Os ursos dominam grandes habitats em vários biomas terrestres, sendo sempre predadores ocupando o topo da cadeia alimentar dentro de seus ambientes, e alguns dos fatores colaboram para que esta verdade se estabeleça, são seu tamanho, peso, ferocidade, força bruta e persistência.
Houve um tempo em que os ursos viviam em todos os lugares onde havia floresta, ou seja em praticamente toda a Europa. Com o constante desmatamento, os animais foram forçados a recuar para regiões mais remotas. Já na Idade Média, o habitat dos ursos era limitado a montanhas inacessíveis e ainda arborizadas. Na Europa, os melhores habitats de ursos são florestas extensas em um território íngreme e rochoso, onde os humanos quase nunca se perdem.
Urso Europeu: Onde Vive e Fotos
As populações mais densas de ursos na Europa são encontradas nas Montanhas Dináricas e nos Cárpatos. Há também populações menores nos Pirineus, nos Alpes e nos Apeninos. Nas montanhas da Cantábria, o número de ursos marrons tem aumentado desde a década de 1990, como resultado dos esforços incansáveis de entidades de proteção e preservação.
Um bom suprimento de alimentos, lugares suficientes para se proteger e um número suficiente de cavernas fora do alcance humano são as condições cruciais para que uma população de ursos se estabeleça em uma área a longo prazo. No sul da Europa florestas de faias e carvalhos, tais como são encontrados na Dinaric Alpes, oferecem condições perfeitas para forrageamento, onde podem encontrar uma abundância de frutos e insetos.
Os ursos são animais muito tímidos e cautelosos por natureza. Um bom habitat tem que oferecer lugares suficientes de refúgio nos quais os ursos possam esconder seus filhotes bem fora do alcance da interferência humana. As florestas extensas da Escandinávia e da Europa Oriental oferecem condições perfeitas para esses gigantes peludos.
Urso Europeu: Características
O urso europeu, também conhecido como o Urso Marrom devido à sua cor, porta um casaco rico e muito grosso. O pelos deste casaco podem crescer até cinco cm. de comprimento. Com uma cabeça redonda, orelhas pequenas e um crânio largo.
Comportamento
O urso europeu domina suas terras como um predador principal. Como a história revela, as dietas dos ursos-europeus eram cerca de 80% carnívoros até a Idade Média. Depois, quando os humanos se tornaram uma ameaça maior e impediram os ursos de caçar animais, os ursos tiveram que se adaptar ao ambiente. O urso europeu passa a maior parte do tempo em busca de frutos, folhas e insetos. Em áreas apropriadas, como a Sérvia , esses ursos hibernarão durante os meses de inverno, de dezembro a março. Então, na primavera, eles começam a se mexer quando a época de acasalamento começar.
Urso Europeu: Características, Peso, Tamanho
O urso pardo europeu tem entre 1,70 a 2,20 mts. de altura. Dependendo da região de distribuição, seu peso pode variar entre 100 e 350 kg. Em todas as populações, os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas. Como é comum em todos os ursos, o urso pardo apresenta um caminhar plantígrado, os rastros do pé da frente têm um comprimento de cerca de 16 cm e o pé de trás de aprox. 26cm.
Reprodução
A época de acasalamento dos ursos europeus é de maio a julho. Tanto os machos como as fêmeas são polígamos e podem acasalar com parceiros diferentes várias vezes. O óvulo fertilizado permanece flutuando livremente no útero por até cinco meses, fixando-se apenas à parede uterina no início da hibernação quando a gravidez real começa. A fêmea permanecerá grávida por 180 a 266 dias
Os filhotes nascem entre janeiro e março num lugar seguro. Uma ninhada é geralmente de dois a três filhotes e a fêmea cuida sozinha do parto. Durante esta fase, uma fêmea é extremamente agressiva e ocasionalmente atacará ursos machos se eles chegarem muito perto dos filhotes, que então mostram-se muito vulneráveis e dependentes. Aos seis meses de idade, um filhote atingirá 55 libras, e ainda será amamentado por sua mãe lactante.
No entanto, pequenas folhas, bagas e insetos estão sendo lentamente introduzidos nas dietas dos filhotes de urso nesta época. A maioria dos ursos morre cedo devido a caça ou brigas entre machos. Os filhotes ficam um ano e meio a dois anos com a mãe. Assim que ela estiver pronta para acasalar novamente, ela deixa seus filhotes. Os filhotes ficam juntos por alguns meses e depois partem para obter seu próprio alimento.
Urso Europeu: Características
Hábitos Alimentares
Os ursos-europeus também são conhecidos por caçar grandes animais. Estes animais podem variar de alces, veados, cabras da montanha e carneiros selvagens, até bisões e muskoxen. No entanto, para derrubar esses animais, eles devem separá-los do resto de seus rebanhos, e muitas vezes são os jovens ou doentes dessas espécies que são vitimados.
Dependendo da região, quase três quartos do que os ursos marrons comem é composto de plantas, como bagas e gramíneas. No verão e no outono, com frutas, brotos, plantas, peixes, nozes e bolotas, castanhas e frutos de casca rija, eles se alimentam mais, consumindo cerca de 20 mil calorias por dia (o equivalente a 30 quilos de maçãs) para acumular a gordura extra necessária para a hibernação.
Quando os ursos saem de suas tocas na primavera, há pouca comida a ser encontrada, de modo que eles cobrem suas necessidades com raízes, gramíneas e ervas, mas também com insetos e pequenos mamíferos. Carniça também é agora também uma importante fonte de alimento: podem ser os restos de qualquer animal, seja da vida selvagem, como veados ou animais de pasto, como ovelhas, que não sobreviveram ao inverno.
Conservação
Estima-se que a expectativa de vida dos ursos em estado selvagem possa atingir a idade de 20 a 30 anos. A expectativa de vida média é, no entanto, de apenas seis anos. Muitos animais morrem de desnutrição ou doença. O maior predador do urso é o homem: em alguns países a caça ainda é a ordem do dia e os ursos são frequentemente vítimas de caça furtiva. A construção de estradas fragmenta seus habitats, separando as populações umas das outras e as colisões de veículos com os ursos estão aumentando.