Os gorilas são considerados um dos maiores primatas do mundo. São animais nativos do continente Africano e podem ser dividido sem duas subespécies. São animais extremamente inteligentes e são capazes de fabricar e utilizar pequenas ferramentas. Quando em cativeiro, são capazes de aprender diversas formas de comunicação, dentre elas a língua de sinais.Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal tão imponente?
Como Vivem os Gorilas
O nome científico do gorila é Gorilla gorila. É possível a identificação de subespécies que habitam regiões bem diferentes. A primeira dela é conhecida como gorila-ocidental das terras baixas. Os indivíduos preferem morar nas planícies da Angola, Camarões, África, República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial e Gabão. É exatamente essa subespécie que podemos encontrar com mais frequências nos zoológicos. O gorila ocidental é considerados o maior de todos os primatas.
A segunda subespécie é chamada de gorila do rio Cross e pode ser facilmente encontrada em florestas tropicais e subtropicais localizadas na Nigéria e Camarões. Possuem características diferentes do Gorila Ocidental das Terras Altas, pois tem a cabeça mais curta e uma boca menor. Os indivíduos da subespécie estão ameaçados de extinção e a sua aparição na natureza acontece com cada vez menos frequência.
Características do Animal
O macho costuma ser mais pesado e pode atingir mais de 250 quilos. São animais muito grandes e chegam a medir até 2 metros de altura. As fêmeas são menores e medem cerca de 1,50 metros. Também costumam possuir um peso menor que varia entre 100 e 120 quilos.
O gorila é forte e robusto possuindo pelos com uma coloração amarronzada no corpo e um pouco mais clara na parte da cabeça. O pelo cobre todo o corpo, com exceção, das orelhas, mãos e pés. Por possuírem braços maiores que as pernas, eles podem andar utilizando os quatro membros e parecem um pouco desajeitados.
Os seus dentes são bem afiados e são usados de forma bem firme com suas presas. Os gorilas podem viver 40 anos na natureza e até 50 anos em cativeiro.
Hábitos dos Gorilas
São animais muito espertos e andam em grupo que podem ter 5 até 40 componentes. O macho alfa é responsável pela reprodução e tem um verdadeiro “harém “ de gorilas fêmeas à sua disposição. Ele costuma ser mais bravo que os demais machos do grupo.
Os gorilas possuem um temperamento tranquilo, mas costumam reagir caso notem que estão em perigo. Sempre que precisam assustam algum tipo de inimigo correm em direção a ele e soltam ruídos altos . Além disso, batem no peito com as mãos para assustar ainda mais a ameaça. Possuem hábitos diurnos e preferem o turno da noite para descansar. Porém, quando estão em cativeiros, os gorilas podem aparentar tristes e mais acanhados.
Boa parte da sua alimentação é composta por folhas, frutas, sementes. Podem também comer pequenos animais invertebrados como lagartas. O gorila come muito e pode se alimentar de até 30 quilos dos mais diversos vegetais. Também costumam beber pouca água, já que se hidratam com os alimentos ingeridos. São animais com hábitos muito interessantes, concorda?
Como se Reproduzem
Com dez anos de idade, as fêmeas do gorila já são capazes de reproduzir. A reprodução não tem época especifica para acontecer.
Os machos costumam preparar uma “ cama” nas árvores para que a nova mamãe dê a luz. Um fato interessante é que após o nascimento do filhote, o local é abandonado. É como se fosse uma espécie de “maternidade” dos gorilas. Curioso, não é? A gestação dura 9 meses e nasce apenas um filhote.
O pequeno gorila pesa cerca de dois quilos e permanece recebendo os cuidados da mãe até os quatro anos. Até os dez anos, o gorila atinge sua maturidade e abandona o grupo da mãe em busca de uma “namorada”.
As taxas de mortalidade dos gorilas durante a infância pode chegar até a 65%. Por esse motivo, durante toda a sua idade reprodutiva a fêmea pode dar a luz a apenas um ou dois filhotes que se desenvolvem até a fase adulta. Dessa forma, o crescimento da espécie acontece de forma muito lenta.
Ameaça de Extinção dos Gorilas
O gorila do ocidente encontra-se na lista das espécies ameaçadas de extinção desde o ano de 2007. Além da caça predatória pelo homem, o gorila enfrenta um grande desafio de sobrevivência por conta da proliferação do vírus Ebola. Dados destacam que pelo menos um terço da população acabou sendo dizimada por conta da doença.
Além da alimentação, o animal é também utilizado fins medicinais e confecção de peças de decoração. Programas de proteção são desenvolvidos para assegurar a presença do animal no seu habitat natural.
Uma dica de documentário muito interessante que conta sobre a vida dos gorilas é o “Virunga”, produzido pela Netflix. O filme retrata os desafios enfrentados pelos cuidadores de um parque africano que abriga os animais dessa espécie.
Classificação do Gorila
Vamos conhecer um pouco mais sobre os gorilas? Preparamos a sua ficha técnica que traz os principais dados sobre a sua classificação.
Ficha Técnica:
Nome científico: Gorilla gorila
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Hominidae
Gênero: Gorilla
E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse animal? Qual curiosidade sobre o gorila chamou mais a sua atenção? Não deixe de compartilhar o nosso conteúdo sobre os primatas nas suas redes sociais. Ah, não esquece também de deixar um comentário contando para a gente o que você gostaria de encontrar aqui no Mundo Ecologia. Não deixe de acompanhar nossos novos artigos. Até a próxima!