O tatu é um animal bem conhecido por todos, chegou a ser mascote da copa do mundo de 2014 no Brasil. Ele é o remanescente de uma família que foi bem numerosa, a dos Dasipodídeos que significa mamíferos desdentados, embora os tatus tenham uma dentição, fraca, mas existente e de quantidade variável.
Etimologicamente falando, a palavra tatu é derivada do tupi, sendo que a silaba “ta” significa couraça e a sílaba “tu” encorpado, ou seja, couraça encorpada que é, sem dúvida, uma de suas principais características. A quantidade de espécies desse grupo pode variar em muitas características, como tamanho, cor, dentição e outras atribuições.
Tatu Animal: Características Gerais E Ficha Técnica
O tatu é também chamado de armadilho e conhecido principalmente pela couraça que envolve o seu corpo. Quando comparados aos seus ancestrais, os tatus são ligeiramente menores. Animais de cabeça e pescoço mais alongados, pode ser encontrado em regiões bem úmidas pelo fato de sua grande necessidade de beber água.
O comprimento deste animal varia conforme a espécie, partindo dos 15 cm até 1 m e sua cauda pode chegar aos 50 cm. Com relação à sua carapaça, ela cobre a parte superior de seu corpo e é composta por 3 placas rígidas (escapular, pélvica e cefálica).
Como dito anteriormente, estes animais tem uma quantidade variável de dentes podendo chegar ao número de 100 e no mínimo, em geral, 28 dentes. A resistência dentária dos tatus é bem fraca não sendo o mais adequado para mastigação, mas eles podem morder mesmo assim. Já a língua é vermiforme (língua alongada bem semelhante a um verme), onde as enormes glândulas salivares produzem uma substância viscosa.
Pertencente ao reino animal e com uma imensa quantidade de ramificações no quesito espécie, a ficha técnica geral do tatu está abaixo apresentada:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Infraclasse: Placentalia
- Super ordem: Xenarthra
- Ordem: Cingulata
- Família: Dasypodidae
Tatu Animal: Habitat
O tatu é um animal que vive em praticamente toda a América Central e América do Sul. Locais de planícies arenosas, regiões descobertas, campos, savanas e cerrado são os lugares mais propícios para a localização destes animais.
Exceto em épocas de reprodução, os tatus são animais de vida solitária e de hábitos geralmente noturnos, momento em que eles saem para a procura de alimento. Durante o dia eles ficam em tocas e buracos que eles mesmos cavam, é muito comum a visualização destas tocas próximos à cupinzeiros.
Tatu Animal: Comportamento
Visto que os tatus são animais de coluna vertebral rígida, crânio robusto e carapaça resistente; eles são animais extremamente adaptados ao estilo de vida em baixo da terra. Algo muito interessante é que os membros anteriores estão dispostos de maneira muitos semelhante a outro animal: a toupeira. Isso permite ao tatu muita facilidade para escavar e também para expulsar a terra para trás de seu corpo.
Ainda falando nisso, o focinho deste animal pode ser fechado conforme o desejo e necessidade do animal o que reflete no tempo em que ele pode ficar trabalhando no solo.
Além de todas essas habilidades naturais, os tatus são bons corredores e nadam razoavelmente bem podendo atravessar pequenas distâncias a nado. Dificilmente um tatu irá atacar, seu extinto natural é de fugir quando submetido ao perigo, outra característica pela qual muitos o conhecem se dá ao fato de que ele pode se enrolar.
Tatu Animal: Reprodução
Em geral as fêmeas podem ter mais de um filhote por vez, sendo que estes ficam ligados a uma mesma placenta. Somente um óvulo é fecundado mas algo muito interessante é que na fase de diferenciação, após a segmentação, este óvulo se subdivide e cada parte evolui como um embrião.
Visto que a determinação sexual se dá quando existe a fecundação, no momento de parir os sexos são sempre idênticos. No início de vida os filhotes nascem bem desenvolvidos, porém com a pele ainda mole e a carapaças ainda está em processo de calcificação. Sem muita demora, estes filhotes já são capazes de acompanhar sua mãe em seus deslocamentos.
Tatu Animal: Dieta
A alimentação dos tatus é formada, principalmente, por insetos (cupins, besouros, formigas) e podem também comer pequenos invertebrados, alguns vegetais e raízes. Vale ressaltar que os tatus são onívoros, ou seja, ele também se alimenta de vísceras e carnes.
Há quem goste de criar alguns animais em cativeiro ou em casa. Para quem pensa nisso em relação ao tatu, a ração convencional pode ser utilizada; os criadores tem fornecido aos animais a mesma ração que os cães. Ainda sim se faz necessária a complementação desta dieta com farinha de ossos ou qualquer outra suplementação que seja uma fonte de cálcio.
Tatu Animal: Importância No Meio Ambiente
Como visto, a alimentação do tatu é composta principalmente por insetos. Isso contribui para o meio ambiente pois existe um controle nas populações, por exemplo, de cupins. Como ele é um controlador natural de insetos, sua ausência no meio ambiente (resultado da caça) faz com que o número de insetos aumente.
Espécies de Tatu:
O tatu é um animal que possui muitas características especificas dentro de tipos variados, abaixo estão listados alguns dos animais mais conhecidos juntamente com seus respectivos tamanhos:
- Tatu peludo (Euphractus sexcinctus): Mede cerca de 40 cm e pode chegar até os 25 cm de cauda.
- Clamíforo-truncado (chalamypborus truncatas): É o menor de todos os tatus com cerca de 15 cm de comprimento.
- Tatu-galinha (lypus novemcintus): O comprimento deste animal pode chegar aos 40 cm e sua cauda pode alcançar os 30 cm de comprimento.
- Tatu- canastra (priodontes maximus): O maior de todos os tatus, pode chegar a 1 m de comprimento e sua cauda pode passar dos 50 cm.
- Tatu bola (tolypeutes tricinctus): Podem chegar à casa dos 40 cm e sua cauda pode somar mais uns 10 cm.
- Pichi (Zaedins pichiy): O tamanho deste animal é de aproximadamente 40 cm e somando-se a isso, 15 cm de cauda.
- Quirquincho (Chartaetopractus vilsus): Pode alcançar os 28 cm de comprimento e sua cauda uns 10 cm.
- Tatu de rabo mole (Cabassous tarouay): O tatu de rabo mole chega aos 50 cm de comprimento e sua cauda perto dos 20 cm.
- Mulita (Dasypus setemcintus): O comprimento total do mulita é, em geral, 26 cm.