O rinoceronte é um dos animais mais populares do mundo , famoso por seu corpo poderoso e chifre característico. Muitas vezes, é o protagonista em documentários de televisão e é uma atração para crianças em zoológicos ao redor do mundo. No entanto, existem muitos aspectos desta bela criatura que vale a pena conhecer melhor.
Tudo Sobre O Rinoceronte: Características, Nome Cientifico E Fotos
O rinoceronte pertence à família dos mamíferos perissodáctilos e atualmente ainda existem cinco espécies, cujo nome científico para o grupo é rhinocerotidae: na África temo o rinoceronte branco e rinoceronte negro; na Ásia existem o rinoceronte indiano, o rinoceronte de Java e o rinoceronte de Sumatra. O que une estas diferentes espécies é, infelizmente, o perigo da extinção.
Da década de 1970 até o presente, o número de rinocerontes africanos caiu de 160.000 para 10.000. A variedade “negra” praticamente já foi exterminada pelo homem e, no presente, principalmente rinocerontes brancos permanecem vivos. Mas são os espécimes que vivem na Ásia que estão mais em perigo.
Tenha em mente que ainda existem cerca de 2.000 rinocerontes indianos, menos de 400 rinocerontes de Sumatra e 50 rinocerontes de Java. As causas desse massacre se devem à caça furtiva, pois, até hoje, para algumas culturas e religiões, o famoso “chifre” teria poderes miraculosos, curativos e afrodisíacos.
O nome deste animal maravilhoso deriva do grego rhīnòkerōs, que significa “nariz com chifre”. Poucas pessoas sabem que o rinoceronte é um ser vivo de vida muito longa, e um adulto saudável pode chegar facilmente aos 60 anos de idade. Seu chifre proeminente é diferente do de outras espécies porque não contém um núcleo ósseo, mas é feito inteiramente de queratina.
Um macho da Sumatra pode até exceder 335, chegando a 420 cm. Quanto ao peso, este último atinge 800 kg, enquanto o rinoceronte branco quadruplica essa medida, até 3600 kg, razão pela qual é o segundo maior animal terrestre do mundo. Os rinocerontes, sendo perissodáctilos, têm o dedo do pé central do pé mais longo que o normal. Isso serve como um ponto de apoio. Por esta razão, as pegadas deste animal têm a forma de um trevo.
Tudo Sobre O Rinoceronte: Brancos E Negros?
Interessante notar que, na verdade, não há exatamente um rinoceronte que seja inteiramente branco ou inteiramente negro entre as espécies. Embora a possibilidade de leucismo ou albinismo não esteja descartada, as espécies em questão possuem de fato praticamente a mesma cor em seu habitat africano. Quais a diferenças reais entre eles?
As diferenças entre o rinoceronte negro e o rinoceronte branco são que este último é claramente maior que o outro e pode pesar 3,6 toneladas; mas especialmente o rinoceronte branco é distinguido do preto pela diferente morfologia do lábio, devido a diferentes adaptações dietéticas.
O rinoceronte negro, alimentando-se principalmente de ramos de árvores e arbustos, agarra e rasga a comida graças ao lábio superior móvel, enquanto o rinoceronte branco prefere a erva que “corta” com um lábio largo e achatado. Além disso, o rinoceronte branco tem hábitos ligeiramente diferentes: prefere arbustos esparsos e não leva uma vida puramente noturna como o rinoceronte negro.
Tudo Sobre Rinoceronte: O Chifre
As duas espécies de rinocerontes africanos (preto e branco) possuem dois chifres, enquanto os espécimes pertencentes às variedades indiana e Java possuem apenas um. Além disso, os olhos do animal estão localizados em ambos os lados da cabeça, mais baixos que o chifre.
Este fato, como você vai entender, torna a visão dele bastante difícil. Pelo contrário, no entanto, o rinoceronte tem um sentido muito desenvolvido de olfato e audição. Comparado ao tamanho, o rinoceronte mede em média entre 240 e 315 centímetros, no caso de um exemplar do tipo branco.
Os chifres de rinocerontes são mais utilizados por estes animais para fins defensivos, mas eles também precisam de obter comida. De fato, graças a eles, eles conseguem cavar as raízes e quebrar os galhos.
Os dois chifres (que às vezes podem ser três) no crânio consistem em queratina : o maior da testa mede cerca de 50 centímetros, embora em alguns espécimes possa ter uns 140 centímetros de comprimento! O recorde é de um chifre que mediu 1,5 metros.
Tudo Sobre O Rinoceronte: Comportamento
O rinoceronte é um animal solitário que não gosta de se relacionar com os outros, além da mãe e da prole. Os machos adultos procuram contato com as fêmeas apenas durante o período de acasalamento. Algumas espécies, por exemplo, o rinoceronte branco e o indiano, às vezes formam pares estáveis que, com o tempo, dão origem a grupos sociais maiores.
Normalmente, eles sempre se movem pelo mesmo território, por toda a vida. Esta área pode ter uma largura variável, entre 3 e 90 quilômetros. Os limites são marcados com fezes e urina, para afastar os adversários, mas também para se orientarem.
As fêmeas não têm problemas com rivalidade e qualquer invasão é tolerada. Pelo contrário, os machos geralmente esfregam os narizes com os recém-chegados, como sinal de boas-vindas.
O rinoceronte indiano, por outro lado, sempre responde agressivamente a toda invasão de seu território. Todo macho geralmente está pronto para lutar contra qualquer um que decidir atropelar “sua” terra. Nestes embates, certos movimentos se repetem, várias vezes, até que um dos dois contendores se renda.
As lutas são leves. Geralmente os dois inimigos não se matam, mas simplesmente se empurram usando os chifres para que o outro se renda. Se o invasor derrotar o adulto dominante, este tomará a posição subordinada, deixando de marcar o território como antes.
Tudo Sobre O Rinoceronte: Habitat
Quanto ao habitat, este é um animal muito versátil. Pode viver em diferentes tipos de ambiente, principalmente savana ou florestas tropicais e subtropicais. O que um rinoceronte definitivamente precisa, na área onde mora, é a grande disponibilidade de água e muita comida.
Devido ao seu tamanho imenso, este mamífero deve satisfazer, todos os dias, uma exigência alimentar considerável. Os espécimes em preto e branco vivem principalmente nas savanas, nas planícies e florestas. O rinoceronte javanês prefere florestas tropicais e áreas verdes próximas a rios.
Como você viu, o rinoceronte é um animal extraordinário, selvagem e nobre ao mesmo tempo. Esperamos que em breve o homem seja capaz de compreender o respeito por um dos seres vivos mais ameaçados por nossa inépcia.