O tipo do papagaio (psittacus) é uma espécie de um importante grupo de aves que tenham sucessivamente ornitólogos considerada uma família de alpinistas e ordem como ordem distinta como as pinças e que constitui hoje a ordem psittaciformes . Reúne os próprios papagaios , as araras , a cacatua , o loris , os periquitos, etc.
Uma curiosa peculiaridade de muitos desses pássaros é sua capacidade de falar com clareza suficiente e até de pronunciar várias frases seguidas; eles também aprendem a falsificar certos gestos e movimentos, a rir, a chorar, a tossir, a miar como gatos, a latir como cães etc. Eles são, em uma palavra, imitadores animais por excelência.
Pássaros Cobiçados
Essa aptidão, e também sua plumagem , muitas vezes muito ricamente colorida, explica por que os papagaios têm sido tão procurados em todos os momentos e em todos os lugares. Assim, embora tenham aparecido em Roma pela primeira vez apenas no tempo de Nero , fala-se na Odisseia de Homero , nos poemas de Catulo , e as espécies nomeadas pelos modernos Periquitos de Alexander recorda que a sua introdução na Europa data das expedições deste conquistador.
Hoje, eles se tornaram excessivamente comuns em todo o mundo e as descobertas da América e da Polinésia tornaram conhecido um grande número de espécies mais interessantes que as outras. Muito sociável e muito fácil de domar, os papagaios são notáveis por seu apego e suas antipatias. Muito já foi dito sobre sua longevidade. Parece certo que eles podem viver até 80 anos no serviço doméstico.
Características Gerais da Espécie
A família do papagaio ou papagaios tomadas em conjunto, apresentar os seguintes caracteres: bico grande, abaulamento na mandíbula muito forte superior, curvadas a partir da sua base e fortemente curvada, terminada por um ponto mais ou menos aguda e muitas vezes fornecidos nas extremidades de um entalhe na forma de um dente; mandíbula inferior sempre menor e mais curta que a superior, embainhada por ela e truncada em sua ponta.
Pernas de zigodáctilo, isto é quatro dedos, dois na frente e dois atrás. Tarso curto, atarracado, escamoso. Asas curtas ou médias, cauda arredondado ou em camadas. Esses caracteres, além disso, exibem variações consideráveis, que serviram para subdividir essa ordem em gêneros.
Os papagaios têm uma plumagem notável pelas suas cores vivas e cortadas, mas sem mostrar reflexos metálicos. Verde é a cor dominante, muitas vezes destacada por vermelho, amarelo e azul na cabeça, asas e cauda.
O vermelho predomina em Loris e algumas araras; azul em outras araras e pequenas espécies do gênero Coriphilus; o amarelo é mais raro. Branco, rosa e cinza são observados na Cacatua; preto, entre Calyptorhynchus, Microglosses e Vazas, castanha, finalmente, em uma espécie do grupo Loris (Chalcopsitta rubiginosa).
Os Bicos Impressionantes
O bico não é apenas um órgão de nutrição: é também um terceiro membro que a ave usa para subir de galho em galho: antes de mover as pernas, o papagaio se prende com segurança com a ajuda do anzol do bico, e mesmo no chão, muitas vezes se inclina na borda da mandíbula superior.
Isso é muito móvel, graças à articulação formada pelo osso quadrado e pelo osso jugal, e os poderosos músculos que conectam as duas mandíbulas permitem que o pássaro quebre o casco dos frutos mais duros.
A pata com quatro dedos, dois deles na frente e dois atrás, serve como com os macacos, para levar a comida até a boca: o papagaio empoleirado em uma perna usa a outra para levar ao bico o fruto que ele descasca cuidadosamente para comer a amêndoa.
O bico de papagaios não é menos interessante para estudar dentro do que fora. Seu contorno interno é provido de dobras e asperezas que servem para manter os frutos, e a musculatura do palato é bastante desenvolvida.
