No mundo existem peixes em uma variedade impensável de formas, cores e texturas. Dentre eles, existem os tipos de peixe próprios para consumo e para coleção: estes, por exemplo, fomentam a economia de vários países asiático. Há também, algumas espécies muito procuradas para seu uso na prática esportiva da pesca. Para todas essas vertentes, um peixe bastante procurado e famoso, é o peixe Aruanã. Mas afinal, quais são suas características e curiosidades?
Características do Peixe Aruanã
Os Aruanãs, são uma família de peixes de água doce (Osteoglossidae), que estão incluídos na classe Actinopterygii, que abrange a ordem dos Osteoglossiformes. São parentes próximos aos peixes Aruanãs:
- Pirarucu (Arapamidae)
- Borboleta-Africano (Pantodontidae)
- Peixes-Facas (Notopteridae)
- Aba-Aba (Gymnarchidae)
- Peixes-Elefantes (Mormyridae)
Neste táxon, estão inclusos dois gêneros: Osteoglossum e Scleropages, que ocorrem na Ásia, Oceania e América do Sul. Dentre eles estão:
- Aruanã-prateado (Osteoglossum bicirrhosum)
- Aruanã-negro (Osteoglossum ferreirai)
- Aruanã-pérola (Scleropages jardinii)
- Aruanã-pintado (Scleropages leichardti)
- Aruanã-dourado (Scleropages formosus)
- Aruanã-australiano (Scleropages leichhardti)
Todos os peixes pertencentes a esta família tem como característica comum, a língua óssea (daí o nome osteo = osso + gloss = língua + morph = forma) e dentes bastante desenvolvidos. Além disso, apresentam as escamas grossas e de estrutura grande, formando uma espécie de mosaico em todo o comprimento do peixe.
Morfologia
É considerado um “fóssil vivo”, pois sua estrutura é bastante primitiva, com poucas alterações desde o período jurássico.
O corpo deste animal tem o formato cilíndrico e alongado, podendo variar entre 60 a 90 cm de comprimento. Apresenta várias nadadeiras: duas peitorais pequenas (localizada logo atrás da cabeça); as de região dorsal e anal, de tamanho mediano, que se localizam na metade posterior do corpo; e diferente de seus parentes, o Aruanã-dourado tem sua barbatana caudal maior.
Tem a cabeça com a região superior mais larga e reta em comparação a outros aruanãs, seus olhos e boca são grandes (sendo esta bem larga). Seu maxilar é marcante e elevado, apresentando barbilhos de cada lado (espécies de bigodes que remetem aos dragões do folclore chinês).
Ao longo de seu corpo, contêm escamas grandes (o tamanho pode ser comparado a uma moeda de um real) de formato arredondado; dispostas em fileiras de maneira horizontal (o que se assemelha a uma obra de arte de mosaico). Os aruanãs podem ter colorações:
- Verde-escuras:
- Prateadas:
- Somente a cauda vermelha:
- Ouro-metálico:
- Super vermelha:
Na boca, apresenta dentes em vários ossos da cavidade bucal; desde a mandíbula, até a língua. Sua boca é considerada uma espécie de incubadora de ovos.
Habitat e Alimentação do Peixe Aruanã
Como mencionado acima, o Aruanã é um peixe de água doce, não sendo possível sua adaptação a água salgada. Estudos afirmam que sua presença natural em diferentes regiões do globo, significam que a dispersão desta espécie ocorreu anteriormente a deriva continental e a expansão dos fundos oceânicos, gerando assim espécies distintas de um mesmo gênero.
Esta espécie de aruanã costuma viver em águas de rios das florestas pantanosas asiáticas. Normalmente em regiões ribeirinhas, onde o pH – que varia entre 6,7 a 7,8 -, é considerado propício para o aumento e permanência de sua população. São animais de atividade noturna, e passam o dia em meio às raízes de plantas aquáticas, para proteção contra possíveis predadores.
Aruanãs são predadores onívoros e costumam se alimentar durante à noite. Em seu habitat, quando adultos, costumam comer matéria vegetal, pequenos peixes e invertebrados aquáticos; quando mais novos, se alimentam de pequenos insetos.
Reprodução do Peixe Aruanã
Em ambiente natural, costumam acasalar-se em época de cheias nos rios, e após duas a três semanas, ocorre a oviposição da aruanã fêmea. Não apresentam dimorfismos sexuais visíveis, logo, machos e fêmeas são identificados por comportamento.
Como mencionado, suas bocas funcionam como incubadoras: tanto macho (na maioria das vezes), quanto fêmea, guardam e protegem entre 60 a 90 ovos (que medem algo em torno de 10 mm de diâmetro) durante cerca de 5 semanas.
Quando estes eclodem, os pequenos peixes já saem da boca dos pais (normalmente ainda grudados no saco vitelino), mas a qualquer sinal de perigo, retornam para sua proteção. Quando se soltam do saco vitelino, já estão prontos para viverem sozinhos.
Piscicultura e Aquarismo do Peixe Aruanã
Para a manutenção da saúde deste animal, o cultivo e reprodução do aruanã devem ser realizados em locais espaçosos. Normalmente, criadores de aruanãs ornamentais, por ter um poder aquisitivo alto, costumam mantê-los em grandes aquários ou pequenos lagos privados.
No caso de sua criação em aquários, é desejável que a temperatura da água esteja entre 24 a 29° (com um pH que varia entre 6,7 a 7,8), sendo constantemente limpa. As dimensões mínimas recomendadas da estrutura de um aquário para se ter o aruanã, são de 10 000 litros, sendo que é importante que ele esteja tampado (assim, evita que estes animais pulem fora do objeto).
São peixes exigentes com o alimento, devem ter uma dieta variada que inclui: rações (apesar de que alguns não as aceitam) e animais vivos, como camarões e espécies de pequenos peixes.
Curiosidades do Peixe Aruanã
Prática Esportiva
São bastante procurados para esta modalidade de pesca, pois são ótimos saltadores – costumam saltar até 2 m -, e utilizam deste artifício para capturar diversos alimentos. Por isso, é uma espécie considerada difícil de capturar.
Dominância
Os aruanãs são peixes bastante dominantes em seu território natural e costumam viver em conjunto, com cardumes de 4 a 9 membros. Por isso, têm a tendência de exercer dominância com bastante agressividade, para possíveis predadores ou ameaças.
Peixe que Vale Ouro
Na ásia, esta espécie é considerada um item ornamental luxuoso e muito raro: na China, por exemplo, um exemplar de Aruanã Vermelho chegou a ser vendido por 800 mil iuans (o equivalente a 260 mil reais).
O peixe ganhou este status após a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens) declarar a proibição do comércio internacional, por ser considerado uma espécie em extinção. Esta decisão fomentou sua demanda para o mercado negro.
Para se adquirir legalmente este peixe, deve se tenha o registro do animal, com certificado de identidade através de um microchip implantado no animal.
Peixe Sagrado
Esta espécie de aruanã é conhecida como peixe-dragão devido à similaridade com o dragão chinês, animal místico muito cultuado no folclore do país asiático. Por isso, são animais considerados amuletos, que geram muita riqueza e sorte para quem o tiver.