Hoje vamos falar um pouco mais sobre outra raça de gato que faz bastante sucesso, mas também gera muitas curiosidades por se tratar de gato totalmente fora dos padrões que estamos acostumados. Então fique conosco até o final para não perder nenhuma informação.
Tudo Sobre o Maine Coon
Nome Científico
Felis catus.
Essa é uma raça que nasceu nos EUA. Apesar de nos causar espanto até hoje, é conhecida como uma raça super antiga. Essa raça cheia de curiosidades é ainda a maior espécie de gato dentro de todas as raças do mundo. É também a raça oficial de Maine, no extremo nordeste dos EUA, onde era muito conhecido por caçar ratos, além de tolerar o clima da região. Algumas pessoas o chamam de gigante gentil.
De Onde Veio o Mine Coon?
Ainda não se sabe exatamente de onde veio essa raça e como ela chegou nos EUA, o que existem são algumas teorias. Ao fim do século XIX, a raça ficou ameaçada, pois foram trazidas de fora outras raças de pelo. Depois disso foi que a raça retornou, e daí para frente foi só sucesso, tornando-se a raça mais popular do mundo.
No período de XVI e XVII, os gatos que vieram da Europa para Inglaterra enfrentam invernos rigorosos, só as raças mais fortes conseguiram sobreviver e adaptar aquele clima. O Maine Coon se sobressaiu muito, e ao longo do tempo foi se tornando cada vez mais forte, um animal rústico, a sua pelagem foi ficando mais grossa e hoje é uma raça muito resistente e forte.
A Origem do Nome Maine Coon
Como ainda não se sabe exatamente como e onde nasceu essa raça, diversas teorias e histórias foram criadas para explicar a situação. Uma das teorias diz que um gato doméstico comum que vivia na floresta do estado de Maine encontrou um guaxinim e ocorreu a cruza inesperada. Daí teriam nascido gatos com os traços do Maine Coon. Sabemos que essa é uma história impossível do ponto de vista biológico, mas com certeza essa história curiosa somada a cauda do Maine Coon ser similar a de um Guaxinim pode ter ao menos ter gerado seu nome.
Outra história curiosa, diz que o nome da raça foi dado em homenagem a um homem que navegava em um navio pelo litoral de Maine, o Capitão era conhecido como Coon.
Em meio a tantas teorias, o que hoje acredita-se ser a verdadeira história é que essa raça tenha nascido através do cruzamento de gatos de pelos longos da Europa( Talvez angorás) com raças de pêlo curto.
Comportamento do Maine Coon
Essa é uma raça muito meiga, bastante companheira e incrivelmente dócil, ele pode conviver tranquilamente com outros pets, sejam outros gatos ou até mesmo cães. Esse gato se adapta facilmente e é bastante amigo. Curiosamente o miado do Maine Coon lembra o som de um grilo. Mas esteja preparado para ser uma boa companhia para esse gato, pois ele demanda bastante atenção e precisa de muitos cuidados.
Características do Maine Coon
Como já dissemos, essa raça é uma das maiores raças dentro dos gatos domésticos. O Maine Coon macho pode pesar entre 6 a 11 Kg, já as fêmeas podem pesar entre 4,5 a 6,8 Kg. Com relação a altura desses animais, eles podem ter entre 25 e 41 cm de altura quando adultos, podem chegar a medir até 100 cm no comprimento, considerando a sua cauda. Aliás, apenas a sua cauda pode medir cerca de 36 cm, é uma cauda longa, cheia de pelos e em formato de funil, muito parecida com a causa de um guaxinim.
Possui um corpo forte e bem musculosa, uma estrutura reforçada para aguentar o seu peso, possui um peito largo. Essa raça apresenta um formato retangular de corpo, e curiosamente demoram mais para amadurecer fisicamente. Enquanto um gato de qualquer outra raça atinge o seu tamanho total com 1 ano de vida, isso não acontece com o Maine Coon. Ele só vai alcançar o seu tamanho adulto por volta dos 3 ou 5 anos de vida.
Essa é uma raça de trabalho, ou seja tem características rústicas, resistentes a diferenças climáticas por exemplo. Possui uma pelagem muito macia, o seu corpo é todo proporcional, um formato retangular, nenhuma parte dele é desproporcional. É um animal musculoso, o seu tamanho está entre médio e grande. As fêmeas da raça tendem a ser menores que os machos da mesma raça.
Maine Coon Dourado
Essa versão tem olhos bem expressivos e são grandes que podem ser na cor dourada, azul ou verde. A pelagem deste animal é bem espessa. Existe uma variação de cores, a mais comum é castanho ou marrom, malhado, existem uma grande variedade de cores, não são encontrados pontilhados, na cor lavanda ou chocolate. Embora sua cabeça seja grande, ainda é considerada pequena se comparada ao resto do corpo, as orelhas são eretas e com muito pêlo, a cauda aponta para cima e seu corpo é comprido.
A sua pelagem é sedosa e bem macia, mas saiba que a textura pode variar um pouco de acordo com sua coloração. Na região da cabeça e dos ombros a pelagem é mais curta, já nas laterais e na barriga são mais longos. Alguns deles podem ter a famosa juba de leão em torno do pescoço. Curiosamente essa pelagem pode variar de acordo com o clima, em períodos mais frios a pele fica mais densa, já no verão tende a ficar mais fina. Por ser um gato gigante, suas garras são proporcionais.
Saúde do Maine Coon
A expectativa de vida desse animal é de 12 anos. É considerado um animal saudável e bem resistente. Uma doença grande chamada cardiomiopatia que acomete felinos pode ser observada nos Maine Coons, ela pode ocorrer de forma hereditária. É um problema que pode levar o animal à morte.