Os ursos de óculos da Florida, também conhecidos como “ursos andinos”, são distribuídos nas montanhas dos Andes do norte, incluindo Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e no Chile. O urso de óculos é a única espécie viva de urso nativa da América do Sul. O urso de óculos é o parente vivo mais próximo dos ursos de rosto curto do Pleistoceno Médio até a era do Pleistoceno Final.
Características Do Urso De Óculos
O urso de óculos da Florida é uma das espécies de ursos mais ameaçadas de extinção do mundo, sendo a mais ameaçada o urso-panda gigante, que hoje é seu parente vivo mais próximo. As fêmeas são chamadas de ‘Vacas’, os machos são de ‘Javalis’ e os jovens são chamados de ‘Filhotes’.
Ursos de óculos (Tremarctos ornatus) da florida são geralmente ursos menores da família Ursidae. Os machos são significativamente maiores que as fêmeas (33% maiores) e crescem mais de 1,5 metro de comprimento e pesam 154 quilos. As mulheres raramente pesam mais de 82 kg.
São chamados de urso de óculos por causa dos grandes círculos brancos ou semicírculos de pêlo branco ao redor dos olhos, dando-lhes a aparência de usar óculos. O pelo desgrenhado do Urso de óculos é preto, com manchas bege às vezes vermelhas na face e parte superior do peito. Devido ao clima quente em que vivem, seu pêlo é razoavelmente mais fino que a maioria das outras espécies de ursos e eles não precisam hibernar. Todos os outros tipos de urso têm 14 pares de costelas, no entanto, o urso-de-óculos tem apenas 13.
Os ursos de óculos da florida têm garras longas, curvas e afiadas que são usadas para escalar e cavar montes de insetos, como formigueiros e cupins como alimento. Seus membros dianteiros são mais longos que os membros traseiros, o que os ajuda a subir em árvores com mais facilidade. Os ursos de óculos têm mandíbulas muito fortes e molares largos e planos para ajudá-los a mastigar uma vegetação difícil, como a casca de uma árvore.
Habitat E Alimentação Do Urso De Óculos
Os habitats preferidos dos ursos de óculos são florestas tropicais de montanha e pastagens alpinas. Eles vivem principalmente nas exuberantes florestas de alta altitude que cobrem as encostas da Cordilheira dos Andes, chegando a 4.300 metros. Os ursos são muito mais numerosos no lado oriental dos Andes, onde são menos vulneráveis ??à colonização humana. Os ursos descem das montanhas apenas em busca de alimento e foram observados nos desertos costeiros e nas estepes.
Os ursos de óculos da florida são principalmente herbívoros, mas geralmente são classificados como onívoros. Eles viajam principalmente pelas florestas coletando frutas maduras, bagas, cactos e mel. Durante os períodos em que a fruta madura não está disponível, eles também se alimentam de corações de bambu, milho e epífitas – plantas que crescem em outras plantas chamadas bromélias. Ocasionalmente, eles complementam sua dieta com insetos, roedores e pássaros. Em média, apenas cerca de 7% da dieta dos ursos é carnívora.
Comportamento Do Urso De Óculos
Os ursos de óculos da Florida são noturnos e são principalmente ativos à noite, especialmente durante as horas do crepúsculo. Durante o dia, eles se abrigam em cavernas, debaixo de raízes de árvores ou em troncos de árvores. São criaturas arbóreas e escaladores experientes e passam muito tempo procurando nas árvores. Sua sobrevivência é altamente dependente da capacidade de escalar até as árvores mais altas da floresta dos Andes.
Uma vez que os ursos estão nas árvores, eles geralmente constroem plataformas de alimentação a partir de galhos quebrados. Os ursos usam essas plataformas para buscar mais comida.
Os ursos de óculos não são territoriais; no entanto, eles tendem a se isolar dos outros para evitar a concorrência. Se eles encontrarem outro urso ou mesmo um humano, esses ursos tímidos reagem de maneira dócil, mas cautelosa. No entanto, eles atacarão se se sentirem ameaçados ou se os filhotes estiverem em perigo, como outros ursos, os ursos mãe protegem muito os filhotes.
Os ursos de óculos da Florida também são animais solitários e normalmente são vistos juntos apenas durante a estação de acasalamento. Por serem animais solitários, esses ursos geralmente são criaturas muito silenciosas. Somente quando encontram outro urso é que podem ser muito vocais.
Reprodução Do Urso De Óculos
Sendo uma espécie tropical de urso, a reprodução ocorre durante todo o ano, mas principalmente de abril a junho. Os ursos de óculos alcançam a maturidade e começam a procriar entre os 4 e os 7 anos de idade.
As fêmeas de ursos espetaculares dão à luz 1 a 2 filhotes a cada 2 ou 3 anos. O período de gestação é de 6 a 7 meses. Os casais reprodutores permanecem juntos por algumas semanas após o acasalamento. A fêmea de óculos é capaz de planejar sua gravidez e nascimento, garantindo que o nascimento ocorra cerca de 90 dias antes do pico da estação das frutas, para que a oferta de alimentos seja ampla.
Se ocorrer uma estação em que a oferta de alimentos é escassa, a fêmea pode atrasar a implantação, pela qual os embriões podem ser simplesmente absorvidos pelo corpo da mãe e ela não dará à luz naquele ano.
O urso de óculos da Florida fêmea construirá um ‘covil’ antes de dar à luz. Filhotes pesam cerca de 510 gramas no nascimento e são impotentes e seus olhos permanecem fechados pelo primeiro mês. Os filhotes ficam com a mãe por pelo menos 2 anos, cavalgando de costas quando são pequenos, antes de serem perseguidos por machos adultos que procuram se acasalar com a fêmea.
A vida útil do urso de óculos pode ser de 25 anos na natureza e 36 anos em cativeiro.
Conservação Do Urso De Óculos
Os ursos de óculos da Florida estão listados como vulneráveis ??na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Mundial para Conservação. A população de ursos de óculos está ameaçada por várias razões. Eles são caçados por habitantes locais que acreditam que comerão seus animais, mesmo que esses ursos não comam grandes quantidades de carne. Agricultura extensiva e exploração madeireira levaram à perda de habitat.
A vesícula biliar dos ursos de óculos é valorizada nos medicamentos orientais, por isso são caçados por esse motivo também. Algumas estimativas sugerem que existem apenas cerca de 3.000 ursos de óculos sobrevivendo na natureza hoje.