O urso malaio é conhecido cientificamente como Helarctos malayanus, sendo que também pode ser conhecido de maneira popular por outros nomes como por exemplo urso do sol ou urso dos coqueiros, tudo depende da região em que está sendo levada em consideração.
Esse urso, como podemos perceber pelo seu nome científico, faz parte do gênero Helarctos, sendo a única espécie desse gênero na família Ursidae.
Vamos ver agora algumas outras informações sobre o urso malaio para que você termine este artigo sabendo tudo que há de importante para saber sobre esse animal, principalmente porque ele está ameaçado de extinção e precisamos dar maior visibilidade à espécie.
Urso Malaio – Peso E Tamanho
Os ursos já são conhecidos por seu grande tamanho, principalmente porque na mídia eles sempre são representados como animais muito gigantes e nós estamos acostumados a vê-los dessa forma desde crianças, e isso não ocorre de forma errônea, pois realmente eles são animais grandes.
Quando falamos especificamente do urso malaio estamos falando de um animal que, apesar de não ser o maior exemplar da sua família – sendo na verdade um dos menores -, com certeza possui um tamanho bem considerável. Isso porque o urso malaio pode medir entre 1,20 metros e 1,50 metros de comprimento e pesar entre os 30kg e os 80kg, sendo que as fêmeas costumam pesar até 64kg no máximo.
Além disso, podemos dizer que a língua do urso malaio pode medir até 25 centímetros enquanto a cauda chega a medir 70 centímetros, agregando bastante tamanho e imponência ao animal.
Assim, quando comparamos o urso malaio com as outras 7 espécies de urso existentes, podemos perceber que ele possui um porte pequeno. Porém, quando comparamos a espécie com outros animais de outras famílias, com certeza ele possui um tamanho muito considerável.
Habitat Do Urso Malaio
Infelizmente, o urso malaio nos dias atuais pode ser encontrado em diversos países, mas em número muito menor do que ele era encontrado antigamente. Isso é resultado principalmente do seu estado de conservação atual, que veremos mais para frente ainda nesse texto.
Nos dias atuais o urso malaio pode ser encontrado na porção sudeste da Ásia, mais especificamente em países como Índia, Bangladesh, Myanmar, Tailândia, Malásia, China, Vietnã e algumas outros. Apesar de estar presente em todos esses locais, a espécie está distribuída de maneira bem desigual pelo território asiático, o que faz com que se torne difícil estimar o número de exemplares existentes na natureza.
Apesar de estar presente em todos esses locais, como dissemos anteriormente esse animal já sumiu de muitas áreas em que estava presente anteriormente, o que é um resultado direto de sua ameaça de extinção, que veremos um pouco mais a frente.
Características Do Urso Malaio
Vamos agora ver algumas características desse animal além de seu peso e tamanho, assim podemos entender um pouco mais quais são seus hábitos e o porquê de ele estar sendo ameaçado de extinção por conta da ação humana e natural.
- Hibernação
Por viver em regiões consideradas tropicais no continente asiático, o urso malaio não tem o hábito de hibernar, já que possui alimento disponível durante todas as épocas do ano sem maiores problemas. Apesar disso, ele é um animal com características solitárias, sendo que anda com mais algum animal apenas no caso das fêmeas que andam com seus filhotes.
Por fim, apesar de não hibernar, o urso malaio gosta muito de descansar em troncos caídos e até mesmo na parte de cima de diversas árvores, apesar de seu grande tamanho e peso; provavelmente ele gosta desse local por conta da sombra, que com certeza está em falta em países tropicais.
- Reprodução
Aos 3 anos de idade as fêmeas da espécie já podem acasalar, sendo que o período de gestação dura entre 3 e 6 meses dependendo do animal e das condições de vida. Ao dar cria, a fêmea possui uma ninhada pequena, geralmente um ou no máximo dois filhotes que podem pesar até 330 gramas e são completamente dependentes da mãe na fase inicial da vida.
- Alimentação
O urso malaio possui hábitos alimentares onívoros, o que quer dizer que ele não se alimenta exclusivamente de carne, mas também come diversos frutos e folhas. Além disso, os ursos malaios gostam também de insetos (principalmente o cupim) e mel, como já era de se esperar.
Estado de Conservação
A triste realidade é que das 8 espécies de urso existentes no mundo, 6 estão ameaçada de extinção nos dias atuais, e o mesmo ocorre com o urso malaio, como já citamos anteriormente nesse texto.
O urso malaio encontra-se classificado como VU (vulnerable – vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, órgão responsável por analisar o número de espécies e seus exemplares na natureza com o intuito de conservar a fauna no mundo.
Sua extinção se dá por duas razões ocasionadas pelos seres humanos: o avanço das cidades e a caça ilegal.
- Avanço das Cidades
O avanço desenfreado de centros urbanos fez com que muitos animais perdessem espaço em seu próprio habitat, e é exatamente isso o que está ocorrendo com o urso malaio. Ele perdeu grande parte de seu território por conta de avanço de centros urbanos e muitos exemplares acabaram morrendo com a poluição e a falta de um habitat digno.
- Caça Ilegal
A caça ilegal não é um problema apenas do Ocidente, principalmente porque na Ásia ela é muito comum quando falamos em ursos, já que as garras e a vesícula biliar desse animal são utilizadas como um remédio. Isso fez com que o urso malaio entrasse em estado de extinção e atualmente a sua espécie corre um grande risco de não existir mais.
Quando paramos para perceber como a ação humana está acabando com a fauna, podemos também perceber como é importante estudarmos cada vez mais sobre esses animais para que eles ganhem visibilidade, não é mesmo?
Quer saber um pouco mais sobre o urso malaio e até mesmo outras espécies de urso existentes na natureza? Sem problemas! Você pode ler também em nosso site: Tudo Sobre o Urso – Nome Científico, Ficha Técnica e Fotos