Hoje vamos falar um pouco sobre os guaxinins, então se você desejar conhecer um pouco mais sobre esse animal fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação, tá bom?
Tudo Sobre o Guaxinim
Nome Científico
Conhecido cientificamente como Procyon lotor.
Também popularmente conhecido como rato – lavadeiro, este é um mamífero pertencente a uma família de animais carnívoros, muito semelhante ao Mão-pelada que é uma espécie do Sul da América.
Ambos são vistos nas Américas, nos Estados Unidos são chamados de Raccoon. Aqui no nosso país conhecemos como guaxinim, e alguns conhecemos como jaguacinim. Podem ser vistos em outros lugares como no Japão, no Caucasus e na Europa Central, nesses lugares aparecem provavelmente por terem fugido de outras regiões.
Habitat do Guaxinim
Estes animais apreciam viver em florestas que tenham pântanos e água. No período diurno ele adormece dentro de árvores ocas, ou até mesmo em pedras e no chão. Com uma facilidade incrível de adaptação nos dias de hoje também podem ser vistos em áreas urbanas, em outros locais são considerados invasores, como é o caso do Japão e URSS.
Características do Guaxinim
Essa espécie tem uma cabeça avantajada e um focinho pontudo. Sua pelagem é longa e uma cauda grossa, com desenhos anelares em preto e castanho. Nas costas e na lateral possui coloração marrom puxado para o cinza, já na barriga é um cinza bem claro. Na bochecha tem algumas manchas escuras, elas sobem pela testa até o centro entre seus olhos formando uma listra na vertical.
É possível que esta espécie de máscara no rosto ajude com que eles se reconheçam quando está escuro. Essa espécie pode medir cerca de 75 a 100 cm, caso eles se sintam ameaçados podem se enfurecer tanto com humanos como com outros animais.
Alimentação do Guaxinim
Possui hábitos noturnos, entre as suas presas estão cobras, rãs, lesmas, camarões de água doce, insetos, peixes menores, ratos, insetos e pássaros. Em seu cardápio ainda tem frutas, nozes, cereais e ovos.
Predadores do Guaxinim
Dentre seus concorrentes podem citar a raposa vermelha, embora não se encontrem sempre, quando se trombam elas conseguem dominar o guaxinim. Na lista de predadores podem apontar o lobo vermelho, estes andam em grupos e podem ser considerados o principal predador de guaxinim. O coiote embora seja também um predador, age mais como um concorrente, não atacam animais adultos, quando atacam são guaxinins feridos ou jovens.
Estilo de Vida do Guaxinim
É um animal de hábitos noturnos, por esse motivo passa o dia inteiro dormindo, e só vai a caça no período noturno. Ele persegue firmemente a sua presa, seja na água ou até mesmo na terra, quando captura o animal ele começa a arranhar, virar cheirando e examinando de perto, ele só vai comer essa pressa se o cheiro lhe for agradável.
Nas estações mais frias do ano, esse animal procura tocas ou árvores para se esconder. Nesse período protegidos eles dormem tranquilamente, mas não chegam a hibernar como os ursos, é necessário que o tempo esquente um pouquinho para que voltem a ativa.
Comportamento e Reprodução do Guaxinim
Não são animais monogâmicos, dessa forma o macho pode ter várias parceiras sexuais, por outro lado as fêmeas acasalam com apenas 1 parceiro.
Embora sejam animais amistosos, em período de acasalamentos os machos podem brigar entre si pela fêmea. Já na primavera nascem os filhotes, a cada ninhada chegam de 3 a 5 filhotinhos, a fêmea cuida sozinha da ninhada. A gestação tem um período de 9 semanas.
Durante o período de 1 ano ficam todos juntos, depois desse período os jovens já seguem a vida de forma independente.
Curiosidades Sobre o Guaxinim
- Seu nome vem de um termo da tribo Powhatan, que significa animal que arranha com as mãos.
- Esses animais lidam com o homem há muitos anos. Já serviu de comida para nativos da américa e colonos da europa. Capturado pela indústria de vestuários para confecção de casacos e chapéus.
- Essa espécie possui patas muito sensíveis, inclusive possuem até 5 vezes mais sensibilidade nos pés do que no restante do seu corpo. Algo em torno de ¾ de sua sensibilidade está no toque.
- Acredita-se que o ancestral desse animal nasceu há cerca de 25 milhões de anos na Europa. Depois desse tempo ele atravessou até as Américas, se estabelecendo em torno da América do Sul e América Central. Logo que essa espécie mais moderna evoluiu, começou a se espalhar para outros lugares de clima temperado, como o norte.
Perguntas e Respostas Sobre o Guaxinim
- Como são as Fezes do Guaxinim?
Possui uma coloração comumente escura, tem um formato de tubo e possui matéria vegetal vindo de sua alimentação e que não foi digerida. Vivendo na natureza esses animais tendem a evacuar próximo a árvores, rochas e tocos. Quando em áreas urbanas esses animais podem deixar fezes em madeira, decks, sótãos, garagens e palheiros. Muita atenção na hora de limpar essa sujeira, pois as fezes desses animais podem transmitir doenças.
- O guaxinim tem alimentação onívora, carnívora ou herbívora?
A alimentação deles é bem variada e por isso são herbívoros, se alimentam de animais e vegetais.
- Qual a presa preferida deles?
Eles se alimentam de peixes, além de milho, frutas e nozes.
- Que tipo de animal ele é?
O guaxinim é um mamífero, seus parentes mais próximos são quatis, olingos e bassariscos.
- Como Espantar Guaxinins?
Caso um animal desse esteja perdido ou te incomodando, ligue para a polícia ambiental para que possam capturá-lo com segurança e decidir o melhor destino para ele.
- Qual a Diferença entre Guaxinins e Gambás?
Embora esses dois animais habitam no mesmo lugar, inclusive podem ser chamados de gambás da Virgínia não são a mesma coisa. Por terem tamanho similar, diversas vezes algumas pessoas podem fazer confusão. Baseado na forma de seus corpos, os gambás são mais semelhantes aos roedores. Já os guaxinins possuem a máscara facial que é característica inconfundível. Outra diferença clara é que os gambás possuem bolsas para carregar seus filhotes, diferente disso os guaxinins parem seus filhotes.