Melursus Ursinus é o personagem deste artigo, também conhecido como Urso-Preguiça, um grande mamífero nativo da Índia. Esse urso é o único em seu hábito alimentar, pois sua principal fonte de alimento são os insetos! Como muitas outras espécies de ursos, os seres humanos ameaçaram-nas com a extinção, principalmente devido à perda de habitat. Os ursos são deixados sem lugares para procurar comida, e vão procurar lixo e plantações em uma tentativa de sobreviver.
Urso Beiçudo: Peso e Tamanho
As fêmeas são menor e mais leves do que os machos. Os machos adultos pesam entre 80 e 141 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 55 e 95 kg. Esta espécie de urso é de tamanho médio e pode pesar entre 60 e 130 kg., dependendo da idade, localização e sexo.
Urso Beiçudo: Características
Os ursos-preguiça têm pelo preto, embora alguns indivíduos tenham marcas brancas no peito. As duas principais distinções entre o Urso-Beiçudo e outros ursos são seus ouvidos e lábios. Ao contrário das pequenas orelhas redondas da maioria das espécies de ursos, os Ursos-Beiçudos têm orelhas grandes. Suas orelhas também são flexíveis e cobertas com pelo comprido. Esta espécie também tem lábios longos e flexíveis.
Os Ursos-Beiçudos têm longos lábios inferiores e nariz grande. Embora esses recursos possam fazer com que o urso pareça ter entrado em uma colmeia de abelhas, eles na verdade servem a uma finalidade importante. Alimentar-se de insetos é muito mais fácil quando você pode cheirá-los facilmente com o seu nariz grande e sugá-los com seus lábios longos!
Até os filhotes serem grandes o suficiente para manterem-se, ou com idade suficiente para se protegerem, as fêmeas dos Ursos-Beiçudos carregam-nos nas costas. Ao primeiro sinal de perigo, os filhotes pulam nas costas da mãe e ela os protege contra possíveis predadores. Os filhotes também montam nas costas da mãe quando ela quer se mover mais rápido do que eles podem andar ou correr.
Rivalidade entre irmãos – os ursos-beiçudos podem ter dois ou até três filhotes de cada vez. Ao montar nas costas da mãe, os filhotes vão brigar pelo melhor local de pilotagem. Os filhotes vão buscar as costas de sua mãe por até nove meses antes que eles sejam grandes o suficiente para se defenderem, e lutarão entre si pelo seu lugar favorito o tempo todo.
Urso Beiçudo: Interação com Humanos
Os Ursos-Beiçudos jamais deixam-se domesticar por humanos. Eles são mais do que capazes de se defender contra tigres , elefantes, rinocerontes e outros animais grandes. Isso significa que eles poderiam facilmente ferir ou matar humanos! Na maioria dos lugares, é ilegal possuir um Urso-Beiçudo como animal de estimação.
Os Ursos-Beiçudos têm dentes afiados e garras longas. Quando confrontados por humanos, eles atacam e podem causar ferimentos graves ou até mesmo a morte. Incentivos baseados na comunidade para replantar florestas e proteger o habitat de Ursos-Beiçudos são importante na conservação desta espécie.
Os ursos dançantes indianos são quase sempre Ursos-Beiçudos. Apesar de proibir a prática em 1972, a Índia ainda tem um grande número de ursos dançantes. O governo indiano proibiu esse “entretenimento” porque os ursos eram freqüentemente cegados, tiveram seus dentes removidos e foram alimentados indevidamente, levando à desnutrição. Várias órgãos de defesas dos animais, ainda estão tentando acabar com essa prática, fornecendo aos manipuladores de ursos trabalhos alternativos.
Urso Beiçudo: Habitat
Estes ursos vivem em uma variedade de habitats com grandes populações de insetos, particularmente cupinzeiros. Eles são encontrados em florestas e pastagens em todo o seu alcance. A maioria dos ursos vive em áreas com menor altitude, preferem florestas secas e freqüentemente se alimentam em afloramentos rochosos e outras áreas com muitos insetos para comer.
Urso Beiçudo: Distribuição
Ursos-Beiçudos vivem em todas as regiões da Índia e algumas áreas circunvizinhas. A expansão humana reduziu parte de sua antiga faixa no sudoeste e no norte da Índia. Os humanos os levaram à extinção em Bangladesh, embora esses ursos também residam no sul do Nepal e no Sri Lanka.
Urso Beiçudo: Dieta
Esta espécie se alimenta principalmente de insetos, e os cientistas os consideram insetívoros. As térmitas são sua comida favorita, e usam seu olfato para localizar cupinzeiros. Os ursos usam suas longas garras curvas para abrir os cupinzeiros e sorver os insetos. Eles também se alimentam de flores, manga, jaca, cana-de-açúcar, mel, maçãs de madeira e outras frutas e sementes.
Urso Beiçudo: Cativeiro
Nos zoológicos, os ursos-preguiça requerem grandes compartimentos para se movimentar e se exercitar. Eles são excelentes nadadores, e a maioria dos habitats inclui uma grande massa de água para nadar e brincar.
Assim como acontece com outras espécies de ursos, os funcionários do zoológico oferecem uma variedade de enriquecimento ambiental na forma de brinquedos, alimentadores de quebra-cabeças e muito mais. Sua dieta é semelhante à de outros insetívoros, como tamanduás , e eles se alimentam de rações e frutos comerciais insetívoros.
Urso Beiçudo: Comportamento
Os Ursos-Beiçudos machos e adultos são mais ativos à noite. As fêmeas com filhotes estarão mais ativas durante o dia, provavelmente evitando possíveis predadores de seus filhotes que caçam à noite. Enquanto forrageando, filhotes e adultos são capazes de escalar árvores rapidamente. No entanto, ao contrário de outras espécies de ursos, os filhotes não escalam árvores para escapar de uma ameaça. Em vez disso, eles permanecem nas costas da mãe e ela agressivamente afasta o predador.
Urso Beiçudo: Reprodução
Os Ursos-Beiçudos reproduzem-se em diferentes épocas do ano com base em sua localização. Depois que se acasalam, o período de gestação é de quase nove meses. A mãe ursa encontra uma caverna ou cavidade rochosa para dar à luz com segurança, e a maioria das ninhadas contém dois ou três filhotes. Os filhotes vão montar nas costas da mãe até os nove meses de idade. Eles podem andar com um mês de idade, mas vão andar nas costas da mãe por segurança e viajar rapidamente. Eles não se tornam totalmente independentes até que tenham dois ou três anos de idade.
Urso Beiçudo: Conservação
O Urso-Beiçudo encontra-se num estado de vulnerabilidade em relação a conservação de sua espécie, como é o caso de outras espécies de ursos na Ásia, estão ameaçados pela perda de habitat e pela colheita da vesícula biliar. Uma vez que estes ursos podem ser particularmente perigosos quando provocados, tem sido difícil reunir apoio público em seu nome.