Com uma fauna tão diversificada quanto a que temos no planeta Terra, engana-se quem pensa que a palavra “urso” faz referência a apenas um animal, e não a toda uma família com diversas espécies diferentes e animais com características nada parecidas.
A verdade é que dentro da palavra “urso” estão inseridas diversas espécies e subespécies de animais, tão complexas que poderíamos passar horas explicando uma a uma detalhadamente, desde a classificação científica até as características físicas e biológicas.
Porém, não podemos falar de todos animais de uma só vez, e os estudos se tornam muito mais didáticos se você aprender sobre um animal de cada vez. Por esse motivo, nesse artigo falaremos especificamente sobre o urso de Kodiak.
Para ver algumas fotos, saber mais sobre as características desse urso, seus hábitos, onde ele vive e muito mais, continue lendo!
Urso de Kodiak – Classificação Científica
Saber a classificação científica de um animal é um dos primeiros passos para entendê-lo de maneira mais aprofundada e científica, já que apenas por meio da classificação já podemos entender muitas coisas sobre a espécie.
Portanto, acompanhe a seguir a classificação científica do urso de Kodiak, assim poderemos estudar esse animal de maneira mais detalhada baseados na ciência que o classificou.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Género: Ursus
Espécie: Ursus arctos
Subespécie: Ursus arctos middendorffi
Antes de mais nada, já podemos perceber que o urso se trata de um mamífero com hábitos alimentares carnívoros, já que ele faz parte da classe Mammalia e da ordem Carnivora. Além disso, podemos perceber que na verdade o urso de Kodiak é uma subespécie do ursus arctos, ou como ele é conhecido popularmente, o urso pardo.
Isso significa que ele possui muitas características derivadas do urso pardo, mas se diferenciou o suficiente para ser considerado um outro tipo de animal; logo, ele possui um nome trinomial, e não binomial como o urso pardo, que é a espécie originária.
Agora que já vimos a classificação científica e analisamo-as, é hora de vermos algumas características mais claras e simples sobre o urso de Kodiak!
Características Físicas (Peso e Tamanho)
Saber as características físicas do urso de Kodiak com certeza irá te deixar de queixo caído, já que apesar de não parecer completamente, o seu tamanho é muito imponente e ele possui outras características corporais muito interessantes para estudarmos.
- Peso
Quanto ao peso, o urso de Kodiak macho e fêmea são diferentes. Logo, podemos dizer que a fêmea é um pouco menor que o macho, pesando entre 180 a 315kg; enquanto isso, os machos são mais pesados e podem pesar entre 270kg e 630kg, praticamente o dobro do tamanho da fêmea em seu tamanho máximo.
- Tamanho
O urso de Kodiak surpreende em relação ao tamanho: ele é a maior subespécie derivada do urso pardo e o segundo maior animal terrestre com hábitos carnívoros, perdendo apenas para o urso polar. Com isso, já podemos perceber que o urso de Kodiak é extremamente grande.
Quanto ao tamanho, o macho também é maior que a fêmea, isso porque o macho chega a medir 2,40m (contando com a cabeça), enquanto a fêmea atinge no máximo 1,90m (também contando com a cabeça).
- Pelagem
Já vimos em outros artigos que o urso pardo possui pelagem curta, mas esse não é o caso do urso de Kodiak. Isso porque ele possui um pelo mais comprido e denso do que sua espécie originária, isso se dá por conta de características adaptativas e diferenças de território e habitat.
Onde o Urso de Kodiak Vive?
Você provavelmente já sabe que o urso pardo é a espécie de urso que está presente em mais localidades no planeta, se fazendo presente em 3 continentes diferentes (América, Ásia e Europa); logo, já sabemos que a espécie originária do urso de Kodiak é bem grande em números.
Caso você ainda não saiba, “Kodiak” é o nome dado a um arquipélago localizado na parte sudeste do Alasca. Logo, já podemos concluir que o urso de Kodiak vive naquelas ilhas geladas da América, e por esse motivo também possui o pelo mais grosso e espesso do que o urso pardo.
Assim, é possível concluir que o urso de Kodiak, diferentemente do urso pardo, vive em apenas um continente, de maneira concentrada e sem mudar de local; isso se dá principalmente porque ele não é tão adaptável a novos climas, precisando estar no frio constante do Alasca.
É muito interessante notarmos que o urso de Kodiak já vive naquela região há muito tempo, já que sua evolução vem desde a Era do Gelo. Quem diria não é mesmo?
Hábitos do Urso de Kodiak
Por fim, vamos ver alguns hábitos que o urso de Kodiak possui em seu habitat natural.
- Reprodução
Esse urso tende a acasalar entre os meses de maio e junho, e o mais interessante é que eles cumprem a “monogamia serial”; ou seja, um urso de Kodiak não irá acasalar com mais de uma fêmea durante a fase de acasalamento.
Ao dar a luz, a fêmea do urso Kodiak tem em média 2,4 filhotes, que vivem com a mãe nos 3 primeiros anos de vida. Porém, uma coisa triste que ocorre nessa subespécie é o fato dos machos comerem seus filhotes, o que acaba fazendo com que menos da metade sobreviva até a fase adulta.
- Alimentação
Apesar de serem carnívoros, é interessante notar que o urso de Kodiak também pode se alimentar de algumas frutas que encontrar pelo caminho. Porém, a carne é sua principal fonte de energia e seu alimento preferido é o salmão, muito caçado por esse urso durante certas épocas do ano.
- Interação com humanos
Essa subespécie atrai muitos visitantes para o Alasca e, apesar de casos raros em que ela atacou seres humanos, os ursos são muito calmos quando não são tocados e com certeza vale a pena vê-los de perto!
Quem diria que uma subespécie do urso pardo seria tão diferente da sua espécie original, não é mesmo? E caso você não saiba nada sobre o urso pardo, que tal saber mais sobre ele já que foi muito citado no texto? Leia também: Urso Pardo: Tamanho, Curiosidades, Peso, Onde Vive e Fotos