidos. Existem duas espécies que são reconhecidas justamente com base em medidas craniana e coloração, sendo elas:
- Ailuropoda melanoleuca melanoleuca – Encontrado em Gansu e Sichuan, apresentando contraste preto e branco.
- Ailuropoda melanoleuca qinlingensisWan – Encontrado em Shaanxi, apresentando uma coloração contrastante entre marrom escuro e marrom claro e possuindo um crânio menor, porem com os molares maiores.
Urso Panda: Habitat
Animal típico da China, mais confinado à região centro-sul do país. Atualmente sua distribuição está em três províncias: Shaanxi, Gansu e Sichuan, regiões que abundantes de áreas montanhosas. Estima-se que a totalidade territorial ocupada pelo panda é de aproximadamente 30 000 Km2.
Os pandas costumam habitar as montanhosas florestas temperadas que possuem regiões de densos bambuzais, alimento preferido do animal. Essa distribuição entra em paralelo com a do urso-negro-asiático(Ursus tihbetanus), mas não há problema entre as espécies visto que possuem diferentes necessidades ecológicas.
No ano de 2016 existiam por volta de 2200 pandas, sendo que 400 destes estavam em cativeiro.
Urso Panda: Curiosidades
Há algum tempo aconteceu algo engraçado, a repórter Glória Maria, em entrevista, disse que as fezes do urso panda tem cheiro de chá verde, o que muitos não sabem é que estes animais tem problemas na sua digestão do bambu, alimento predileto deles.
Pesquisadores analisaram o intestino de um panda e descobriram que eles possuem pouca quantidade de bactérias que auxiliam na digestão de plantas ricas em fibras, caso do bambu. A grande parte de bactérias encontradas no animal são voltadas à digestão de carne. Zhihe Zhang fez uma descoberta, ele afirma que o panda não possui as enzimas para a digestão de plantas.
Como dito anteriormente, o panda costuma marcar território arranhando árvores e urinando. Especialistas notaram que o animal gosta de urinar em árvores com aspecto mais enrugado, visto que isso faz com que o odor seja capturado pelas fendas e dure por mais tempo. Além disso eles procuram urinar o mais alto possível, aumentando o campo da sua marcação.
Urso Panda: Reprodução
A reprodução do panda é muito baixa, “Talvez não haja um mamífero com frequência de sexo menor do que as fêmeas do panda gigante.” Afirmação feita em um artigo pela Scientific American em 2012.
As mães têm, no máximo, dois filhotes por ninhada após um período de gestação de até 160 dias. É muito comum que de dois filhotes a mãe opte por criar apenas um, visto a fragilidade dos ursinhos. O filhote rejeitado é abandonado pela mãe e deixado à morte. Já o panda que segue com ela tende a desmamar próximo a um ano de vida, mesmo que por volta de 6 meses ele já consiga ingerir pequenas quantidades de bambu.
Além disso, o intervalo entre as ninhadas é longo chegando aos dois anos. O panda demora para atingir as maturidade sexual, ela chega para o animal lá pelo quinto ou sexto ano de vida. Considerando que, em habitat natural, o panda vive em média 13 anos isso representa pouco tempo para a reprodução da espécie.
Urso Panda: Risco de Extinção
Considerando que o urso panda grande é um animal com alta taxa de mortalidade infantil, longo tempo para período fértil e consequentemente baixa natalidade, isso o coloca sob ameaça de extinção.
Por esse motivo existe uma intensa realização de esforços, principalmente pelos chineses, para que a espécie seja preservada. A partir de 1997 todo o infrator que tivesse alguma relação com a morte do animal era sentenciado com uma pena de 20 anos de prisão.
Todos os esforços de conservação trouxeram um resultado positivo, no ano de 2004 foram salvos 9 filhotes, já no ano de 2005 o número de filhotes chegou a 25. O ano de 2016 foi um marco, a IUCN reposicionou a espécie na lista vermelha, o panda agora está classificado como espécie vulnerável e não mais ameaçada de extinção.