Outros Destaques da Morfologia
A delicadeza de lingua dos papagaios é bem conhecida. Na verdade, a aparência é enganadora aqui: um exame mais atento mostra que esta linguagem traz consigo uma ranhura alongada e ranhura bifurcada que está equipado com botões nervo: a ponta do corpo carrega, abaixo, um declínio de epitélio em forma de concha: finalmente, na base da língua, encontramos glândulas bem desenvolvidas; todas essas partes são muito ricas em nervos.
Em microglossos a língua é vermelha e em forma de bolota. Em trichoglosses ou papagaios com línguas de escova, este órgão é coberto com papilas parecidas com pêlos, de modo que se parece com uma escova com 250 a 300 cabelos dispostos em várias linhas. Esta linguagem é usada para coletar flores de pólen e néctar de árvores grandes , incluindo Palm e Mimosa.
O mesmo arranjo existe nos gêneros coryllis e platycercus. Esses papagaios muitas vezes têm as cabeças cobertas de pólen, e podemos supor que eles brincam, como os insetos , um papel na fertilização das flores.
Apesar do tamanho da cabeça nos papagaios, o cérebro não é mais desenvolvido que a maioria dos cantores de Passeriformes (ravens por exemplo), e até mesmo dá a eles, embora seja relativamente tão volumoso quanto aquele do humano. Mas o que a distingue é que ela não é completamente lisa como a da maioria dos pássaros : ela tem em cada lado um lóbulo inchado acima e uma protuberância embaixo.
A laringe dos papagaios não é mais desenvolvida que a dos cantores Passeriformes. muitos dos quais possuem a mesma faculdade de imitação. Sua siringe ou laringe inferior é ainda menos rica em músculos limpos do que a dos últimos: eles têm apenas três pares de músculos limpos (ao invés de cinco que são encontrados em cantores de passeriformes ), e sua traqueia é muito rígido.
Então, sua voz é geralmente gritante e discordante, exceto em algumas pequenas espécies (melopsittacus), que emitem um som gorgolejante. A perfeição com que as grandes espécies reproduzem os sons articulados e, especialmente, a voz humana, deve depender especialmente, e tudo o que foi dito, do volume e da mobilidade da língua, bem como da largura da cavidade oral.
Distribuição Geográfica e Estilos de Vida
A distribuição geográfica dos papagaios apresenta as peculiaridades de um alto interesse. De um modo geral, podemos dizer que eles vivem, na atualidade, a zona intertropical do globo, mas são especialmente numerosos no hemisfério sul, onde estão mais próximos do pólo do que no hemisfério norte.
O maior número de espécies ocorre na Oceania, Nova Guiné e Malásia . A outra grande área onde vivem os papagaios é a América do Sul e, finalmente, a África e a Ásia, que são muito menos abastadas. Há também outras regiões secundárias caracterizadas pela presença de tipos especiais distintos na Nova Zelândia, Madagascar e até mesmo nas Ilhas Mascarenhas (estes estão extintos).
A maioria dos papagaios se alimentam de nozes e sementes duras, em vez de bagas. Outros habilmente desenterram os tubérculos com seu bico pontudo como um arado. Algumas espécies se alimentam de plantas salsuginosas, enquanto outras se alimenta de liquens, fungos e especialmente os rizomas de um feto.
O mais meridional dos papagaios americanos, se alimenta das vagens e grãos perto de Buenos Aires; na Patagônia está satisfeito com as folhas de um arbusto espinhoso. Enquanto há os que não se limitam apenas ao néctar das flores, eles adicionam insetos, muito de larvas de besouros que comem a madeira de árvores, as flores das árvores, as larvas de insetos, os pássaros jovens, a carniça que é lançada na estrada e atacando até as ovelhas vivas.
Os papagaios geralmente vivem em bandos mais ou menos numerosos cujos gritos barulhentos denunciam a presença no meio da folhagem, das árvores. As espécies australianas vêm voluntariamente para o chão e disparam como um bando de pardais , para procurar sementes caídas que elas alimentam.
Algumas espécies são mais exclusivamente terrestres e outras estão à procura de regiões rochosas e montanhosas. A maioria deles tem um vôo rápido e fácil. Muitas espécies fazem migrações reais de norte a sul, de acordo com as estações do ano.