Existe toda uma cultura ao redor da carne no mundo todo. Nós seres humanos somos, em maioria, carnívoros. Nos alimentamos de outros animais, e costumamos estar no topo da cadeia alimentar. Cada país tem uma preferência de carnes e animais, como por exemplo, alguns países da Ásia que se alimentam de carne de cachorro.
No Brasil, os três principais alimentos nessa base são: o boi, a galinha e o porco. Apesar de comermos outras carnes, elas não são tão populares, e acabam também ser mais caras e inacessíveis para a maior parcela da população. E é sobre o terceiro que iremos falar no post de hoje. Os porcos são animais bem comuns no país todo. Iremos contar um pouco mais eles, suas características, nicho ecológicos e muito mais, tudo isso com fotos!
Características Gerais dos Porcos
O porco que estamos acostumados a ver aqui no Brasil é aquele de porte médio, com o corpo pelado e rosa. Porém, nem todos possuem essas mesmas características. O porco é um animal que tem o corpo maciço em formato de cilindro, com as patas curtas que possuem quatro dedos com cascos. Sua cabeça tem perfil triangular e seu focinho é cartilaginoso e bem resistente. Possui um rabo curto e meio enrolado.
Sua coloração varia de espécie para espécie, algumas são rosadas, outras podem chegar ao preto. Enquanto que a pelagem também é bem variada, podendo existir ou não. Há uma raça chamada Mangalitsa, que tem a pelagem encaracolada, sendo o único da espécie a ter essa característica. Você pode ler mais sobre ele aqui: Porco Doméstico Mangalitsa no Brasil: Características e Fotos
A dentadura desse animal, é de tipo primitivo, e possui um total de 44 dentes permanentes. Seus caninos são fossadores, e bem curvados, enquanto que seus incisivos inferiores são alongados. Esse conjunto acaba formando uma pá, ótima para sua alimentação. O porco pode chegar a viver de 15 a 20 anos se não for abatido antes. Costuma ter até 1,5 metros de comprimento, e pode pesar até meia tonelada!
Nicho Ecológico dos Porcos
A espécie dos porcos costuma ter uma facilidade muito grande de adaptação em diversos climas, apesar de preferirem uma temperatura entre 16 e 20 graus Celsius. Por isso, seu habitat é bem grande, e pode ser encontrado em praticamente todos os lugares do mundo. Quanto ao nicho ecológico, cada raça vai possuir suas especializações, porém existem características que representam toda a espécie.
Eles são animais omnívoros, ou seja, conseguem se alimentar de qualquer alimento, exceto os celulósicos. Mas seus pratos preferidos ainda são grãos e verduras. Seu apetite é bem grande, sendo assim, não costumam negar comida. A reprodução começa a partir entre os 3 e 12 meses de idade, que é quando alcançam a maturidade sexual.
As fêmeas entram no cio a cada 20 dias em média, porém quando engravidam, o período de gestação dura em torno de 120 dias. O melhor momento para a fêmea engravidar é durante a chamada standing heat, que dura de dois a três dias, e é quando o macho produz o hormônio androstanol que desencadeia o estímulo na fêmea. Isso tudo ocorre pela saliva do macho.
O colo do útero da fêmea contém cinco almofadas interdigitantes, que seguram o pênis em forma de saca-rolhas durante o acasalamento. As fêmeas têm os chamados úteros bicornados, e dois conceptos devem estar presentes em ambos os cornos uterinos para que a gravidez realmente aconteça. O reconhecimento materno da gravidez em porcos ocorre do 11º ao 12º dia da gravidez. Apesar disso, a maioria das fazendas, para aumentar sua lucratividade, utilizam do método de inseminação artificial.
Curiosidades Sobre os Porcos
- O porco, mais correto dizendo, a carne suína, é a carne mais consumida no mundo todo. Equivale a cerca de 44% no mercado.
- As religiões como islamismo, judaísmo e algumas outras não permitem o consumo dessa carne.
- A origem desse animal é datada na Terra há mais de 40 milhões de anos.
- De acordo com a pesquisa de um arqueólogo norte americano, os primeiros homens que deixaram de ser nômades se alimentavam de suínos.
- Durante a antiguidade que se originaram uma das primeiras polêmicas que em relação ao consumo da carne suína. Moisés, o legislador dos hebreus que está presente na Bíblia, proibiu o consumo da carne de porco para todo seu povo. Ele dizia que era para evitar verminoses, como a solitária, da qual era vítima uma grande parcela do povo judeu.
- Durante o Império Romano, houve grandes criações e era apreciado sua carne em festas da Grande Roma e também pelo povo. Carlos Magno prescrevia para seus soldados o consumo da carne de suíno.
- Na idade média o consumo da carne suína era grande, passando a ser símbolo de gula, luxúria e riqueza.
- Sim, é verdade, os porcos realmente tomam banho de lama. Diferente do que muitos pensam, isso também é uma forma de seu organismo reagir ao ambiente. Esse animal não tem glândulas sudoríparas, logo, não conseguem suar e aliviar o calor. Por isso, quando a temperatura está mais alta, eles tomam banho de lama para refrescar. A temperatura ideal para eles é entre 16 e 20 graus Celsius.
- Apesar de ter vindo do javali, o porco, independente da espécie e raça, é bem menos violento que seus ancestrais. Isso se dá principalmente pela forma de criação.
- Toda a questão de dizer que o lugar está parecendo um chiqueiro, ou que alguma pessoa é porca, é um tanto quanto equivocada. O chiqueiro, diferente do que costumamos achar, não é completamente um caos. Eles são organizados, e somente defecam e urinam em um lugar longe de onde se alimentam.
Fotos dos Porcos
Veja alguns exemplos de espécies e elas em seu ambiente natural.
Esperamos que o post tenha te ajudado e ensinado um pouco mais de tudo sobre os porcos. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre porcos e outros assuntos de biologia aqui no site!